Notícias

Sala de Leitura: Vivências, Saberes e Práticas

A publicação está disponível online e conta a história do Programa Sala e Espaços de Leitura ao longo de seus 49 anos de existência

Publicado em: 03/02/2021 15h00 | Atualizado em: 03/02/2021
Em uma sala com prateleiras e paredes repletas de livors, estudantes adolescentes estão sentados em roda, lendo livros

O documento Sala de Leitura: Vivências, Saberes e Práticas está disponível no site da Secretaria Municipal de Educação (SME). São 122 páginas que contam a história do Programa Sala e Espaços de Leitura e sua trajetória em 49 anos. O material contribuiu para o desenvolvimento do trabalho pedagógico com a leitura literária nas escolas municipais.

Dividido em três capítulos aborda como o Programa Sala e Espaço de Leitura está organizado, suas diretrizes e finalidades, passando pelo contexto atual das salas e espaços de leitura nas escolas. Destaca o papel importante do Professor Orientador da Sala de Leitura como mediador de leitura e sua atuação nas unidades de ensino.

Nas práticas pedagógicas, há destaque para os Projetos: Jovens Mediadores de Leitura, Clube de Leitura, Sarau e Sessões Simultâneas. Aspectos referentes à organização das Salas são contemplados como elementos pedagógicos essenciais para o ambiente acolhedor de leitura.

Conheça a publicação Sala de Leitura: Vivências, Saberes e Práticas.

Salas e Espaços de Leitura

Se constituem em um programa de incentivo à leitura e à formação de leitores, sejam eles bebês, crianças, adolescentes, jovens ou adultos, que articula projetos e ações de leitura concretizados nas escolas municipais. É uma experiência, além de pioneira, bem-sucedida em termos de permanência e abrangência do programa, já que tem continuidade na Rede Municipal de Ensino (RME) há quase cinco décadas e atende todas as modalidades de ensino.

A aula

A aula de Sala de Leitura faz parte da grade curricular dos estudantes das escolas municipais da cidade de São Paulo. Ao todo, são 561 Salas de Leitura em Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs), Escolas Municipais de Ensino Fundamental e Médio (EMEFMs) e Escolas Municipais Ensino Bilíngue para Surdos (EMEBSs).

Para saber mais sobre o programa acesse a página do Núcleo Sala e Espaço de Leitura.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Design Sem Nome (1)

DRE Guaianases promove reunião de organização

Publicado em: 22/02/2024 4h37 - em Diretoria Regional de Educação Guaianases

Imagem dividida em 3 retângulos, cada um com imagens que fazem alusão à símbolos indígenas
Foto de um adulto, com camiseta do Fab Lab, escrevendo em uma lousa branca, crianças acompanhando , tanto em pé, ao lado da lousa, como sentados.

Rede Fab Lab Livre SP abre agenda de oficinas para estudantes e professores da Rede Municipal

Publicado em: 22/02/2024 11h30 - em Secretaria Municipal de Educação

fotografia de uma Menina Pintando Com Tinta
Fotografia de jovens em frente ao computador.

CEU São Mateus vai receber campeonatos de Free Fire e EA Sports FC 24

Publicado em: 21/02/2024 10h39 - em Secretaria Municipal de Educação

1 2 3 1.426