Notícias

Secretaria Municipal de Educação cria índice para avaliar Ensino Fundamental

Rede Paulistana irá utilizar aspectos pedagógicos e sociais para orientar índice e traçar metas para a rede

Publicado em: 06/08/2019 12h41 | Atualizado em: 04/05/2021

idep_740x430.jpg

A Secretaria Municipal de Educação (SME) está implantando uma nova ferramenta para avaliar o desempenho de Escolas de Ensino Fundamental e estudantes da rede municipal de ensino. O Índice de Desenvolvimento da Educação Paulistana (IDEP), de maneira inédita, irá considerar a proficiência dos estudantes a partir da Prova São Paulo e também os dados dos territórios, como nível socioeconômico e a complexidade de gestão de cada unidade.

Atualmente, a SME considera como indicador o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), que é formado a partir dos resultados do Saeb e da taxa de aprovação dos estudantes. O IDEB é um indicador que serviu para nortear diversas ações das redes de ensino no Brasil, porém, ele será substituído a partir de 2021.

Em razão disso, o IDEP refletirá melhor o desempenho dos estudantes para o estabelecimento de metas para cada escola.

O novo indicador para a rede pública paulistana será composto por: proficiência apurada dos estudantes do 3º ao 9º anos na Prova São Paulo, nas disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática e Ciências da Natureza; nível Socioeconômico (Inse) da escola disponibilizados pelo INEP a partir dos questionários do Saeb e Indicador de Complexidade da Gestão (ICG) fornecidos pelo INEP, que calcula o quão complexa é a administração de cada escola.

Para estabelecer as metas das escolas foram agrupadas primeiramente o seu nível socioeconômico e divididas dentro destes em níveis de acordo com o seu ICG, posteriormente foram considerados os resultados das Provas São Paulo 2017 e 2018 para o estabelecimento das metas. Os objetivos de cada Escola serão revisados a cada 5 anos.

Para a coordenadora pedagógica Minéa Fratelli o IDEP mostrará de forma mais realista o desempenho pedagógico da rede municipal. “O IDEB é um índice importante, mas que foi criado há mais de 10 anos e não consideras as diferenças do território em uma cidade tão grande quanto São Paulo. A expectativa é que possamos apoiar as escolas e respeitar sua individualidade”, destacou.

Prêmio de Desempenho Educacional (PDE)

Em 2019, a Secretaria Municipal de Educação e os Sindicatos da categoria retomaram os encontros das Mesas Setoriais e passaram a discutir o pagamento do Prêmio por Desempenho Educacional, nascendo assim um novo Projeto de Lei que será a base de cálculo para o pagamento do bônus que não terá natureza salarial ou remuneratória.

O Novo PDE terá o valor individual calculado sobre o valor integral, observadas as jornadas de trabalho e considerando o desempenho das unidades da Secretaria Municipal de Educação no IDEP.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fotografia de grupo de jovens em participação de uma reunião

SME incentiva que estudantes, familiares e profissionais façam parte das instâncias de participação

Publicado em: 27/02/2024 12h36 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de cinco estudantes com a camiseta laranja do Imprensa Jovem. Três estudantes estão sentados em bancos altos em frente a uma estante de livros e a menina que está no meio segura um microfone e um celular. Todos olham para o celular. Em primeiro plano, de costas para o ângulo da fotografia, um menino manuseia o tripé em que está a câmera e o celular, atrás de sua camiseta laranja está escrito em preto Imprensa Jovem. Em frente a ele, e também de costas para o ângulo da foto, há mais uma estudante.
Design Sem Nome (1)

DRE Guaianases promove reunião de organização

Publicado em: 22/02/2024 4h37 - em Diretoria Regional de Educação Guaianases

Imagem dividida em 3 retângulos, cada um com imagens que fazem alusão à símbolos indígenas
Foto de um adulto, com camiseta do Fab Lab, escrevendo em uma lousa branca, crianças acompanhando , tanto em pé, ao lado da lousa, como sentados.

Rede Fab Lab Livre SP abre agenda de oficinas para estudantes e professores da Rede Municipal

Publicado em: 22/02/2024 11h30 - em Secretaria Municipal de Educação

1 2 3 1.427