Notícias

“Sarau do Binho” visita a EMEF Marina Melander

Data marcou o encontro entre o movimento literário e os alunos do projeto “Sarau na praça”, promovido pela escola

Publicado em: 03/11/2016 10h45 | Atualizado em: 30/11/2020
Sarau do Binho visita EMEF Marina Melander_740x430.jpg

A Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Marina Melander Coutinho recebeu no último dia 20 de outubro o “Sarau do Binho”. O movimento literário é bastante conhecido e atuante na Zona Sul de São Paulo e, desde 2004, realiza eventos poéticos e musicais em espaços públicos e escolas da cidade. Na EMEF Marina Melander, o grupo participou de uma mostra de poesia em conjunto com os alunos do 7º e 9º ano do projeto “Sarau na Praça”.

No evento organizado pela escola, os alunos ouviram as poesias recitadas pelo grupo liderado pelo poeta Binho e puderam mostrar e ler os poemas produzidos por eles na escola. As Professoras Win Eufrásio e Camila Nunes, idealizadoras do projeto de poesias da EMEF, foram as responsáveis por mediar o encontro entre os jovens poetas do “Sarau na Praça” e os veteranos integrantes do “Sarau do Binho”.

A Professora Win se disse muito feliz com o evento. Para ela, o projeto da EMEF se assemelha com o ideal dos poetas do Binho por também trabalhar com a ideia de ocupar os espaços públicos da cidade. “Nossos pequenos poetas estão ganhando cada vez mais espaço ao ocupar São Paulo. Já fomos ao Centro Cultural de São Paulo e ao Solo Sagrado de Guarapiranga. A ideia é, até o fim do ano, realizar uma edição do sarau no SESC Interlagos”, planeja.

Ela ainda explica que apesar de se inspirarem em movimentos literários como o próprio “Sarau do Binho”, o objetivo é nunca desviar o foco da produção autoral. “Racismo, homofobia, questões de gênero e classes sociais são temas que angustiam o dia a dia destes jovens e por isso são abordados em forma de verso, prosa, teatro, música, na escrita dos alunos”, completa.

Veja a galeria de fotos do evento.

Saiba mais sobre o projeto “Sarau na Praça”, da EMEF Marina Melander.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fotografia de duas meninas jogando tênis.
Fotografia com capas de livros.

Estudantes e educadores celebram produções literárias 

Publicado em: 22/05/2026 1h00 - em Secretaria Municipal de Educação

Um grupo de pessoas posa para uma foto em frente ao prédio da Diretoria Regional de Educação Guaianases. Os participantes estão reunidos lado a lado, sorrindo para a câmera. No centro do grupo, há um cachorro cercado pelas pessoas, tornando a cena mais acolhedora e descontraída. Ao fundo, é possível ver a fachada da instituição e a entrada do local.

DRE Guaianases realiza Semana Interna de Prevenção e Acidentes do Trabalho

Publicado em: 22/05/2026 12h04 - em Diretoria Regional de Educação Guaianases

Imagem com fundo bege e o texto

DRE Capela do Socorro realiza seminário para valorizar a cultura africana e afro-brasileira

Publicado em: 22/05/2026 9h00 - em Diretoria Regional de Educação Capela do Socorro

Sala de formação com servidores da Educação reunidos em grupos ao redor de mesas. As pessoas estão sentadas e conversando durante uma atividade colaborativa. Ao fundo, há estantes com livros e grandes janelas que iluminam o ambiente. Um homem em pé conversa com os participantes, enquanto outras pessoas acompanham a dinâmica em clima de interação e aprendizado.
«1 2 3 1.662