Notícias

São Paulo zera a fila de espera por vaga na pré-escola pela primeira vez na história

Em cinco meses, Secretaria Municipal de Educação cria mais de 10 mil vagas para crianças entre 4 e 5 anos na rede de ensino

Publicado em: 31/05/2017 11h14 | Atualizado em: 30/11/2020

vagas em educa infantil.jpg

A Secretaria Municipal de Educação conseguiu este ano, em cinco meses de gestão, zerar a fila de espera por vagas de pré-escola nas EMEIs de São Paulo. O pico da fila foi em fevereiro, quando o número de crianças entre 4 e 5 anos esperando pelo acesso à educação infantil chegou a 10.548.

São Paulo atinge assim a meta nacional, prevista para 2016, e passa à frente de muitos estados e municípios. Em todo o Brasil, cerca de 515 mil crianças entre 4 a 5 anos estão fora da escola.

“Zerar a fila de atendimento para a pré-escola é um feito histórico. É um grande passo para São Paulo garantir educação infantil de qualidade para todas as crianças a partir dos 4 anos”, afirma o secretário municipal de Educação, Alexandre Schneider.

A inclusão na rede de todas as crianças cadastradas na fila foi possível com ações em três frentes. Primeiro, foi posta em prática uma gestão eficiente de matrículas, que gerou 7.599 vagas, fazendo auditoria da capacidade real de atendimento de cada unidade de ensino, ampliando o número de escolas a que cada criança concorria e ativando no sistema a localização por mapa dos endereços de cadastro que não eram reconhecidos, por exemplo.

Outra ação foi a criação de mais 74 turmas em 33 unidades de ensino, transformando em sala de aula ambientes de usos diversos que estavam disponíveis, resultando em mais 2.077 crianças atendidas. E por fim, a oferta de transporte escolar de estudantes para unidades além de 2km de suas residências, mediante consulta aos pais, o que possibilitou o atendimento de mais 872 alunos.

A partir de agora, a solicitação por vaga deverá ser atendida em no máximo um mês. A oferta da educação nessa faixa etária busca garantir o direito da criança às plenas condições para seu desenvolvimento integral.

A secretaria de educação vai investir na ampliação do acervo de livros, brinquedos e kits de tecnologia para uso em sala de aula, com o objetivo de enriquecer a experiência dos alunos.

“O desenvolvimento infantil é favorecido pela riqueza e diversidade de interações com outras crianças e adultos, e pelo tempo de brincar e o acesso a materiais como livros e dispositivos tecnológicos oferecidos em nossas escolas”, explica Schneider.

Hoje a rede municipal conta com 558 unidades de educação infantil, sendo 550 EMEIs e 8 CEMEIs, que atendem 223.393 crianças.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Crianças estão em área verde de costas para a foto.

Crianças observam e catalogam passarinhos no CEU Aricanduva

Publicado em: 19/05/2023 10h00 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia mostra várias crianças sentadas em roda no chão. Entre elas está uma professora, ela usa jaleco lilás e está batendo palmas.

SME divulga classificação definitiva para Professores de Educação Infantil – PEI

Publicado em: 19/05/2023 9h14 - em Secretaria Municipal de Educação

Imagem com o fundo roxo e a capa do Currículo da Cidade - Educação Ambiental - Orientações Pedagógicas

Conheça o currículo de Educação Ambiental das escolas municipais de SP

Publicado em: 18/05/2023 4h13 - em Secretaria Municipal de Educação

Montagem com três fotos. A primeira, da esquerda, mostra uma mulher de pé ao lado de um bebê que está sentado numa mesa. A do meio mostra um menino de pé em cima de um banco, atrás dele há o desenho de uma asa. A última mostra duas crianças sentadas, elas seguram canetas. Entre elas há uma mulher auxiliando-as.

CEI da DRE Itaquera ‘recria’ Beco do Batman e até Poupatempo para crianças ‘tirarem’ CNH

Publicado em: 18/05/2023 1h33 - em Secretaria Municipal de Educação

Semana Municipal Do Brincar

Prefeitura de São Paulo promove Semana do Brincar e oferece atividades em diversos pontos da cidade

Publicado em: 18/05/2023 12h29 - em Secretaria Municipal de Educação

1 148 149 150 151 152 1.493