Notícias

Segundo dia do Seminário Latino-Americano sobre Práticas Pedagógicas na Educação Infantil

Educadores do Brasil, Uruguai, Espanha e Argentina apresentam políticas públicas, reflexões e experiências pedagógicas

Publicado em: 01/12/2016 15h21 | Atualizado em: 30/11/2020

Nesta terça, 8 de novembro, aconteceu no Auditório da Secretaria Municipal de Educação (SME) da cidade de São Paulo, o segundo dia do Seminário Latino-Americano “Práticas Pedagógicas na Educação Infantil: Reflexões sobre o exercício da docência com bebês e criança pequenas”, educadores do Brasil, Uruguai, Espanha e Argentina apresentam políticas públicas, reflexões pedagógicas e experiências inspiradoras para a primeira infância.

A primeira mesa do dia teve como tema “Os bebês e as crianças pequenas como sujeitos: participação, escuta e autoria”. A mesa foi mediada por Maria Helena Pelizon, consultora da UNESCO e da SME. Explanaram sobre o tema Suely Amaral Mello, Professora da UNESP e consultora da UNESCO e SME, e Javier Alliaume Molfino, do Uruguai.

“Contribuições da Documentação Pedagógica para o exercício da docência com os bebês e as crianças pequenas” foi o tema da segunda mesa. Anita Viudes Freitas, consultora da UNESCO e da SME, e Irene Balaguer, da Espanha, falaram sobre a importância dos registros escritos, sobretudo imagens e vídeos, das experiências vivenciadas pelas crianças no ambiente escolar. A mediação ficou por conta de Bruna Ribeiro, Assessora da Coordenadoria da SME.

A terceira mesa do dia trabalhou com o tema “Práticas Pedagógicas com os bebês e as crianças pequenas: Reflexões sobre possibilidades, potências e especificidades”. Falaram sobre o assunto Maria Emilia Lopez, da Argentina, Renata Cristina Oliveira, Coordenadora do Núcleo Educacional do Centro Educacional Unificado (CEU) Alvarenga, e Elaine Cristina da Conceição, do Núcleo de Educação Étnico-Racial da SME.

Todo o material das palestras estará em breve disponível no Canal Pedagógico da secretaria Municipal de Educação no Youtube.

Sobre o Seminário Latino-Americano – Coordenado pela Divisão de Educação Infantil em parceria com a UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), o Seminário pretende ofertar subsídios para os estudos a serem desenvolvidos nos horários coletivos e nas ações de formação de educadores e educadoras que atuam com bebês e crianças pequenas.

Lançamento da Revista Parques Sonoros da Educação Infantil Paulistana – Na ocasião foi apresentada a versão digital da revista construída a partir das formações do Projeto Parques Sonoros realizadas pela Divisão de Educação Infantil desde 2014 nas Unidades de Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino de São Paulo. A publicação tem o objetivo de subsidiar educadoras e educadores em seus estudos e práticas ao proporcionar reflexões e discussões sobre o movimento musical no currículo e nas propostas pedagógicas ofertadas aos bebês e crianças.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fotografia mostra grupo de pessoas sentadas em auditório olhando para frente onde há uma mulher de pé segurando um microfone. Atrás dela há uma tela onde se lê

Secretaria Municipal de Educação promove encontro sobre prevenção escolar

Publicado em: 29/10/2024 10h18 - em Secretaria Municipal de Educação

Imagem da mão de uma estudante segurando um lápis sobre um caderno de provas.

Estudantes do Ensino Médio das escolas municipais participam de Provão Paulista Seriado

Publicado em: 29/10/2024 8h32 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia mostra um Centro Educacional Unificado por fora.
Fotografia tirada na Cinemateca Brasileira mostra crianças sentadas em sala de projeção.
Fotografia mostra grupo de crianças usando colete verde com a escrita

Recreio nas Férias leva crianças até o Posto de Bombeiros da Vila Mariana

Publicado em: 28/10/2024 12h09 - em Secretaria Municipal de Educação

1 21 22 23 24 25 1.488