Notícias

São Paulo cria parceria com Defensoria Pública para reduzir judicialização da educação

Termo assinado entre Secretaria Municipal e Defensoria prevê solução administrativa para casos de espera por vaga em creche

Publicado em: 04/06/2019 18h33 | Atualizado em: 04/05/2021

Defensoria publica_740x430.jpg

A Secretaria Municipal de Educação e a Defensoria Pública do Estado de São Paulo assinaram nesta segunda-feira (3), um termo de cooperação para promover a resolução extrajudicial de conflitos de crianças que aguardam vaga para os Centros de Educação Infantil do Município.

São Paulo reduziu em 40% o número de crianças aguardando para ser chamado em uma CEI. Na Zona Sul essa redução chega a 60%, no entanto, os distritos do Grajaú, Campo Limpo e Jardim Ângela ainda registram grande número de crianças na espera.

Com essa parceria a SME e Defensoria terão um compartilhamento maior de informações, possibilitando que o número de processos seja reduzido e o acesso à informação fique mais ágil.

“Estamos buscando combater as causas e não apenas as consequências dos problemas. Por isso, a iniciativa com a Defensoria Pública é muito importante e deve ser duradoura, já que poderemos manter um canal direto para atender e dissolver dúvidas presentes no atendimento”, afirma o secretário de Educação, João Cury.

Defensoria Publica_01_740x430.jpg

A parceria irá atender os pedidos feitos nos Fóruns de Santo Amaro e Itaquera, regiões mais populosas. Com isso, a expectativa é para que com uma única lista de entrada o atendimento seja agilizado para todos os alunos e famílias.

“O compartilhamento de informações irá fortalecer e tornar mais eficiente a necessidade de processos”, diz o defensor geral do Estado, David Depiné.

A cidade de São Paulo já vem trabalhando essa questão através de um comitê formado por Poder Judiciário de São Paulo, Ministério Público, Defensoria Pública e Sociedade Civil, reduziu 55,6% de crianças atendidas após ação judicial, passando de 18,6 mil em 2017 para 8,2 mil em 2018. A intenção com mais essa ação é finalizar a chamada “fila paralela”.

Para a advogada Alessandra Gotti, do Instituto Articule, que apoiou a negociação do Termo de Parceria, e que também integra o Comitê de Monitoramento, essa é uma importante inovação. “O compartilhamento de dados entre a Secretaria Municipal de Educação e a Defensoria Publica, que passará a ter acesso à informação do tempo de espera para a vaga em uma determinada localidade, permitirá uma solução mais célere para o acesso à creche, sem necessidade de acionar a Justiça”.

Defensoria Publica_02_740x430.jpg

A assinatura do termo ocorreu na sede da Secretaria Municipal de Educação e participaram o Defensor Geral do Estado, David Eduardo Depiné Filho e o secretário municipal de Educação, João Cury.

Criação de novas vagas

Outra ação da administração municipal para ampliar as vagas em creche é a alteração na sua forma de contratar parcerias com o Terceiro Setor. Agora, Centros de Educação Infantil com até 59 crianças receberão 20% a mais sobre o valor total percapita, a fim de garantir mais vagas para a demanda pulverizada.

Pedidos para vagas em creche ficaram cada vez mais pulverizados, em regiões que não conseguem abrir unidades com o mesmo formato que estava sendo utilizado ao longo desses anos, que previa espaços para 120 crianças ou mais.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

EMEF cria escape room sobre mitologia grega para estimular o raciocínio lógico dos estudantes

EMEF cria escape room sobre mitologia grega para estimular o raciocínio lógico dos estudantes

Publicado em: 02/12/2022 1h47 - em Secretaria Municipal de Educação

foto ilustrativa de estágio

Prática de estágio em escola municipal é reconhecida pela Prefeitura de São Paulo

Publicado em: 02/12/2022 12h18 - em Diretoria Regional de Educação São Mateus

Educador Em Destaque

SME homenageia e premia professores da Rede Municipal no Educador em Destaque 2022

Publicado em: 01/12/2022 4h25 - em Secretaria Municipal de Educação

Uniceu

Quatro polos da Rede UniCEU estão com inscrições abertas para especialização gratuita

Publicado em: 01/12/2022 2h32 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotofrafia de uma pessoa com jaleco branco segurando uma escova de dentes gigantes e conversando com uma criança e duas pessoas adultas ao lado dela. Todos estão sorrindo e sentados à mesa que também possui uma dentadura gigante sobre ela.

Secretarias da Saúde e da Educação oficializam Programa Saúde na Escola

Publicado em: 01/12/2022 1h08 - em Secretaria Municipal de Educação

1 2 3 1.300