Notícias

Seminário Academia Estudantil de Letras e o Currículo da Cidade de São Paulo

Escritores Eva Furnari e Ilan Brenmam participam do evento e falam sobre suas obras e processos criativos

Publicado em: 24/04/2018 17h04 | Atualizado em: 30/11/2020

                             seminario_ael_principal_740_X_430.jpg

No dia 23 de abril, segunda-feira, aconteceu no auditório da Uninove, Campus Vergueiro, o “Seminário Academia Estudantil de Letras (AEL) e o Currículo da Cidade de São Paulo”.

Participaram do evento Coordenadores Pedagógicos, Assistentes de Diretor de Escola, Diretores de Escola, Supervisores Escolar, Diretores de Divisão Técnica, Formadores das Divisões Pedagógicas (DIPEDs), estudantes e professores das Academias Estudantis de Letras (AELs), das Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs) Barão de Mauá (DRE Penha), João Ribeiro de Barros (DRE Guaianases), Danylo José Fernandes (DRE Itaquera), Elias Shammass (DRE Guaianases) e Lourenço Filho (DRE Jaçanã/Tremembé).

O objetivo do Seminário foi expor a matriz de saberes do currículo da cidade de São Paulo, ressaltar o lugar da literatura no currículo e apresentar os princípios éticos, políticos e estéticos do Projeto AEL.

O evento teve início no período da manhã com o Diretor do Núcleo Técnico de Currículo, Wagner Palanch, falando sobre o novo currículo da cidade de São Paulo e as ações que estão sendo realizadas pela AEL. “Este evento tem o intuito de abordar o novo currículo da cidade e todas as ações que estão sendo realizadas pelas Academias Estudantis de Letras”, comentou Wagner.

A equipe responsável pela Academia Estudantil de Letras, representada por Sueli Gonçalves, conhecida como “Suelizinha”, Samir Ahmad e Sueli Vaz, realizou apresentações sobre a temática “A matriz de saberes da cidade e o lugar da literatura do Currículo da Cidade São Paulo” e apresentou a programação de ações de 2018 da AEL.

A primeira apresentação cultural da manhã foi realizada pela AEL Eva Furnari, da EMEF Barão de Mauá, com a declamação de um poema em homenagem à escritora e ilustradora Eva Furnari, a execução do jogral da obra literária
“Você troca?” (Eva Furnari) e apresentação da música “Assim Assado”, do conjunto Palavra Cantada em parceria com a autora.

                            eva_ael_740_x_430.jpg

Após a apresentação, a escritora e ilustradora Eva Furnari foi convidada ao palco para falar sobre o tema “A leitura de fruição está na vida – A literatura e a arte de encantar”.

Eva contou sobre a sua trajetória no mundo literário, comentou sobre as suas principais criações artísticas, assistiu às apresentações dos estudantes e agradeceu pelo convite e pelas homenagens. “Fico muito emocionada com o empenho dos professores, eles multiplicam o meu trabalho e têm uma criatividade impressionante. Toda vez que eu vejo uma apresentação dos professores eu fico emocionada, porque eu lanço a sementinha e vira uma árvore, uma floresta, um jardim, é maravilhoso. Não tenho dimensão daquilo do que eu faço, pois eu sempre crio as coisas sem querer”, disse Furnari.

A AEL Eva Furnari, da EMEF João Ribeiro de Barros, da DRE Guaianases, deu continuidade ao seminário apresentando uma adaptação da
obra literária “Lolo Barnabé, (Eva Furnari).

Para finalizar os trabalhos no período da manhã, a AEL Walcyr Carrasco, da EMEF Danylo Fernandes, da DRE Itaquera, realizou uma apresentação cênica e musical baseada na exposição de ideias e pensamentos que procedem de todos os cantos da sociedade, por meio da literatura hegemônica e não hegemônica, chamada “Vejo flores em você”.

No período da tarde, as apresentações ficaram por conta de duas escolas que possuem AEL cujo Patrono é o escritor Ilan Brenman. O autor é um dos principais escritores de literatura infantil do Brasil, com mais de 70 publicações no currículo, e também participou do evento como um dos palestrantes.

                             ilan_ael_740_x_430.jpg

A EMEF Lourenço Filho fez a adaptação de um dos seus mais conhecidos livros, o “Até as princesas soltam pum”. Traduzido em diversos idiomas, a obra surgiu quando ele se tornou pai de uma menina e, em determinado dia, percebeu que ela, fantasiada de Branca de Neve, havia soltado um pum. Os estudantes da EMEF Elias Shammas fizeram uma apresentação cultural chamada “Literomusical: AEL em versos e canções”, na qual os estudantes interpretaram composições como “A Banda” e “João e Maria”, de Chico Buarque; “Saudade”, de Chimaroots, “Canteiros”, de Fagner e “Águas de março”, de Tom Jobim.

Na sequência, o autor fez um bate-papo com os presentes, falou sobre a sua trajetória como escritor, suas obras e processo criativo. Ele explicou que, geralmente, para compor as suas histórias, se inspira em acontecimentos e pessoas que estão em seu cotidiano, como no caso do conto encenado pela AEL da EMEF Lourenço Filho. Como boa parte dos estudantes presentes já possuíam bastante conhecimento sobre o seu trabalho, o escritor deu a oportunidade para que fizessem questionamentos. Além de falar sobre o trabalho de escritor, Ilan falou sobre a importância do estudo e de se ter um comportamento curioso diante dos fatos, já que tudo pode ser motivo para uma história.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

mão feminina preenchendo gabarito de prova de concurso
Imagem de uma professora sentada do chão. Ela segura um caderno com uma figura e mostra para a criança que está em pé em sua frente.

SME amplia em 1.068 o número de cargos para a Educação Infantil Municipal

Publicado em: 03/12/2021 5h08 - em Secretaria Municipal de Educação

Imagem mostra parte do corpo de duas pessoas. Uma está de camiseta cinza e segura em sua mão um termômetro apontado para o pulso da outra.

Programa “POT Volta às Aulas” da SME ganha prêmio do Tribunal de Contas de SP

Publicado em: 02/12/2021 4h55 - em Secretaria Municipal de Educação

Imagem com mapa da cidade e meninas e meninos segurando equipamentos de comunicação como câmeras fotográficas, celulares e microfones.

Evento celebra 20 anos de Educomunicação na Rede Municipal de São Paulo

Publicado em: 02/12/2021 4h08 - em Secretaria Municipal de Educação

banner da Virada Esportiva 2021 - Movimente a vida

CEUs terão programação gratuita na Virada Esportiva

Publicado em: 01/12/2021 12h22 - em Secretaria Municipal de Educação

1 2 3 1.212