Secretaria Municipal de Educação promove formação para as Comissões de Mediação de Conflitos

Projeto busca subsidiar membros das Comissões para atuarem na prevenção e resolução de conflitos nas unidades

Publicado em: 03/06/2024 17h07 | Atualizado em: 04/06/2024

Arte com diversos bonecos colocados em um fundo nas cores verde, azul e rosa.
A Secretaria Municipal de Educação de São Paulo instituiu o Projeto “Formação para as Comissões de Mediação de Conflitos”, que tem como objetivo subsidiar os membros das Comissões de Mediação de Conflitos (CMCs) para atuar na prevenção de conflitos escolares que possam prejudicar o processo de aprendizagem dos bebês, crianças, adolescentes, jovens e adultos.

Com caráter obrigatório para os Assistentes de Diretor das Unidades Educacionais Diretas, membros natos, e membros das CMCs das DREs, a formação integra as atividades formativas, visando a compreensão do papel das Comissões dentro de cada espaço, a partir de seu campo de atuação.

Os encontros específicos com os membros das Comissões de Mediação de Conflitos das DREs, com representantes da DICEU, DIPED, NAAPA e Supervisão Escolar, e das Unidades Educacionais, representadas pelos Assistentes de Diretor, buscarão orientar o trabalho nas Unidades Educacionais, na perspectiva da Educação Integral e em Direitos Humanos.

Além dos encontros específicos, a  formação contará, também, com Encontros Integrados entre os Assistentes de Diretor e as CMCs das DREs, garantindo espaços para discutir questões das atribuições dos participantes e membros das CMCs, refletir sobre a prática, aprofundar questões, fazer planejamentos integrados, trocar experiências e dialogar sobre como realizar atividades e desenvolver projetos, possibilitando que esses públicos compreendam e proponham pontos de articulação entre suas ações e formas de como potencializar umas às outras.

Os profissionais de educação participantes desta formação receberão atestados para fins de Evolução Funcional. Para recebê-lo, deverão  frequentar, no mínimo, 75% dos encontros realizados durante o ano.

Sobre as formações

• Formações específicas às Unidades Educacionais: terão como público-alvo os Assistentes de Diretor das Unidades Educacionais Diretas e carga horária de 32h, divididas em 2 módulos.
  • Formações específicas às Diretorias Regionais de Educação: público-alvo os membros das Comissões de Mediação de Conflitos, sendo, Supervisores Escolares, representantes dos NAAPAs, DIPEDs e DICEUs, com carga horária de 40h, divididas em 2 módulos.
  • Encontros integrados: acontecerão com os dois públicos acima mencionados, com dois encontros por semestre, com a participação integrada dos Assistentes de Diretor das Unidades Educacionais e membros das Comissões de Mediação de Conflitos das Diretorias Regionais de Educação.

Clique aqui e acesse a instrução normativa para saber mais.