Sala de Leitura: Vivências, Saberes e Práticas

A publicação está disponível online e conta a história do Programa Sala e Espaços de Leitura ao longo de seus 49 anos de existência

Publicado em: 03/02/2021 15h00 | Atualizado em: 03/02/2021
Em uma sala com prateleiras e paredes repletas de livors, estudantes adolescentes estão sentados em roda, lendo livros

O documento Sala de Leitura: Vivências, Saberes e Práticas está disponível no site da Secretaria Municipal de Educação (SME). São 122 páginas que contam a história do Programa Sala e Espaços de Leitura e sua trajetória em 49 anos. O material contribuiu para o desenvolvimento do trabalho pedagógico com a leitura literária nas escolas municipais.

Dividido em três capítulos aborda como o Programa Sala e Espaço de Leitura está organizado, suas diretrizes e finalidades, passando pelo contexto atual das salas e espaços de leitura nas escolas. Destaca o papel importante do Professor Orientador da Sala de Leitura como mediador de leitura e sua atuação nas unidades de ensino.

Nas práticas pedagógicas, há destaque para os Projetos: Jovens Mediadores de Leitura, Clube de Leitura, Sarau e Sessões Simultâneas. Aspectos referentes à organização das Salas são contemplados como elementos pedagógicos essenciais para o ambiente acolhedor de leitura.

Conheça a publicação Sala de Leitura: Vivências, Saberes e Práticas.

Salas e Espaços de Leitura

Se constituem em um programa de incentivo à leitura e à formação de leitores, sejam eles bebês, crianças, adolescentes, jovens ou adultos, que articula projetos e ações de leitura concretizados nas escolas municipais. É uma experiência, além de pioneira, bem-sucedida em termos de permanência e abrangência do programa, já que tem continuidade na Rede Municipal de Ensino (RME) há quase cinco décadas e atende todas as modalidades de ensino.

A aula

A aula de Sala de Leitura faz parte da grade curricular dos estudantes das escolas municipais da cidade de São Paulo. Ao todo, são 561 Salas de Leitura em Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs), Escolas Municipais de Ensino Fundamental e Médio (EMEFMs) e Escolas Municipais Ensino Bilíngue para Surdos (EMEBSs).

Para saber mais sobre o programa acesse a página do Núcleo Sala e Espaço de Leitura.

Mulher sorrindo enquanto mexe no computador
Fotografia mostra um pódio com a estudante Yara Nayelle da Cruz Costa, em 1º lugar - Campeã Paulista De Xadrez Sub 10 Femino.
abaixo, uma imagem com a silhueta de pontos turisticos de São Pailo, acima, os dizeres ITA - Índice de transparência ativa

Secretaria Municipal de Educação mantém nota 10 no Índice de Transparência Ativa (ITA)

Publicado em: 27/03/2024 2h45 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de um globo terrestre nas mãos de uma pessoa.

Abrem hoje as inscrições para o curso “Refúgios Humanos: Migrar, um direito à vida”

Publicado em: 27/03/2024 11h43 - em Educação em Direitos Humanos

Fotografia mostra professora sentada no chão, ela segura um livro com uma mão e aponta para as figuras com a outra. Na sua frente, há crianças sentadas no chão brincando com linhas e agulhas. No fundo da foto, pode-se ver os bonecos e bonecas negros e bolivianos.

Crianças de CEI Conjunto José Bonifácio exploram as diversas formas de tear

Publicado em: 27/03/2024 9h00 - em Secretaria Municipal de Educação