Notícias
Segundo dia do Seminário Latino-Americano sobre Práticas Pedagógicas na Educação Infantil
Assista aos vídeos com a íntegra das mesas temáticas.
Publicado em: 01/12/2016 15h29 | Atualizado em: 30/11/2020Nesta terça, 8 de novembro, aconteceu no Auditório da Secretaria Municipal de Educação (SME) da cidade de São Paulo, o segundo dia do Seminário Latino-Americano “Práticas Pedagógicas na Educação Infantil: Reflexões sobre o exercício da docência com bebês e criança pequenas”, educadores do Brasil, Uruguai, Espanha e Argentina apresentam políticas públicas, reflexões pedagógicas e experiências inspiradoras para a primeira infância.
A primeira mesa do dia teve como tema “Os bebês e as crianças pequenas como sujeitos: participação, escuta e autoria”. A mesa foi mediada por Maria Helena Pelizon, consultora da UNESCO e da SME. Explanaram sobre o tema Suely Amaral Mello, Professora da UNESP e consultora da UNESCO e SME, e Javier Alliaume Molfino, do Uruguai.
“Contribuições da Documentação Pedagógica para o exercício da docência com os bebês e as crianças pequenas” foi o tema da segunda mesa. Anita Viudes Freitas, consultora da UNESCO e da SME, e Irene Balaguer, da Espanha, falaram sobre a importância dos registros escritos, sobretudo imagens e vídeos, das experiências vivenciadas pelas crianças no ambiente escolar. A mediação ficou por conta de Bruna Ribeiro, Assessora da Coordenadoria da SME.
A terceira mesa do dia trabalhou com o tema “Práticas Pedagógicas com os bebês e as crianças pequenas: Reflexões sobre possibilidades, potências e especificidades”. Falaram sobre o assunto Maria Emilia Lopez, da Argentina, Renata Cristina Oliveira, Coordenadora do Núcleo Educacional do Centro Educacional Unificado (CEU) Alvarenga, e Elaine Cristina da Conceição, do Núcleo de Educação Étnico-Racial da SME.
Todo o material das palestras estará em breve disponível no
Canal Pedagógico da Secretaria Municipal de Educação no Youtube.
Sobre o Seminário Latino-Americano – Coordenado pela Divisão de Educação Infantil em parceria com a UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), o Seminário pretende ofertar subsídios para os estudos a serem desenvolvidos nos horários coletivos e nas ações de formação de educadores e educadoras que atuam com bebês e crianças pequenas.
Lançamento da Revista Parques Sonoros da Educação Infantil Paulistana – Na ocasião foi apresentada a versão digital da revista construída a partir das formações do Projeto Parques Sonoros realizadas pela Divisão de Educação Infantil desde 2014 nas Unidades de Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino de São Paulo. A publicação tem o objetivo de subsidiar educadoras e educadores em seus estudos e práticas ao proporcionar reflexões e discussões sobre o movimento musical no currículo e nas propostas pedagógicas ofertadas aos bebês e crianças.
Confira a íntegra das palestras assistindo aos vídeos.
Mesa 3 – O que é exercer a docência com bebês e crianças bem pequenas?
Mediação: Marina Célia Moraes Dias – Consultora UNESCO / SME-SP/COPED-DIEI – Faculdade de Educação da USP
Participantes:
• Maria Carmem Silveira Barbosa – UFRGS
• Maribel Vergara Arboleda – Colômbia
• Shirley Maria de Oliveira – Coordenadora Pedagógica – CEI Suzana Campos Tauil/ SME-SP
Mesa 4 – Os bebês e as crianças pequenas como sujeitos: participação, escuta e autoria
Mediação da mesa: Maria Helena Pelizon
Consultora UNESCO / SME- SP/COPED/DIEI
Participantes:
• Suely Amaral Mello – Consultora UNESCO / SME-SP/COPED/DIEI e UNESP Marília
• Javier Alliaume Molfino – Uruguai
Mesa 5 – Contribuições da Documentação Pedagógica para o exercício da docência com os bebês e as crianças pequenas
Mediação da mesa: Bruna Ribeiro – Assessora SME-SP/COPED-DIEI
Participantes:
• Irene Balaguer – Espanha
• Anita Viudes C. de Freitas – Consultora UNESCO / SME-SP/COPED/DIEI
Mesa 6 – Práticas pedagógicas com os bebês e as crianças pequenas: Reflexões sobre possibilidades, potências e especificidades
Mediação da mesa: Maria Cristina de Campos Pires – Assessora SME-SP/COPED/DIEI
Participantes:
• Maria Emília Lopez – Argentina
• Renata Cristina Dias Oliveira – Coordenadora do Núcleo Educacional do CEU Alvarenga/ SME-SP
• Elaine Cristina F. da Conceição – Núcelo de Educação Étnico -Racial / SME-SP
Notícias Mais Recentes
Secretaria Municipal de Educação
Material e Uniforme: Prefeitura de São Paulo libera crédito no dia 02 de janeiro para os estudantes da Rede Municipal
Secretaria Municipal de Educação
Ano letivo na Rede Municipal de Ensino da capital paulista começa no dia 05 de fevereiro
Secretaria Municipal de Educação
SME é destaque em edital de boas práticas do Programa +Iguais da Frente Nacional de Prefeitas e Prefeitos
Secretaria Municipal de Educação
SME divulga consulta aberta para atualização do Manual de Normas e Procedimentos
Secretaria Municipal de Educação
Escolas Municipais de São Paulo aderem a festas e cultura de imigrantes para facilitar aprendizado
Secretaria Municipal de Educação
Prefeitura de São Paulo divulga critérios para pagamento da segunda parcela do Prêmio de Desempenho Educacional (PDE)
Relacionadas
Professora da Rede Municipal de Ensino, indígena do povo Pankará, realiza vivências com crianças a partir de sua história e memórias afetivas que tem com a avó e os potes de barro que ela fazia
Publicado em: 31/10/2024 11h00 - em Secretaria Municipal de Educação
Estudantes de escola municipal de São Paulo criam óculos com sensor ecolocalizador para auxiliar pessoas cegas ou com deficiência visual
Publicado em: 31/10/2024 10h05 - em Secretaria Municipal de Educação
Escola municipal da zona Leste realiza desfile de moda sustentável
Publicado em: 31/10/2024 9h47 - em Secretaria Municipal de Educação
Secretaria Municipal de Educação promove encontro com lojistas credenciados do Programa Material e Uniforme
Publicado em: 30/10/2024 5h33 - em Secretaria Municipal de Educação
Unidades da Rede Municipal de Educação de São Paulo recebem mutirão de saúde bucal
Publicado em: 30/10/2024 4h51 - em Secretaria Municipal de Educação