Notícias

Secretaria Municipal de Educação de São Paulo lança primeiro caderno da série Diálogos com NAAPA

Coleção com cinco cadernos promove reflexão sobre as necessidades educacionais em tempos de pandemia 

Publicado em: 16/04/2021 7h26 | Atualizado em: 26/04/2021

 

Imagem com fundo lilás traz o texto: Diálogos com o NAAPA - Ansiedade e medo em tempos de pandemia: a arte favorecendo ressignificações

A partir de hoje (16), a Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, por meio do Núcleo de Apoio e Acompanhamento para a Aprendizagem (NAAPA), lança o primeiro caderno da série Diálogos com o NAAPA. O material faz parte da coleção de cinco volumes que abordam múltiplos temas relacionados ao contexto educacional e ao período da pandemia.

Os assuntos contemplam os sentimentos de ansiedade e medo, a construção do trabalho coletivo na escola, vulnerabilidade para além da desigualdade social, adolescência e, também, a oferta de práticas pedagógicas que contemplem as necessidades dos estudantes com doença crônica ou submetidos a tratamentos de longa duração pela Pedagogia Hospitalar.

Os cadernos possuem um formato curto e serão disponibilizados tanto na versão digital, quanto impressa. O primeiro volume Ansiedade e medo em tempos de pandemia: a arte favorecendo ressignificações possui 24 páginas. Nele, são abordados a temática da ansiedade e do medo como sentimentos que foram destacados ao longo dos diálogos estabelecidos entre as equipes do NAAPA e a rede.  

Acesse o Volume 1 – Ansiedade e medo em tempos de pandemia: a arte favorecendo ressignificações

Para a equipe do NAAPA, discutir a respeito dos impactos emocionais advindos da pandemia, bem como apresentar estratégias pedagógicas, mediadas pela arte, para ressignificar os desafios impostos pela escola neste momento é o eixo deste material.

Toda semana um novo volume será divulgado no Portal SME e estará disponível online para leitura e download. Em breve, acompanhe as próximas publicações:

Volume 2 

A construção do trabalho coletivo na escola: reflexões e proposições

Volume 3

Vulnerabilidade e Educação

Volume 4

Adolescentes e educadores construindo relações dialógicas mediadas pela arte

Volume 5

Pedagogia Hospitalar: aprendizagens, saberes e afetos

 

Apresentação do Volume 1

 A Série Diálogos com o NAAPA originou-se a partir de diversos encontros entre o NAAPA e a comunidade escolar durante os meses de março a dezembro de 2020. Os encontros promovidos pelas equipes tinham como objetivo inicial ouvir os os profissionais da Educação a respeito do impacto causado pelo distanciamento do espaço educacional, bem como refletir acerca de estratégias para ressignificar a experiência docente, compreendendo a necessidade de se reinventar num tempo em que o contato com o outro nos é restrito.

 A ansiedade, o medo, a insegurança e a incerteza passaram a ser, mais do que temas, sentimentos que penetraram a vida de todos, impactados com o surgimento da pandemia. Por isso, a nossa escuta transformou-se no texto que compõe o primeiro volume da série.

Para além de definir ansiedade e os sintomas que ela apresenta, este volume busca refletir sobre formas de dialogar com os estudantes, de nomear os sentimentos, bem como de convidá-los a expressarem o incômodo que sentem ou sentiram, se assim o desejarem, causado pelo afastamento da escola, dos amigos, dos professores, contribuindo para o debate e a reflexão que a escola fará ao longo deste ano sobre a redescoberta do espaço educacional.

O volume 1 Ansiedade e medo em tempos de pandemia: a arte favorecendo ressignificações busca estabelecer possibilidades de superação, de diálogo com o outro, em busca de formação de coletivos que encontrem e reconheçam modos de viver e sobreviver em tempos de pandemia, criando espaços para expressar e nomear o sentido, ressignificando-o.

A Arte pode promover experiências intensas, permitindo a cada um acessar os sentimentos e reconhecê-los, criando espaços para expressá-los, ressignificando-os. Construirmos a consciência da força que um coletivo tem passa por um longo processo que considere as ações que podemos desenvolver, mesmo em tempos de pandemia.

 

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Imagem de uma mão sobre o computador.

SME abre processo seletivo interno para coordenador de Polo UniCEU

Publicado em: 14/01/2022 5h27 - em Secretaria Municipal de Educação

fotografia de professora atendendo um garoto em sua mesa. Todos usam máscara facial.

SME publica classificação definitiva dos candidatos para eventual contratação

Publicado em: 14/01/2022 10h30 - em Secretaria Municipal de Educação

fotografia de dois notebooks sobre uma mesa
Imagem com diversas antenas.

Prefeitura sanciona Lei das Antenas

Publicado em: 13/01/2022 12h07 - em Secretaria Municipal de Educação

fotografia mostra uma mão infantil sendo auxiliada pela mão de um adulto

Bolsas de estágio têm aumento de 30% e SME possui 4 mil vagas para contratação

Publicado em: 12/01/2022 2h50 - em Secretaria Municipal de Educação

1 2 3 1.211