Notícias

Secretaria Municipal de Educação firma acordo com o Centro Ceibal do Uruguai para mapear transformação digital educacional 

Iniciativa vai permitir um intercâmbio de conhecimentos e experiências

Publicado em: 24/05/2024 17h15 | Atualizado em: 24/05/2024
Fotografia de seis pessoas adultas atrás de uma mesa. Elas olham para câmera sorrindo e seguram documentos em suas mãos.

A Secretaria Municipal de Educação (SME) anunciou nesta sexta-feira (24) um acordo com o Centro Ceibal do Uruguai para mapear as transformações digitais educacionais na Rede Municipal de Ensino (RME). O Presidente da Instituição, Leandro Folgar, e o Secretário Municipal de Educação, Fernando Padula, assinaram o Memorando de Entendimento em cerimônia realizada no auditório da Prefeitura de São Paulo. 

O Ceibal é o centro que gerencia o programa de Conectividade de Computadores Educacionais Básicos para a Aprendizagem Online do Uruguai, que constitui um projeto educacional destinado a promover a inclusão digital para a melhoria dos processos de ensino e aprendizagem e o acesso à educação e à cultura. É uma entidade de referência em inovação educacional com tecnologias.

O plano Ceibal foi lançado em 2007 e é uma iniciativa pioneira na distribuição de um computador para cada aluno e cada professor de todas as escolas públicas do país, além da instalação de rede de internet e wifi. São 17 anos de história de uma experiência exitosa reconhecida mundialmente. O projeto, além de levar novas ferramentas de aprendizagem para os estudantes, contribuiu para a inclusão digital das famílias mais pobres

O acordo prevê que o Ceibal ajude a mapear o contexto tecnológico nas Unidades Educacionais, incluindo os avanços e os desafios. Esse processo inclui análise de dados, reuniões onlines e visitas presenciais. Este mapeamento trará uma visão clara e abrangente que servirá para elaboração de planos de ação de acordo com as prioridades identificadas durante o processo de diagnóstico. 

“Essa importante troca de experiência vai nos permitir aprimorar e ampliar as políticas públicas de tecnologias a favor das aprendizagens que já desenvolvemos como às Salas Digitais, os  Laboratórios de Educação Digital (LEDs), à distribuição dos tablets para os estudantes, o nosso Currículo da Cidade – Tecnologias para Aprendizagem e muitas outras”, enfatizou o Secretário Fernando Padula. 

Na ocasião, o Presidente do Ceibal, Leandro Folgar, também visitou o CEU EMEF Jaçanã para conhecer de perto as Salas Digitais e o Laboratório de Educação Digital da unidade que desenvolve ações em três eixos, são eles: Tecnologia da Informação e Comunicação, Programação e Letramento Digital. O espaço também permite o protagonismo estudantil em projetos de robótica, Cultura Maker e muito mais.  

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

EMEI cria horta e leva crianças à feira para incentivar alimentação saudável

EMEI cria horta e leva crianças à feira para incentivar alimentação saudável

Publicado em: 06/09/2022 2h06 - em Secretaria Municipal de Educação

Várias crianças em frente a uma árvore de jatobá bicentenária que se localiza no parque da EMEI Borba Gato.

Crianças e professoras desenvolvem projeto com árvore bicentenária em escola municipal

Publicado em: 05/09/2022 2h18 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia da Grande Banda de São Paulo da Rede Municipal de Ensino.

Grande Banda da Rede Municipal volta ao desfile do feriado de Independência em São Paulo

Publicado em: 05/09/2022 10h00 - em Secretaria Municipal de Educação

Estudante atleta paralimpico participande de corrida em pista. ele faz a prova usando andador.

Inscrições abertas para as paralimpíadas estudantis 

Publicado em: 02/09/2022 6h05 - em Secretaria Municipal de Educação

Imagem com faixa lateral esquerda azul claro e fundo branco onde se lê 'Eleição - Conselho Participativo Municipal - 11 de setembro, domingo, das 9h às 17h, na sede da sua Subprefeitura'.

Eleição do Conselho Participativo Municipal é adiada para o dia 11 de setembro

Publicado em: 02/09/2022 3h48 - em Secretaria Municipal de Educação

1 214 215 216 217 218 1.492