Notícias

Secretaria Municipal de Educação promove a 13ª edição da Final Municipal de Xadrez por equipe

Mais de 1.500 estudantes participam da competição entre os dias 25 e 26, no Clube Círculo Militar de São Paulo

Publicado em: 19/06/2019 15h49 | Atualizado em: 30/11/2020

finalxadrezporequipe_740x430.png

Nos dias 25 e 26 de junho, acontece no Clube Círculo Militar de São Paulo, a 13ª edição da Final Municipal de Xadrez por equipe na Rede Municipal de Ensino.

A competição faz parte de uma iniciativa da Secretaria Municipal de Educação por meio da Coordenadoria dos Centros Educacionais Unificados e da Educação Integral (COCEU) e acontece desde o início da década de 90 na cidade. Nela, as equipes de enxadristas com melhores resultados na etapa regional disputam com escolas municipais de outras regiões da cidade. Ao todo, mais de 8 mil estudantes participaram das disputas regionais.

Na etapa municipal, aproximadamente 100 escolas estarão representadas por 260 equipes formadas por mais de 1.500 estudantes enxadristas entre os dois dias.

As disputas nos tabuleiros envolvem cinco categorias: Sub-08 (jogadores entre 7 e 8 anos), Sub-10 (jogadores entre 9 e 10 anos), Sub-12 (jogadores entre 11 e 12 anos), Sub-14 (jogadores entre 13 e 14 anos), Sub-16 (jogadores entre 15 e 16 anos). As equipes são organizadas em dois naipes diferentes: o Absoluto, que é formado por equipes mistas, masculinas e femininas e o Feminino, formado apenas com a participação das meninas.

A abertura da competição acontece no dia 25 de junho, às 10h. Início da 1ª rodada às 10h30.

Confira o cronograma da competição:

Dia 25/06 – Jogam as categorias: Sub – 08 absoluto e feminino, Sub-14 absoluto e feminino e Sub-16 absoluto.

Dia 26/06 – Jogam as categorias: Sub – 10 absoluto e feminino, Sub-12 absoluto e feminino e Sub-16 feminino.

Xadrez por equipe – a modalidade é composta por grupos de seis jogadores: sendo quatro titulares e dois que serão suplentes. Os torneios são realizados em sete rodadas, com controle de tempo de 15 minutos nocaute para cada jogador. Cada Equipe tem um capitão, responsável por resolver qualquer problema durante o Torneio com a arbitragem. O professor poderá realizar substituições utilizando os jogadores suplentes a qualquer rodada.

Programa Jogos de Tabuleiro – Além do Xadrez, que tem origem europeia, a Secretaria Municipal de Educação procura valorizar jogos de tabuleiro provenientes de diversas culturas. A proposta é abordar a história e cultura dos povos de quatro continentes a partir dos seguintes jogos: Xadrez (Europa), Mancala Awelé (África), Jogo da Onça (América) e o Jogo de Go (Ásia).

Serviço

13ª edição da Final Municipal de Xadrez por equipe

Datas: 25 e 26 de junho

Horário: a partir das 10h

Local: Clube Círculo Militar de São Paulo

Endereço: Rua Abílio Soares, 1.589 – Ibirapuera – SP.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Imagem com uma mulher com avental azul sorrindo para a câmera enquanto segura uma forma de pão

Escolas Municipais promovem Feira do Empreendedorismo com expositores e ações de capacitação profissional

Publicado em: 15/05/2025 11h15 - em Diretoria Regional de Educação Guaianases

Aulas De Swordplay No Ceu Casa Blanca

CEU Casa Blanca oferece aulas de Swordplay aos domingos

Publicado em: 14/05/2025 10h46 - em Diretoria Regional de Educação Campo Limpo

A imagem mostra uma plateia numerosa no auditório do teatro CEU Curuçá, de aparência moderna e escura, com iluminação suave. As pessoas estão sentadas em arquibancadas pretas, distribuídas em vários níveis. A maioria está atenta e voltada para o palco, que está fora do campo de visão, à direita da imagem. O público é diverso, composto por homens e mulheres de diferentes idades, tons de pele e estilos de roupa. O ambiente tem um clima de expectativa ou concentração.

DRE São Miguel promove evento para homenagear os estudantes destaque da OBMEP de 2024

Publicado em: 13/05/2025 6h42 - em Diretoria Regional de Educação São Miguel

Sala Spcine No Ceu

Estudantes da Rede Municipal participam de esquenta da 14ª Mostra Ecofalante de Cinema nos CEUs

Publicado em: 13/05/2025 4h49 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia mostra grupo de pessoas em uma mesa de reunião

SME inicia planejamento estratégico para o Programa de Integridade e Boas Práticas 2025

Publicado em: 13/05/2025 4h35 - em Secretaria Municipal de Educação

«1 2 3 1.516