Notícias

Secretaria Municipal de Educação lança currículo do Ensino Médio

Pela primeira vez em sua história, secretaria prepara um currículo totalmente voltado para essa etapa nas escolas municipais

Publicado em: 11/02/2021 11h22 | Atualizado em: 12/02/2021
Imagem com três capas do Currículo da Cidade do Ensino Médio

Produzido de forma participativa, o documento lançado hoje, traz as alterações previstas pela BNCC e demais documentos norteadores, sendo dividido por áreas de conhecimento, mas sem perder de vista as especificidades de cada um dos componentes curriculares. Vai além dos tradicionais conteúdos e traça objetivos de aprendizagem específicos, alinhados aos objetos de conhecimento que circulam em cada área e componente. Assim como os documentos curriculares das demais etapas e modalidades da Educação Básica (Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos – EJA), também no Ensino Médio foram pensados os saberes da Matriz, os princípios norteadores do Currículo da Cidade (Educação Integral, Equidade e Educação Inclusiva), além dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Unesco.

Baixe os documentos clicando nas imagens:

Capa do caderno de Ciências Humanas do Currículo da Cidade para o Ensino Médio     Capa do caderno de Ciências da Natureza do Currículo da Cidade para o Ensino Médio     Capa do caderno de Linguagens do Currículo da Cidade para o Ensino Médio     Capa do caderno de Matemática do Currículo da Cidade para o Ensino Médio

Para chegar ao documento final, foram criados diversos Grupos de Trabalho, envolvendo especialistas e profissionais da rede, além de rodas de conversa para permitir a escuta dos estudantes desta última etapa da Educação Básica, isto é, o Ensino Médio. Participação de professores da rede e especialistas de Educação Entre fevereiro e maio de 2020, Grupos de Trabalho formados por professores e especialistas se reuniram em diversos encontros para elaboração dos objetivos de aprendizagem e desenvolvimento por componente curricular e área de conhecimento. A princípio, os trabalhos iniciaram no formato presencial e, a partir de março, devido à pandemia da COVID-19, esses encontros migraram para os diversos meios digitais.

Saiba mais sobre o Ensino Médio na Rede Municipal de Educação.

Todo o material produzido passou por leitura crítica de especialistas dentro e fora da rede e, após essa etapa, os professores das escolas municipais também puderam participar da discussão sobre os conteúdos relativos à sua área de atuação, apontando, inclusive, sugestões pelo portal do Currículo da Cidade a partir da organização de pequenos grupos nas escolas.

O documento final traz, portanto, a voz dos profissionais da Rede Municipal de Ensino quanto ao que se espera para o Ensino Médio paulistano.

Currículo da Cidade

O Currículo da Cidade – Ensino Médio apresenta, de maneira inovadora, os Percursos de Estudo e Formação. Compostos por temáticas divididas por área de conhecimento, possuem a função de ampliar o horizonte dos estudantes e foram pensados numa perspectiva de educação integral, ao mobilizarem conhecimentos dos diferentes componentes curriculares de maneira integrada, voltados para a promoção do pensamento crítico e autônomo dos estudantes em busca de uma transformação social.

O currículo chega às escolas acompanhado de orientações didáticas e materiais de apoio para gestores e demais educadores. Também será oferecido o programa de formação aos professores da rede municipal, alinhado aos novos documentos, ainda no primeiro semestre deste ano.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

ilustração de crianças usando uniforme escolar azul e branco, com silhueta da cidade ao fundo com balões representando idiomas variados simbolizados pelas bandeiras dos países.

Estudantes da Rede Municipal de SP podem manifestar interesse em aprender idiomas no CELP

Publicado em: 19/01/2022 11h05 - em Centro de Estudos de Línguas Paulistano

Imagem de uma mão sobre o computador.

SME abre processo seletivo interno para coordenador de Polo UniCEU

Publicado em: 14/01/2022 5h27 - em Secretaria Municipal de Educação

fotografia de professora atendendo um garoto em sua mesa. Todos usam máscara facial.

SME publica classificação definitiva dos candidatos para eventual contratação

Publicado em: 14/01/2022 10h30 - em Secretaria Municipal de Educação

fotografia de dois notebooks sobre uma mesa
Imagem com diversas antenas.

Prefeitura sanciona Lei das Antenas

Publicado em: 13/01/2022 12h07 - em Secretaria Municipal de Educação

1 2 3 1.211