Notícias
Secretaria Municipal de Educação publica material que orienta o trabalho do Professor Orientador de Área
POA é mais um parceiro da equipe docente na garantia dos direitos de aprendizagens dos estudantes
Publicado em: 09/03/2020 18h30 | Atualizado em: 06/08/2021
A Divisão de Ensino Fundamental e Médio da Secretaria Municipal de Educação lançou em março, um documento para orientar o trabalho docente nas Escolas de Ensino Fundamental da cidade de São Paulo, especialmente a respeito do trabalho do Professor Orientador de Área (POA).
A publicação “Professor Orientador de Área – POA” reúne informações importantes para a construção da identidade dos profissionais que atuarão ao lado dos Coordenadores Pedagógicos e dos professores na efetivação do Currículo da Cidade.
A Instrução Normativa que regulamenta a atuação do POA neste ano foi publicada em 2019 e dá a possibilidade para as Unidades Educacionais potencializem a formação continuada e em serviço, dos professores alfabetizadores e dos que atuam com a Matemática e a Língua Portuguesa nos Ciclos Interdisciplinar e Autoral, no Ensino Médio e na EJA. Em 2020, a novidade é que o POA precisa ser designado para exercer a função, devendo ser aprovado pelo Conselho de Escola, mesmo os professores que atuaram como POA no ano passado devem seguir todos os trâmites apontados na Instrução Normativa.
O documento, além de apresentar as atribuições do POA e mostrar como é a construção da sua carga de trabalho nas unidades educacionais, enfatiza que, quer seja ele especialista em Alfabetização, Língua Portuguesa ou Matemática, ele é mais um parceiro dos professores e, sobretudo, do Coordenador Pedagógico para a garantia dos direitos de aprendizagens dos estudantes.
Faz parte das atribuições do POA atuar junto aos educadores no planejamento e acompanhamento dos processos de ensino e de aprendizagem como propositor de intervenções, com vistas à implementação curricular na perspectiva da educação integral, equidade e educação inclusiva.
Quer saber mais sobre as atribuições do POA e possibilidades de composição de sua jornada? Acesse a íntegra do material Professor Orientador de Área.
Notícias Mais Recentes
Diretoria Regional de Educação São Mateus
Cores da Natureza despertam criatividade na EMEF Cláudio Manoel da Costa
Diretoria Regional de Educação Ipiranga
EMEF Irineu Marinho promove o Dia da Não-Violência na Escola
Secretaria Municipal de Educação
Núcleo de Gênero e Diversidade da SME abre inscrição para vaga na equipe
Secretaria Municipal de Educação
Inscrições para a Olimpíada do Tesouro Direto de Educação Financeira terminam amanhã
Diretoria Regional de Educação Ipiranga
Olimpíadas Estudantis: Rugby Tag movimenta CEU Meninos com mais de 300 estudantes da Rede Municipal
Diretoria Regional de Educação Guaianases
Secretarias Municipais se unem para promover o II FLI Sampa
Relacionadas

Cores da Natureza despertam criatividade na EMEF Cláudio Manoel da Costa
Publicado em: 03/09/2025 9h00 - em Diretoria Regional de Educação São Mateus

EMEF Irineu Marinho promove o Dia da Não-Violência na Escola
Publicado em: 02/09/2025 5h01 - em Diretoria Regional de Educação Ipiranga

Núcleo de Gênero e Diversidade da SME abre inscrição para vaga na equipe
Publicado em: 02/09/2025 4h49 - em Secretaria Municipal de Educação

Inscrições para a Olimpíada do Tesouro Direto de Educação Financeira terminam amanhã
Publicado em: 02/09/2025 2h41 - em Secretaria Municipal de Educação

Olimpíadas Estudantis: Rugby Tag movimenta CEU Meninos com mais de 300 estudantes da Rede Municipal
Publicado em: 01/09/2025 12h14 - em Diretoria Regional de Educação Ipiranga