Notícias
Sala de Leitura: Vivências, Saberes e Práticas
A publicação está disponível online e conta a história do Programa Sala e Espaços de Leitura ao longo de seus 49 anos de existência
Publicado em: 03/02/2021 15h00 | Atualizado em: 03/02/2021
O documento Sala de Leitura: Vivências, Saberes e Práticas está disponível no site da Secretaria Municipal de Educação (SME). São 122 páginas que contam a história do Programa Sala e Espaços de Leitura e sua trajetória em 49 anos. O material contribuiu para o desenvolvimento do trabalho pedagógico com a leitura literária nas escolas municipais.
Dividido em três capítulos aborda como o Programa Sala e Espaço de Leitura está organizado, suas diretrizes e finalidades, passando pelo contexto atual das salas e espaços de leitura nas escolas. Destaca o papel importante do Professor Orientador da Sala de Leitura como mediador de leitura e sua atuação nas unidades de ensino.
Nas práticas pedagógicas, há destaque para os Projetos: Jovens Mediadores de Leitura, Clube de Leitura, Sarau e Sessões Simultâneas. Aspectos referentes à organização das Salas são contemplados como elementos pedagógicos essenciais para o ambiente acolhedor de leitura.
Conheça a publicação Sala de Leitura: Vivências, Saberes e Práticas.
Salas e Espaços de Leitura
Se constituem em um programa de incentivo à leitura e à formação de leitores, sejam eles bebês, crianças, adolescentes, jovens ou adultos, que articula projetos e ações de leitura concretizados nas escolas municipais. É uma experiência, além de pioneira, bem-sucedida em termos de permanência e abrangência do programa, já que tem continuidade na Rede Municipal de Ensino (RME) há quase cinco décadas e atende todas as modalidades de ensino.
A aula
A aula de Sala de Leitura faz parte da grade curricular dos estudantes das escolas municipais da cidade de São Paulo. Ao todo, são 561 Salas de Leitura em Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs), Escolas Municipais de Ensino Fundamental e Médio (EMEFMs) e Escolas Municipais Ensino Bilíngue para Surdos (EMEBSs).
Para saber mais sobre o programa acesse a página do Núcleo Sala e Espaço de Leitura.
Notícias Mais Recentes
Secretaria Municipal de Educação
Rede municipal amplia o acesso e garante matrícula sem exigência de documentos
Diretoria Regional de Educação São Mateus
Releitura de Os Três Porquinhos promove descobertas no berçário do CEI Jardim Adutora
DIPED
Diálogos em Rede promove encontro sobre comemorações na Educação Infantil
Diretoria Regional de Educação Campo Limpo
Escola Infantil lança projeto permanente para público-alvo da Educação Especial
Secretaria Municipal de Educação
SME oferece 900 vagas para curso online sobre linguagem e cultura escrita na Educação Infantil
Diretoria Regional de Educação Butantã
Fontes de recursos na folha de pagamento dos professores reforçam transparência
Relacionadas
Rede municipal amplia o acesso e garante matrícula sem exigência de documentos
Publicado em: 31/03/2026 5h06 - em Secretaria Municipal de Educação
Releitura de Os Três Porquinhos promove descobertas no berçário do CEI Jardim Adutora
Publicado em: 31/03/2026 12h44 - em Diretoria Regional de Educação São Mateus
Diálogos em Rede promove encontro sobre comemorações na Educação Infantil
Publicado em: 31/03/2026 11h07 - em DIPED
Escola Infantil lança projeto permanente para público-alvo da Educação Especial
Publicado em: 30/03/2026 4h58 - em Diretoria Regional de Educação Campo Limpo
SME oferece 900 vagas para curso online sobre linguagem e cultura escrita na Educação Infantil
Publicado em: 30/03/2026 4h02 - em Secretaria Municipal de Educação