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Roda de conversa discute ações do Programa Português para Imigrantes
Evento ocorre no dia 16 de fevereiro e inscrições abrem nesta quinta-feira (10); participantes poderão trocar experiências e relatar dificuldades
Publicado em: 08/02/2022 18h18 | Atualizado em: 08/02/2022No próximo dia 16 de fevereiro, às 19h, a Secretaria Municipal de Educação (SME), juntamente com a de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC), promove uma Roda de Conversa sobre o Portas Abertas: Português para Imigrantes. O objetivo é escutar os envolvidos e participantes do projeto, seja educadores ou estudantes.
A roda de conversa é organizada pelo Núcleo de Educação para as Relações Étnico-Raciais da SME e a Coordenação de Políticas para Imigrantes e Promoção do Trabalho Decente da SMDHC. Durante o momento formativo será estimulada a troca de experiências e levantadas as dúvidas e dificuldades encontradas nas unidades polos do projeto.
Podem participar os Auxiliares Técnico de Educação, professoras(es), coordenadoras(es), assistentes de diretor(a), diretoras(es) e supervisoras(es) de UEs que já oferecem ou que tenham interesse em atuar no projeto Portas Abertas: Português para Imigrantes. Estudantes e ex-estudantes do projeto também são aceitos.
Os interessados podem preencher o formulário de inscrição entre os dias 10 a 12 de fevereiro. Serão ofertadas 150 vagas, considerando as limitações da plataforma Teams. Os inscritos receberão o link para acesso à atividade pelo e-mail cadastrado.
Sobre o Projeto Portas Abertas – Português para Imigrantes – É o primeiro projeto do poder público no Brasil que busca garantir o ensino de Português para imigrantes como política pública, de forma contínua, capilarizada e gratuita.
Tem o objetivo de promover os direitos para a população migrante da cidade de São Paulo, assegurando seu acesso, permanência e aprendizagem na escola, além da inserção no mercado formal de trabalho e a regularização migratória.
Atualmente, 11 unidades educacionais da cidade de São Paulo contam com o projeto. O curso tem duração de três semestres, sendo divididos em três módulos com 90 horas de aula cada. As aulas são ministradas somente por professores da Rede Municipal de Ensino, que recebem formação específica sobre o tema. O material didático é próprio e específico para os níveis básico, intermediário e avançado.
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