Notícias
Secretaria Municipal de Educação de São Paulo lança primeiro caderno da série Diálogos com NAAPA
Coleção com cinco cadernos promove reflexão sobre as necessidades educacionais em tempos de pandemia
Publicado em: 16/04/2021 7h26 | Atualizado em: 26/04/2021
A partir de hoje (16), a Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, por meio do Núcleo de Apoio e Acompanhamento para a Aprendizagem (NAAPA), lança o primeiro caderno da série Diálogos com o NAAPA. O material faz parte da coleção de cinco volumes que abordam múltiplos temas relacionados ao contexto educacional e ao período da pandemia.
Os assuntos contemplam os sentimentos de ansiedade e medo, a construção do trabalho coletivo na escola, vulnerabilidade para além da desigualdade social, adolescência e, também, a oferta de práticas pedagógicas que contemplem as necessidades dos estudantes com doença crônica ou submetidos a tratamentos de longa duração pela Pedagogia Hospitalar.
Os cadernos possuem um formato curto e serão disponibilizados tanto na versão digital, quanto impressa. O primeiro volume Ansiedade e medo em tempos de pandemia: a arte favorecendo ressignificações possui 24 páginas. Nele, são abordados a temática da ansiedade e do medo como sentimentos que foram destacados ao longo dos diálogos estabelecidos entre as equipes do NAAPA e a rede.
Acesse o Volume 1 – Ansiedade e medo em tempos de pandemia: a arte favorecendo ressignificações
Para a equipe do NAAPA, discutir a respeito dos impactos emocionais advindos da pandemia, bem como apresentar estratégias pedagógicas, mediadas pela arte, para ressignificar os desafios impostos pela escola neste momento é o eixo deste material.
Toda semana um novo volume será divulgado no Portal SME e estará disponível online para leitura e download. Em breve, acompanhe as próximas publicações:
Volume 2
A construção do trabalho coletivo na escola: reflexões e proposições
Volume 3
Vulnerabilidade e Educação
Volume 4
Adolescentes e educadores construindo relações dialógicas mediadas pela arte
Volume 5
Pedagogia Hospitalar: aprendizagens, saberes e afetos
Apresentação do Volume 1
A Série Diálogos com o NAAPA originou-se a partir de diversos encontros entre o NAAPA e a comunidade escolar durante os meses de março a dezembro de 2020. Os encontros promovidos pelas equipes tinham como objetivo inicial ouvir os os profissionais da Educação a respeito do impacto causado pelo distanciamento do espaço educacional, bem como refletir acerca de estratégias para ressignificar a experiência docente, compreendendo a necessidade de se reinventar num tempo em que o contato com o outro nos é restrito.
A ansiedade, o medo, a insegurança e a incerteza passaram a ser, mais do que temas, sentimentos que penetraram a vida de todos, impactados com o surgimento da pandemia. Por isso, a nossa escuta transformou-se no texto que compõe o primeiro volume da série.
Para além de definir ansiedade e os sintomas que ela apresenta, este volume busca refletir sobre formas de dialogar com os estudantes, de nomear os sentimentos, bem como de convidá-los a expressarem o incômodo que sentem ou sentiram, se assim o desejarem, causado pelo afastamento da escola, dos amigos, dos professores, contribuindo para o debate e a reflexão que a escola fará ao longo deste ano sobre a redescoberta do espaço educacional.
O volume 1 Ansiedade e medo em tempos de pandemia: a arte favorecendo ressignificações busca estabelecer possibilidades de superação, de diálogo com o outro, em busca de formação de coletivos que encontrem e reconheçam modos de viver e sobreviver em tempos de pandemia, criando espaços para expressar e nomear o sentido, ressignificando-o.
A Arte pode promover experiências intensas, permitindo a cada um acessar os sentimentos e reconhecê-los, criando espaços para expressá-los, ressignificando-os. Construirmos a consciência da força que um coletivo tem passa por um longo processo que considere as ações que podemos desenvolver, mesmo em tempos de pandemia.
Notícias Mais Recentes
CEU e COCEU
SME promove encontro formativo online que discute a democracia na escola e a ideia de participação
Diretoria Regional de Educação Jaçanã/Tremembé
EMEF Célia Regina Lekevicius Consolin promove Festival literário para toda a comunidade
Secretaria Municipal de Educação
Estudantes da Rede Municipal visitam Polo de Ecoturismo de São Paulo
Secretaria Municipal de Educação
Secretaria Municipal de Educação promove encontro formativo para educadores sobre proteção escolar
Secretaria Municipal de Educação
Estudantes da Rede Municipal de Ensino ganham recurso para aprender Matemática
Secretaria Municipal de Educação
CEUs de São Paulo possuem cerca de 1500 vagas para cursos técnicos gratuitos oferecidos pelo Centro Paula Souza em convênio com a SME
Relacionadas
CEUs de São Paulo possuem cerca de 1500 vagas para cursos técnicos gratuitos oferecidos pelo Centro Paula Souza em convênio com a SME
Publicado em: 17/04/2024 7h31 - em Secretaria Municipal de Educação
SME promove iniciativas de conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista até o final de abril
Publicado em: 17/04/2024 4h02 - em Secretaria Municipal de Educação
Tatiane Santos, mais conhecida como Pretinha Educadora, é professora da Rede Municipal e influenciadora digital com mais de 11 mil seguidores
Publicado em: 15/04/2024 5h16 - em Secretaria Municipal de Educação
Inscrições para o Prêmio Paulo Freire 2024 já estão abertas
Publicado em: 15/04/2024 12h06 - em Secretaria Municipal de Educação
Estudante da Rede Municipal de São Paulo vai representar o Brasil em Fórum Mundial da ONU para debater o desenvolvimento sustentável
Publicado em: 12/04/2024 5h47 - em Secretaria Municipal de Educação