Secretaria Municipal de Educação São Paulo, em cooperação com a Unesco, lança campanha para incentivar a presença dos estudantes nas escolas todos os dias

Campanha incentiva participação da sociedade para garantia da permanência dos estudantes nas escolas

Publicado em: 20/05/2024 19h31 | Atualizado em: 22/05/2024
Fotografia de várias pessoas em um auditório assistindo uma apresentação da campanha "Estudante Presente Transforma Futuros"

Estimular a presença e frequência de crianças e jovens nas escolas todos os dias. Este é o objetivo da campanha “Estudante Presente Transforma Futuros”, uma campanha da Secretaria Municipal de São Paulo (SME-SP) em parceria com a UNESCO que visa estimular a reflexão de que esta luta não é apenas da comunidade escolar, mas de toda a sociedade.

“É o momento e queremos ir além das políticas públicas ativas para formar os cidadãos do amanhã e precisamos nos unir como comunidade para enfrentarmos os diversos desafios que levam à evasão escolar”, compartilha Fernando Padula, Secretário Municipal de Educação de São Paulo.

A campanha, que faz parte do programa homônimo, instituído por meio do Decreto Nº 63.104, de 28 de dezembro de 2023, é inspirada no provérbio africano ‘é preciso uma aldeia inteira para educar uma criança’. Busca ressignificar a responsabilidade sobre a educação, mobilizando todos os atores sociais a refletirem e agirem nesta causa.

Além do evento, realizado hoje, 20 de maio, na Praça das Artes, Centro Histórico de São Paulo, a ação contou com uma ativação urbana, em que cinco carteiras em tamanho aumentado foram customizadas por artistas no mote da campanha. Entre eles estão Binho Ribeiro, Mágico, Alê Morphose, Ana Carolina Iannaccone e Tioch. Esta intervenção será itinerante, e as obras finalizadas poderão ser visitadas em 25 pontos diferentes da cidade de São Paulo, abrangendo todas as regiões.

“Muito mais do que chamar a atenção para esta problemática histórica, queremos fazer um chamamento além de envolver e conscientizar que todos podemos fazer alguma ação para incentivar as crianças e adolescentes a permanecerem nas escolas”, complementa Padula.

A cerimônia de lançamento contou com a presença de representantes de diversas associações e instituições, entre elas: Unicef, Centro Paula Souza, Instituto Natura, Banco do Brasil, Comitê Paralímpico Brasileiro, Procon, Instituto Vladimir Herzog, Instituto Auschwitz, SESC-SP, Instituto Tiago Camilo, Instituto Olga Kos, Fundação Itaú, Goethe-Institut São Paulo, Correios, Fundação Telefônica Vivo, Undime, Univesp, Carrefour, Instituto Verdescola e muito mais.

‘Estudante Presente Transforma Futuros’ é também uma campanha para trazer luz a outras iniciativas, de diversos agentes sociais, como organizações da sociedade civil, igrejas, associações de bairros, comércio local, empresas, influenciadores e sociedade geral, no combate à essa luta histórica em nosso país. Para mais informações sobre a campanha, acesse aqui o hotsite.

A Rede Municipal de Ensino (RME) atende mais de 1 milhão de estudantes em cerca de 4,1 mil unidades educacionais, cujas ações de Busca Ativa e Combate à Evasão Escolar já fazem parte da rotina pedagógica de cada escola e contribuem para a queda da taxa de abandono na rede. Comparando os últimos dez anos, as taxas de abandono escolar vêm caindo na RME. Dados do Censo Escolar apontam que em 2022, a taxa de abandono do Ensino Fundamental e Médio caiu para 0,95%. Em 2012 o número era de 1,35%.

Hoje, além das ações existentes anteriormente, a rede municipal já conta com Mães Guardiãs para realização de Busca Ativa aos estudantes faltosos e também trabalham com o incentivo à Cultura de Paz e boa convivência escolar, atividades que também são praticadas nas escolas por meio das Comissões de Mediação de Conflitos presentes em todas as unidades.

A permanência dos estudantes na escola é o primeiro pilar fundamental para a garantia das aprendizagens e por isso a SME desenvolve uma série de ações integradas para combater a evasão escolar, incluindo o trabalho do Núcleo de Apoio e Acompanhamento para a Aprendizagem (NAAPA), com mais de 100 profissionais, dentre eles psicólogos e psicopedagogos, que atende as escolas no desenvolvimento de práticas pedagógicas para crianças e adolescentes que em virtude de situações sociais, culturais ou emocionais, se encontram em sofrimento ou com significativos prejuízos no seu processo de escolarização.

Confira, abaixo, os itinerários com datas e locais onde passarão as carteiras customizadas em tamanho aumentado:

Centro | de 20 a 24 de maio

OESTE | de 05 a 09 de junho
Estação CPTM da Lapa – Rua Guaicurus, 1438
Terminal CPTM Barra Funda – Rua Aloysio Biondi, s/n – Barra Funda
Shopping Cantareira – Av. Raimundo Pereira de Magalhães, 11001 – Jardim Pirituba
Terminal CPTM Perus – Travessa Cambaratiba, s/n
Estação Butantã – Avenida Vital Brasil, s/n