Notícias

Segunda Semana Antirracista aborda discussões históricas em evento on-line

Ação da DRE Santo Amaro foi realizada na semana passada; reveja as lives de cada dia

Publicado em: 28/06/2021 15h21 | Atualizado em: 09/09/2022
Semana Anti Racista

Com o objetivo de fortalecer uma educação antirracista e inclusiva, atendendo as leis 10.639/03, 11.645/08 e 16.478/16, o Núcleo de Educação para as Relações Étnico-Raciais em parceria com o Grupo de Estudos para a Educação para as Relações Étnico Raciais da DRE Santo Amaro, organizou a Segunda Semana Antirracista, de 14 de junho a 18 de junho. Para execução dessa grande ação formativa foram realizadas Lives que abordaram a diversidade cultural, a história, a literatura, as epistemologias e a religiosidade dos povos africanos e afrodescendentes, dos povos indígenas e dos povos migrantes (conceito, referenciado nas Orientações Pedagógicas: Povos Migrantes, que compreende o migrante como a pessoa em movimento e que migrar é um direito humano). 

Veja aqui o banner de divulgação do evento.

Na segunda-feira (14/06), a professora mestra Irene Izilda da Silva foi a formadora e deu uma aula sobre diálogos para uma educação antirracista, explicando desde os problemas enfrentados atualmente, até maneiras de evitá-los no futuro. A mediadora foi Jacqueline Aguiar Reis, que organizou as perguntas e possibilitou o acontecimento da live. Assista aqui a gravação da live Diálogos para uma Educação Antirracista

Terça-feira (15/06) a vez foi da professora doutoranda Eva Santos, que falou sobre a Lei 11.645/08 e o ensino na Educação Básica, sem deixar escapar nenhum detalhe. O evento contou com a mediação de Ana Paula Carvalho.  Acompanhe aqui a gravação da live Lei 11.645/08 e o ensino na Educação Básica.

Quarta-feira (16/06) teve como formadora Maria Maranhão. A artista trouxe diversas explicações que abordam como as Narrativas Literárias contam muito sobre o universo indígena e podem integrar outras linguagens, além de possibilitar ao público ouvir algumas canções indígenas na íntegra com sua voz.  Ao final de sua palestra, foi realizado um sarau, com diversas citações e poesias de encher os olhos! A mediadora Cláudia Gonçalves permitiu o acontecimento da live da melhor maneira possível. Acompanhe aqui a gravação da live Narrativas Literárias contam muito sobre o universo indígena e podem integrar outras linguagens, e também o sarau que trouxe muita emoção

Já na quinta-feira (17/06) os formadores foram Thiago Casteli e Adriano Toledo Costa, que falaram com domínio sobre o tema “Migrar é um direito humano”. Jacqueline Taveira foi a mediadora da live, que teve um dos melhores engajamentos da semana e contou com uma audiência muito participativa. Acesse aqui a live Migrar é um direito humano.  

Na sexta-feira (18/06), a professora mestra Rita Hipólito e o professor mestre Tiago Martins falaram sobre “Criminalização dos valores negros: do samba ao candomblé”, como formadores, batendo a marca de melhor audiência da semana. Jacqueline Taveira foi novamente a mediadora do evento. Acompanhe aqui a gravação da live Criminalização dos valores negros: do samba ao candomblé.

A Segunda Semana Antirracista também se estende para unidades como a EMEF Ana Maria Alves Benetti, que se influenciou no movimento da educação para as relações étnico-raciais e fez um sarau e leituras simultâneas entre os estudantes direcionado para educação antirracista. Por conta de ações como essa e o engajamento dos espectadores que acompanharam e participaram das lives, pode-se considerar que a semana foi um sucesso, com muito a aprender e refletir sobre educação para as relações étnico-raciais (para afrodescendentes, indígenas e migrantes).

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fotografia de cinco estudantes com a camiseta laranja do Imprensa Jovem. Três estudantes estão sentados em bancos altos em frente a uma estante de livros e a menina que está no meio segura um microfone e um celular. Todos olham para o celular. Em primeiro plano, de costas para o ângulo da fotografia, um menino manuseia o tripé em que está a câmera e o celular, atrás de sua camiseta laranja está escrito em preto Imprensa Jovem. Em frente a ele, e também de costas para o ângulo da foto, há mais uma estudante.
Design Sem Nome (1)

DRE Guaianases promove reunião de organização

Publicado em: 22/02/2024 4h37 - em Diretoria Regional de Educação Guaianases

Imagem dividida em 3 retângulos, cada um com imagens que fazem alusão à símbolos indígenas
Foto de um adulto, com camiseta do Fab Lab, escrevendo em uma lousa branca, crianças acompanhando , tanto em pé, ao lado da lousa, como sentados.

Rede Fab Lab Livre SP abre agenda de oficinas para estudantes e professores da Rede Municipal

Publicado em: 22/02/2024 11h30 - em Secretaria Municipal de Educação

fotografia de uma Menina Pintando Com Tinta
1 2 3 1.426