Notícias

Secretaria Municipal de Educação firma acordo com o Centro Ceibal do Uruguai para mapear transformação digital educacional 

Iniciativa vai permitir um intercâmbio de conhecimentos e experiências

Publicado em: 24/05/2024 17h15 | Atualizado em: 24/05/2024
Fotografia de seis pessoas adultas atrás de uma mesa. Elas olham para câmera sorrindo e seguram documentos em suas mãos.

A Secretaria Municipal de Educação (SME) anunciou nesta sexta-feira (24) um acordo com o Centro Ceibal do Uruguai para mapear as transformações digitais educacionais na Rede Municipal de Ensino (RME). O Presidente da Instituição, Leandro Folgar, e o Secretário Municipal de Educação, Fernando Padula, assinaram o Memorando de Entendimento em cerimônia realizada no auditório da Prefeitura de São Paulo. 

O Ceibal é o centro que gerencia o programa de Conectividade de Computadores Educacionais Básicos para a Aprendizagem Online do Uruguai, que constitui um projeto educacional destinado a promover a inclusão digital para a melhoria dos processos de ensino e aprendizagem e o acesso à educação e à cultura. É uma entidade de referência em inovação educacional com tecnologias.

O plano Ceibal foi lançado em 2007 e é uma iniciativa pioneira na distribuição de um computador para cada aluno e cada professor de todas as escolas públicas do país, além da instalação de rede de internet e wifi. São 17 anos de história de uma experiência exitosa reconhecida mundialmente. O projeto, além de levar novas ferramentas de aprendizagem para os estudantes, contribuiu para a inclusão digital das famílias mais pobres

O acordo prevê que o Ceibal ajude a mapear o contexto tecnológico nas Unidades Educacionais, incluindo os avanços e os desafios. Esse processo inclui análise de dados, reuniões onlines e visitas presenciais. Este mapeamento trará uma visão clara e abrangente que servirá para elaboração de planos de ação de acordo com as prioridades identificadas durante o processo de diagnóstico. 

“Essa importante troca de experiência vai nos permitir aprimorar e ampliar as políticas públicas de tecnologias a favor das aprendizagens que já desenvolvemos como às Salas Digitais, os  Laboratórios de Educação Digital (LEDs), à distribuição dos tablets para os estudantes, o nosso Currículo da Cidade – Tecnologias para Aprendizagem e muitas outras”, enfatizou o Secretário Fernando Padula. 

Na ocasião, o Presidente do Ceibal, Leandro Folgar, também visitou o CEU EMEF Jaçanã para conhecer de perto as Salas Digitais e o Laboratório de Educação Digital da unidade que desenvolve ações em três eixos, são eles: Tecnologia da Informação e Comunicação, Programação e Letramento Digital. O espaço também permite o protagonismo estudantil em projetos de robótica, Cultura Maker e muito mais.  

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Imagem com figura de várias crianças segurando faixas com dizeres sobre a conscientização sobre o Autismo.

Vídeos desmistificam o Transtorno do Espectro Autista no canal pedagógico da SME

Publicado em: 03/04/2023 2h12 - em Secretaria Municipal de Educação

Letreiro com uma estrela escrito
Montagem com fundo verde escuro e três fotografias. Na primeira, há pessoas caminhando em uma trilha, em volta deles tem várias árvores. A do meio tem uma placa de madeira com o texto

Visita no quilombo mais antigo de SP inspira ações antirracistas na Rede Municipal

Publicado em: 31/03/2023 1h58 - em Secretaria Municipal de Educação

fotografia mostra Quadra poliesportiva Coberta em uma unidade escolar

Prefeitura de SP entrega mais quatro coberturas de quadras poliesportivas em escolas da Rede Municipal

Publicado em: 29/03/2023 4h09 - em Secretaria Municipal de Educação

Quatro mulheres estão de pé posando para foto, elas estãousando saias rodadas com estampas floridas. A mulher da ponta esquerda está usando uma máscara de boi, a que está ao seu lado segura um estandarte com fitas coloridas e o desenho do rosto de um boi.

‘Cortejo’ ajuda a acolher crianças indígenas e migrantes de CEI

Publicado em: 29/03/2023 4h03 - em Secretaria Municipal de Educação

1 162 163 164 165 166 1.491