Notícias

Vivências trazem elementos típicos do Nordeste para os pequenos; no Dia da Família, escola fará celebração e homenagem à região

Publicado em: 13/06/2023 15h30 | Atualizado em: 13/06/2023

Fotografia de crianças de pé na frente de uma mesa, que está coberta com uma toalha florida. Sobre ela, há caixas com livros de cordel.
Devido ao fato de muitas famílias das crianças matriculadas na EMEI Rodrigues de Abreu, da DRE Guaianases, serem nordestinas, a escola tem trabalhado a cultura popular do Nordeste na unidade. No dia 30 de junho, o Dia da Família terá o tema “Celebrando a  Cultura Popular Brasileira”. 

Até lá, o Nordeste aparece na escola em vários contextos de aprendizagem, na sala de aula, em comidas, instrumentos musicais, tecidos e brinquedos. Vários itens da cultura nordestina foram expostos para que as crianças pudessem conhecer mais. 

As crianças puderam explorá-los e conforme iam surgindo as dúvidas, iam questionando e construindo conhecimento como protagonistas de seu aprendizado.

Em uma outra sala foi explorada a figura do espantalho, que normalmente é colocado nas plantações para espantar as aves. Nesta ação, os familiares estão sendo entrevistados, relatando sobre suas experiências com o boneco, para que os pequenos reconheçam por meio das falas de seus responsáveis.

A ideia do projeto surgiu a partir da escuta dos familiares. “Discutimos com os educadores da escola, e os responsáveis também pediam que esse assunto fosse abordado, aqui no território muitas famílias vieram do nordeste”, disse Susana Cristina de Araújo,  coordenadora pedagógica da unidade.

 

Pertencimento

Por meio dessas experiências, as crianças aprendem a valorizar e reconhecer a cultura popular nordestina, que é muito presente na vida de muitas famílias matriculadas na unidade, surgindo assim a possibilidade de compartilhar culturas e ampliar as experiências.

“O objetivo principal dessas vivências é que as crianças tenham contato e valorizem a cultura popular nordestina. Esse é um diálogo que as famílias têm interesse e ultrapassa a escola. Nesse momento a gente luta muito com a era digital, então valorizamos que a criança tenha um diálogo com a sua família, esse momento é uma possibilidade de um momento de qualidade”, afirmou a coordenadora.

Os pequenos ainda serão apresentados a outros estilos musicais, como o forró, o xaxado e o frevo, que são típicos da região que está sendo explorada. No Dia da Família, que acontecerá no final deste mês, a unidade celebrará e homenageará a cultura popular nordestina. A decoração da EMEI será inspirada nesta temática e a comunidade será imersa nesta cultura, possibilitando aproximação e ampliação cultural.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Um professor segura o braço de uma estudante que sobe em uma corda. Ao fundo, uma floresta e um rio.

Estudantes da Rede Municipal visitam Polo de Ecoturismo de São Paulo

Publicado em: 18/04/2024 6h16 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia mostra seis pessoas sentadas em uma bancada vermelha, atrás deles se lê

Secretaria Municipal de Educação promove encontro formativo para educadores sobre proteção escolar

Publicado em: 18/04/2024 3h16 - em Secretaria Municipal de Educação

Uma criança com uniforme da prefeitura toca em um tablet em cima de uma mesa

Estudantes da Rede Municipal de Ensino ganham recurso para aprender Matemática

Publicado em: 18/04/2024 2h07 - em Secretaria Municipal de Educação

Foto de estudante usando notebook da escola.
Fotografia mostra duas mãos pegando pedrinhas coloridas que formam um coração cheio de predas nas cores amarela, vermelha e azul.
1 2 3 1.440