Notícias
Secretaria Municipal de Educação divulga orientações sobre restrição de uso celulares nas unidades educacionais
A utilização do aparelho será permitida em casos de atividades pedagógicas, garantia de acessibilidade, direitos fundamentais, inclusão e condições de saúde dos estudantes
Publicado em: 04/02/2025 11h05 | Atualizado em: 04/02/2025
A Secretaria Municipal de Educação (SME) divulgou nesta terça-feira (04) a Instrução Normativa (IN) nº 5 de 03 de fevereiro de 2025 com orientações sobre a utilização dos celulares e aparelhos eletrônicos nas unidades educacionais da Rede Municipal de Ensino da capital paulista. A normativa reforça e vem ao encontro do que já tem sido praticado na rede em atendimento à Lei Municipal 14.974/2009. As orientações já passam a valer para a volta às aulas que acontece amanhã (05).
A restrição ao uso de celulares é prevista durante as aulas, recreios, intervalos entre as aulas e demais atividades desenvolvidas nas unidades educacionais. A utilização é permitida em casos de atividades pedagógicas, atendimento às condições de saúde dos estudantes, na chegada ou saída do estudante e para garantia de acessibilidade, inclusão e dos direitos fundamentais. Nesses casos a equipe gestora deve analisar e pode solicitar manifestação das equipes do CEFAI (Centro de Formação e Acompanhamento à Inclusão) e NAAPA (Núcleo de Apoio e Acompanhamento para a Aprendizagem).
Para os casos de uso pedagógico deverá constar no planejamento do professor e contar com a ciência da equipe gestora das unidades. Em casos de descumprimento, o professor deve orientar o estudante a desligar o aparelho e guardar junto a seus pertences ou desligar e entregar a gestão escolar que irá devolvê-lo ao final do período. Em casos de reincidência e gestão deve convocar os responsáveis para orientações. As gestão das unidades também devem divulgar o número de telefone para contato em caso de necessidade de comunicação com os estudantes.
Essas orientações também serão tratadas durante as reuniões de pais, Dia da Família e demais atividades desenvolvidas com a comunidade escolar. Os estudantes do Ensino Fundamental da Rede Municipal já contam com aulas de Educação Digital orientadas pelo Currículo da Cidade com o objetivo de prepará-los para o uso crítico, criativo e construtivo das tecnologias digitais. As Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs) contam com Laboratórios de Educação Digital que oferecem inúmeras possibilidades de atividades de robótica, programação, cultura maker, tecnologia da informação, comunicação, eletrônica criativa, e muito mais.
A SME também orienta que as unidades devem continuar promovendo ações de conscientização sobre os prejuízos e riscos do uso excessivo dos celulares com o apoio do Conselho de Escola e dos Grêmios Estudantis. Cada unidade também terá autonomia para junto com o Conselho de Escola elaborar normas complementares de acordo com os casos do cotidiano de cada unidade de acordo com as legislações vigentes. Confira a Instrução Normativa na íntegra clicando aqui.
Notícias Mais Recentes
Secretaria Municipal de Educação
SME promove encontro para fortalecer ações integradas de proteção escolar
Secretaria Municipal de Educação
Servidores municipais devem realizar Declaração Anual de Bens e Valores até 30 de junho
Diretoria Regional de Educação Guaianases
DRE Guaianases realiza encontro com gestores das unidades diretas
Secretaria Municipal de Educação
Secretaria Municipal de Educação vence em cinco categorias do Premia Sampa 2026
Secretaria Municipal de Educação
Jornada Pedagógica da Educação Infantil destaca a documentação pedagógica na Rede Municipal
Diretoria Regional de Educação Freguesia/Brasilândia
Após leitura de obra, alunos da rede municipal refletem sobre funcionalidades e o uso da inteligência artificial
Relacionadas
Prefeitura transforma em lei programa de bonificação para mais de 69 mil profissionais da rede conveniada de educação
Publicado em: 29/05/2026 6h42 - em Secretaria Municipal de Educação
Professores de Educação Digital participam de formação no CEU Carrão
Publicado em: 29/05/2026 3h23 - em Secretaria Municipal de Educação
Concorrendo com outras 47 cidades de 10 países, São Paulo ganha prêmio internacional com projeto que reduziu a evasão escolar
Publicado em: 29/05/2026 2h07 - em Secretaria Municipal de Educação
São Paulo adere à Prova Nacional Docente e amplia opções para seleção de professores
Publicado em: 29/05/2026 1h01 - em Secretaria Municipal de Educação
SME promove formação para fortalecer atuação das equipes de manutenção escolar
Publicado em: 29/05/2026 12h04 - em Secretaria Municipal de Educação