Notícias

Secretaria Municipal de Educação de São Paulo lança primeiro caderno da série Diálogos com NAAPA

Coleção com cinco cadernos promove reflexão sobre as necessidades educacionais em tempos de pandemia 

Publicado em: 16/04/2021 7h26 | Atualizado em: 26/04/2021

 

Imagem com fundo lilás traz o texto: Diálogos com o NAAPA - Ansiedade e medo em tempos de pandemia: a arte favorecendo ressignificações

A partir de hoje (16), a Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, por meio do Núcleo de Apoio e Acompanhamento para a Aprendizagem (NAAPA), lança o primeiro caderno da série Diálogos com o NAAPA. O material faz parte da coleção de cinco volumes que abordam múltiplos temas relacionados ao contexto educacional e ao período da pandemia.

Os assuntos contemplam os sentimentos de ansiedade e medo, a construção do trabalho coletivo na escola, vulnerabilidade para além da desigualdade social, adolescência e, também, a oferta de práticas pedagógicas que contemplem as necessidades dos estudantes com doença crônica ou submetidos a tratamentos de longa duração pela Pedagogia Hospitalar.

Os cadernos possuem um formato curto e serão disponibilizados tanto na versão digital, quanto impressa. O primeiro volume Ansiedade e medo em tempos de pandemia: a arte favorecendo ressignificações possui 24 páginas. Nele, são abordados a temática da ansiedade e do medo como sentimentos que foram destacados ao longo dos diálogos estabelecidos entre as equipes do NAAPA e a rede.  

Acesse o Volume 1 – Ansiedade e medo em tempos de pandemia: a arte favorecendo ressignificações

Para a equipe do NAAPA, discutir a respeito dos impactos emocionais advindos da pandemia, bem como apresentar estratégias pedagógicas, mediadas pela arte, para ressignificar os desafios impostos pela escola neste momento é o eixo deste material.

Toda semana um novo volume será divulgado no Portal SME e estará disponível online para leitura e download. Em breve, acompanhe as próximas publicações:

Volume 2 

A construção do trabalho coletivo na escola: reflexões e proposições

Volume 3

Vulnerabilidade e Educação

Volume 4

Adolescentes e educadores construindo relações dialógicas mediadas pela arte

Volume 5

Pedagogia Hospitalar: aprendizagens, saberes e afetos

 

Apresentação do Volume 1

 A Série Diálogos com o NAAPA originou-se a partir de diversos encontros entre o NAAPA e a comunidade escolar durante os meses de março a dezembro de 2020. Os encontros promovidos pelas equipes tinham como objetivo inicial ouvir os os profissionais da Educação a respeito do impacto causado pelo distanciamento do espaço educacional, bem como refletir acerca de estratégias para ressignificar a experiência docente, compreendendo a necessidade de se reinventar num tempo em que o contato com o outro nos é restrito.

 A ansiedade, o medo, a insegurança e a incerteza passaram a ser, mais do que temas, sentimentos que penetraram a vida de todos, impactados com o surgimento da pandemia. Por isso, a nossa escuta transformou-se no texto que compõe o primeiro volume da série.

Para além de definir ansiedade e os sintomas que ela apresenta, este volume busca refletir sobre formas de dialogar com os estudantes, de nomear os sentimentos, bem como de convidá-los a expressarem o incômodo que sentem ou sentiram, se assim o desejarem, causado pelo afastamento da escola, dos amigos, dos professores, contribuindo para o debate e a reflexão que a escola fará ao longo deste ano sobre a redescoberta do espaço educacional.

O volume 1 Ansiedade e medo em tempos de pandemia: a arte favorecendo ressignificações busca estabelecer possibilidades de superação, de diálogo com o outro, em busca de formação de coletivos que encontrem e reconheçam modos de viver e sobreviver em tempos de pandemia, criando espaços para expressar e nomear o sentido, ressignificando-o.

A Arte pode promover experiências intensas, permitindo a cada um acessar os sentimentos e reconhecê-los, criando espaços para expressá-los, ressignificando-os. Construirmos a consciência da força que um coletivo tem passa por um longo processo que considere as ações que podemos desenvolver, mesmo em tempos de pandemia.

 

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Planetário Do Ceu Parelheiros

Prefeitura de São Paulo inaugura Planetário no CEU Parelheiros na Zona Sul

Publicado em: 04/12/2024 5h54 - em Secretaria Municipal de Educação

Professor
Três pessoas sentadas em cadeiras em um palco. Duas adolescentes, uma com roupas pretas e outra com um colete laranja. Ao lado, um homem com camiseta azul.

Estudantes apresentam propostas para mitigação das mudanças climáticas

Publicado em: 04/12/2024 5h27 - em Secretaria Municipal de Educação

Projeto Gentileza Emei Ayrton Senna Da Silva

Crianças da EMEI Ayrton Senna realizam caminhada da gentileza

Publicado em: 04/12/2024 4h52 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de uma professora sentada em uma cadeirinha segurando um livro e a sua frente crianças sentadas em tapetinhos. Eles estão em uma área externa gramada com uma quadra ao fundo.

Projeto “Leituraço!” completa 10 anos na Rede Municipal de Ensino de São Paulo em 2024

Publicado em: 04/12/2024 3h53 - em Secretaria Municipal de Educação

1 5 6 7 8 9 1.488