Notícias

Sala de Leitura: Vivências, Saberes e Práticas

A publicação está disponível online e conta a história do Programa Sala e Espaços de Leitura ao longo de seus 49 anos de existência

Publicado em: 03/02/2021 15h00 | Atualizado em: 03/02/2021
Em uma sala com prateleiras e paredes repletas de livors, estudantes adolescentes estão sentados em roda, lendo livros

O documento Sala de Leitura: Vivências, Saberes e Práticas está disponível no site da Secretaria Municipal de Educação (SME). São 122 páginas que contam a história do Programa Sala e Espaços de Leitura e sua trajetória em 49 anos. O material contribuiu para o desenvolvimento do trabalho pedagógico com a leitura literária nas escolas municipais.

Dividido em três capítulos aborda como o Programa Sala e Espaço de Leitura está organizado, suas diretrizes e finalidades, passando pelo contexto atual das salas e espaços de leitura nas escolas. Destaca o papel importante do Professor Orientador da Sala de Leitura como mediador de leitura e sua atuação nas unidades de ensino.

Nas práticas pedagógicas, há destaque para os Projetos: Jovens Mediadores de Leitura, Clube de Leitura, Sarau e Sessões Simultâneas. Aspectos referentes à organização das Salas são contemplados como elementos pedagógicos essenciais para o ambiente acolhedor de leitura.

Conheça a publicação Sala de Leitura: Vivências, Saberes e Práticas.

Salas e Espaços de Leitura

Se constituem em um programa de incentivo à leitura e à formação de leitores, sejam eles bebês, crianças, adolescentes, jovens ou adultos, que articula projetos e ações de leitura concretizados nas escolas municipais. É uma experiência, além de pioneira, bem-sucedida em termos de permanência e abrangência do programa, já que tem continuidade na Rede Municipal de Ensino (RME) há quase cinco décadas e atende todas as modalidades de ensino.

A aula

A aula de Sala de Leitura faz parte da grade curricular dos estudantes das escolas municipais da cidade de São Paulo. Ao todo, são 561 Salas de Leitura em Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs), Escolas Municipais de Ensino Fundamental e Médio (EMEFMs) e Escolas Municipais Ensino Bilíngue para Surdos (EMEBSs).

Para saber mais sobre o programa acesse a página do Núcleo Sala e Espaço de Leitura.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Professora com vestido preto em uma sala de aula

Quando ensinar é uma vocação: a corajosa mudança de carreira de Edna Monteiro da EMEI Gabriel Prestes

Publicado em: 15/10/2025 4h49 - em Diretoria Regional de Educação Ipiranga

Valorização Profissionais

Grupo de trabalho discute valorização dos profissionais do Quadro de Apoio da Educação

Publicado em: 15/10/2025 4h46 - em Secretaria Municipal de Educação

Duas mulhere negras em um corredor de ecola observam desenhos de crianças

EMEF Josué de Castro organiza evento de valorização da cultura africana

Publicado em: 15/10/2025 4h27 - em Diretoria Regional de Educação Pirituba

Fotografia de um professora e estudante em sala de aula, ao fundo outra criança de uniforme.

Prefeitura de São Paulo reforça valorização dos professores e profissionais da Educação

Publicado em: 15/10/2025 12h23 - em Secretaria Municipal de Educação

Homem plantando sementes na terra com uma criança de rouba rosa

Creche realiza plantio de minifloresta com mais de 600 árvores

Publicado em: 15/10/2025 11h48 - em Educação Ambiental

«1 2 3 1.585