Notícias

Secretaria Municipal de Educação recebe visita de integrantes da Equipe Pedagógica de Vila Velha

Visitantes vieram conhecer o projeto de Robótica implementado nas unidades da Rede Municipal de Ensino

Publicado em: 03/06/2019 17h09 | Atualizado em: 30/11/2020

visitaroboticaprincipal_740x430.jpg

Na manhã desta segunda-feira (03), o Núcleo Técnico de Currículo – Tecnologias para Aprendizagem da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo (SME) recebeu dois integrantes da Secretaria Municipal de Educação da cidade de Vila Velha, no Espírito Santo.

A Coordenadora Pedagógica do Núcleo de Ensino de Robótica (NERO), Cida Faria e o Coordenador do Projeto de Robótica nas Escolas, Jadson Fafalsky, vieram conhecer o projeto de Robótica implementado pela SME. Eles foram recepcionados pela integrante do Núcleo de Tecnologias para Aprendizagem, Regina Gavassa, que explicou que, em 2019, todas as 567 escolas de Ensino Fundamental da cidade já possuem quatro kits para desenvolverem seus projetos. “Em 2017, a Secretaria publicou o Currículo da Cidade – Tecnologias para Aprendizagem, no qual a robótica consta como premissa no material pedagógico”, disse Regina.

Após reunião inicial que aconteceu na sede da SME, os visitantes foram conhecer o projeto realizado pela Professora Orientadora de Informática Educativa (POIE) Sandra Severo, na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Águas de Março, DRE Itaquera, região leste da capital.

visitarobotica_740x430.jpg

“Conhecer o Projeto de Robótica foi um momento de intercâmbio de ideias que surpreendeu pela inventividade e pelo trabalho de criação envolvente”, afirmou Fafalsky, destacando que o trabalho com recicláveis realizado pela POIE Sandra e seu impacto positivo na vida dos alunos. “É um trabalho inovador na escola pública com uma qualidade de referência no Brasil”, concluiu.

Para a Coordenadora Pedagógica, Cida Faria, a proposta de Robótica Educacional da Secretaria oferece grande oportunidade para o desenvolvimento dos estudantes. “A visão maker – cultura que tem em sua base a ideia de que pessoas comuns podem construir, consertar, modificar e fabricar os mais diversos tipos de objetos e projetos com suas próprias mãos – permite que estudantes tenham acesso as ferramentas da tecnologia para a educação que facilitam sua participação no seu processo educacional garantindo a autonomia, criatividade, participação, colaboração e integração com a sua equipe. Neste sentido o estudante das escolas municipais estão se preparando para a sua inserção no mundo cada vez mais tecnológico, desde inicio de sua escolarização”, finalizou.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Estudantes Do Projeto De Rugby Do Ceu Aricanduva Terão Oportunidade De Assistir Partida Da Seleção Da Modalidade

Estudantes do CEU Aricanduva participam do Mega Rugby Day

Publicado em: 18/07/2025 4h41 - em Diretoria Regional de Educação Itaquera

Pod Siteprancheta 1 Copiar (1)

Secretaria Municipal de Educação de São Paulo lança primeiro episódio de podcast

Publicado em: 18/07/2025 4h29 - em Secretaria Municipal de Educação

Professor

Prefeitura de São Paulo anuncia processo seletivo para contratação temporária de professores

Publicado em: 18/07/2025 2h58 - em Secretaria Municipal de Educação

Imagem com fundo azul e no canto superior esquerdo os dizeres

CEU Sapopemba promove castração gratuita de cães e gatos

Publicado em: 18/07/2025 12h36 - em Diretoria Regional de Educação São Mateus

Diretora do CE Cantinho da Tia Isaura divulgando o projeto ambiental finalista na Itália.

Projeto ambiental do CEI Cantinho da Tia Isaura é único finalista brasileiro em conferência internacional 

Publicado em: 18/07/2025 11h20 - em Diretoria Regional de Educação São Miguel

«1 2 3 1.542