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VIII Jornada Pedagógica da Educação Infantil na DRE São Miguel

A ação discutiu a educação para as relações étnico-raciais e equidade de gênero

Publicado em: 02/12/2022 12h29 | Atualizado em: 07/03/2023
Fotografia mostra duas pessoas observando imagens em uma exposição com vários cavaletes.

A VIII Jornada Pedagógica ocorreu na última sexta-feira (25) no Centro de Educação Infantil (CEI) Espaço da Comunidade VIII e reuniu sete escolas e aproximadamente 241 participantes entre professores, auxiliares de classe, auxiliares de limpeza, auxiliares de cozinha, cozinheiras, coordenadores e diretores.

O evento, sob a coordenação da Supervisora Renata Zuliani, teve como objetivo discutir a educação para as relações étnico-raciais e equidade de gênero, em diálogo com os registros e o cotidiano das unidades educacionais de Educação Infantil, de acordo com a proposta de DIEI/SME.

Fotografia de várias pessoas agachadas no centro da sala.

De maneira dinâmica, os participantes escolheram a sala e o tema de maior interesse para realização de apresentações e partilhas de práticas pedagógicas. Veja, abaixo, os temas debatidos:

– Diálogos sobre acolhimento para crianças e famílias migrantes – CEI Caminho Dourado I;

– Por uma infância sem racismo: a pedagogia de projetos na consolidação do PPP – EMEI Luiza Helena de Barros;

– Convivendo e respeitando as diferenças culturais – CEI Espaço da Comunidade VIII;

– Um muro que documenta o percurso, a identidade e o pertencimento de um CEI – CEI Parque Santa Rita;

– Planejamento coletivo: uma introdução antirracista na educação infantil – EMEI Parque Santa Rita I;

– A representatividade no cotidiano do CEI – CEI Pingos do Amanhã;

– Conhecendo as diferenças através da representatividade – CEI Bernardo Santana.

A programação ainda contou com visita aos espaços da unidade anfitriã e um coffee break oferecido aos presentes. Os estudantes do Projeto Imprensa Jovem da EMEF Henrique Felipe da Costa – Henricão, realizaram a cobertura do evento fotografando, gravando vídeos e entrevistando alguns participantes que relataram sobre a valiosa experiência e o quão benéfica foi a troca das práticas que serão utilizadas no cotidiano das escolas de Educação Infantil da Prefeitura de São Paulo.

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