Notícias

Secretaria Municipal de Educação lança currículo do Ensino Médio

Pela primeira vez em sua história, secretaria prepara um currículo totalmente voltado para essa etapa nas escolas municipais

Publicado em: 11/02/2021 11h22 | Atualizado em: 12/02/2021
Imagem com três capas do Currículo da Cidade do Ensino Médio

Produzido de forma participativa, o documento lançado hoje, traz as alterações previstas pela BNCC e demais documentos norteadores, sendo dividido por áreas de conhecimento, mas sem perder de vista as especificidades de cada um dos componentes curriculares. Vai além dos tradicionais conteúdos e traça objetivos de aprendizagem específicos, alinhados aos objetos de conhecimento que circulam em cada área e componente. Assim como os documentos curriculares das demais etapas e modalidades da Educação Básica (Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos – EJA), também no Ensino Médio foram pensados os saberes da Matriz, os princípios norteadores do Currículo da Cidade (Educação Integral, Equidade e Educação Inclusiva), além dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Unesco.

Baixe os documentos clicando nas imagens:

Capa do caderno de Ciências Humanas do Currículo da Cidade para o Ensino Médio     Capa do caderno de Ciências da Natureza do Currículo da Cidade para o Ensino Médio     Capa do caderno de Linguagens do Currículo da Cidade para o Ensino Médio     Capa do caderno de Matemática do Currículo da Cidade para o Ensino Médio

Para chegar ao documento final, foram criados diversos Grupos de Trabalho, envolvendo especialistas e profissionais da rede, além de rodas de conversa para permitir a escuta dos estudantes desta última etapa da Educação Básica, isto é, o Ensino Médio. Participação de professores da rede e especialistas de Educação Entre fevereiro e maio de 2020, Grupos de Trabalho formados por professores e especialistas se reuniram em diversos encontros para elaboração dos objetivos de aprendizagem e desenvolvimento por componente curricular e área de conhecimento. A princípio, os trabalhos iniciaram no formato presencial e, a partir de março, devido à pandemia da COVID-19, esses encontros migraram para os diversos meios digitais.

Saiba mais sobre o Ensino Médio na Rede Municipal de Educação.

Todo o material produzido passou por leitura crítica de especialistas dentro e fora da rede e, após essa etapa, os professores das escolas municipais também puderam participar da discussão sobre os conteúdos relativos à sua área de atuação, apontando, inclusive, sugestões pelo portal do Currículo da Cidade a partir da organização de pequenos grupos nas escolas.

O documento final traz, portanto, a voz dos profissionais da Rede Municipal de Ensino quanto ao que se espera para o Ensino Médio paulistano.

Currículo da Cidade

O Currículo da Cidade – Ensino Médio apresenta, de maneira inovadora, os Percursos de Estudo e Formação. Compostos por temáticas divididas por área de conhecimento, possuem a função de ampliar o horizonte dos estudantes e foram pensados numa perspectiva de educação integral, ao mobilizarem conhecimentos dos diferentes componentes curriculares de maneira integrada, voltados para a promoção do pensamento crítico e autônomo dos estudantes em busca de uma transformação social.

O currículo chega às escolas acompanhado de orientações didáticas e materiais de apoio para gestores e demais educadores. Também será oferecido o programa de formação aos professores da rede municipal, alinhado aos novos documentos, ainda no primeiro semestre deste ano.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fotografia de uma mão fazendo o sinal de libras seguida da palavra LIBRAS

SME abre credenciamento para instrutores, intérpretes e guias-intérpretes de Libras/Língua Portuguesa

Publicado em: 30/11/2022 12h22 - em Secretaria Municipal de Educação

SAEL 50 Anos

SME celebra os 50 anos das Salas de Leitura nas escolas municipais

Publicado em: 29/11/2022 6h44 - em Secretaria Municipal de Educação

Estudantes surdos fazem filmagens utilizando câmera filmadora - Cinema

Alunos surdos da EMEF Candida Dora Pino Pretini produzem curta-metragem

Publicado em: 29/11/2022 4h41 - em Secretaria Municipal de Educação

Banner do Festival De Mancala

SME promove festival de jogo de origem africana que reúne mais de mil estudantes e educadores

Publicado em: 29/11/2022 3h00 - em Secretaria Municipal de Educação

Mulheres na sala de aula de Confeitaria. Elas estão de frente para mesa coletiva e manuseiam uma massa em forminhas. Também usam máscara de proteção individual, avental e touca.

Inscrições abertas para as turmas de 2023 dos cursos gratuitos profissionalizantes dos CMCTs

Publicado em: 28/11/2022 11h50 - em Secretaria Municipal de Educação

1 2 3 1.299