Notícias

Eleição do Conselho Participativo Municipal é adiada para o dia 11 de setembro

Pleito será realizado nas 32 Subprefeituras, das 9h às 17h

Publicado em: 02/09/2022 15h48 | Atualizado em: 06/09/2022
Imagem com faixa lateral esquerda azul claro e fundo branco onde se lê 'Eleição - Conselho Participativo Municipal - 11 de setembro, domingo, das 9h às 17h, na sede da sua Subprefeitura'.

A eleição do Conselho Participativo Municipal da cidade de São Paulo no biênio 2022/2024 foi adiada para o dia 11 de setembro, domingo. A mudança da data permitiu ampliar o prazo de recurso dos candidatos indeferidos e o tempo de campanha. O pleito será realizado nas 32 Subprefeituras, das 9h às 17h. A lista final com as candidaturas deferidas e indeferidas foi publicada no Diário Oficial da Cidade e também pode ser conferida na página do Conselho Participativo.

Serão eleitos 569 conselheiros na cidade, incluindo 38 representantes para a Cadeira Extraordinária para Imigrantes. Do total de vagas, 50% devem ser preenchidas por mulheres.

Este ano os eleitores poderão votar em até três candidatos inscritos na Subprefeitura da sua região. No dia da eleição é preciso levar um documento de identificação com foto, o número do título de eleitor emitido na cidade de São Paulo e um comprovante de endereço. O título de eleitor pode ser de qualquer zona eleitoral da cidade e o eleitor deve morar na região da Subprefeitura onde vai votar. O sistema de votação é acessível para pessoas com deficiência visual. Por medida de higiene e protocolos da pandemia, orientamos que eleitores nessa condição leve um fone de ouvido.

No caso da Cadeira Extraordinária para Imigrantes, será apenas um voto por eleitor, que também deve ser imigrante e apresentar um documento de identificação do Brasil ou do seu país de origem e morar na região da Subprefeitura onde vai votar.

Criado em 2013 e regulamentado pelo Decreto 59.023/2019, o Conselho Participativo Municipal – CPM é um órgão autônomo, reconhecido pelo poder público e formado exclusivamente por membros da sociedade civil. Constituído a partir de eleições diretas regionais, o conselho funciona nas 32 Subprefeituras e tem como função fiscalizar as ações e gastos públicos, além de apresentar demandas, necessidades e prioridades na área de sua abrangência. O CPM deve se articular com os demais conselhos municipais, conselhos gestores e fóruns criados pela legislação vigente, não os substituindo em nenhuma hipótese.

O mandato de cada conselheiro será de 2 (dois) anos, com início no primeiro dia útil após a cerimônia de posse, assegurada a possibilidade de uma única reeleição consecutiva. É vedado aos conselheiros o recebimento de qualquer vantagem pecuniária pelo desempenho de suas funções. Cabe à Casa Civil oferecer e garantir as condições básicas de instalação física e de efetivo funcionamento do Conselho de cada Subprefeitura.

Atribuições do Conselho 

  • Articulação com os diferentes segmentos da sociedade civil organizada;
  • Zela para que os direitos da população e os interesses públicos sejam atendidos nos serviços, programas e projetos públicos da região;
  • Monitora no âmbito de seu território a execução orçamentária, a evolução dos Indicadores de Desempenho dos Serviços Públicos e a execução do Plano de Metas.

Eleição do Conselho Participativo Municipal – Biênio 2022/2024

Data da eleição: 11 de setembro de 2022
Horário: 9h às 17h
Local: sede das 32 Subprefeituras (Veja os endereços aqui)
O que levar no dia? Documento de identificação com foto, comprovante de endereço e título de eleitor emitido na cidade de SP (imigrantes não precisam apresentar títuto). Eleitores com deficiência visual devem levar um fone de ouvido
Outras informações: www.prefeitura.sp.gov.br/conselhoparticipativo

 

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fotografia de uma mão fazendo o sinal de libras seguida da palavra LIBRAS

SME abre credenciamento para instrutores, intérpretes e guias-intérpretes de Libras/Língua Portuguesa

Publicado em: 30/11/2022 12h22 - em Secretaria Municipal de Educação

SAEL 50 Anos

SME celebra os 50 anos das Salas de Leitura nas escolas municipais

Publicado em: 29/11/2022 6h44 - em Secretaria Municipal de Educação

Estudantes surdos fazem filmagens utilizando câmera filmadora - Cinema

Alunos surdos da EMEF Candida Dora Pino Pretini produzem curta-metragem

Publicado em: 29/11/2022 4h41 - em Secretaria Municipal de Educação

Banner do Festival De Mancala

SME promove festival de jogo de origem africana que reúne mais de mil estudantes e educadores

Publicado em: 29/11/2022 3h00 - em Secretaria Municipal de Educação

Mulheres na sala de aula de Confeitaria. Elas estão de frente para mesa coletiva e manuseiam uma massa em forminhas. Também usam máscara de proteção individual, avental e touca.

Inscrições abertas para as turmas de 2023 dos cursos gratuitos profissionalizantes dos CMCTs

Publicado em: 28/11/2022 11h50 - em Secretaria Municipal de Educação

1 2 3 1.299