Notícias

Roda de conversa discute ações do Programa Português para Imigrantes

Evento ocorre no dia 16 de fevereiro e inscrições abrem nesta quinta-feira (10); participantes poderão trocar experiências e relatar dificuldades

Publicado em: 08/02/2022 18h18 | Atualizado em: 08/02/2022
Ilustração com rostos de pessoas de diferentes raças dispostas lado a lado. Segue com o texto Portas Abertas - português para imigrantes

No próximo dia 16 de fevereiro, às 19h, a Secretaria Municipal de Educação (SME), juntamente com a de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC), promove uma Roda de Conversa sobre o Portas Abertas: Português para Imigrantes. O objetivo é escutar os envolvidos e participantes do projeto, seja educadores ou estudantes. 

A roda de conversa é organizada pelo Núcleo de Educação para as Relações Étnico-Raciais da SME e a Coordenação de Políticas para Imigrantes e Promoção do Trabalho Decente da SMDHC. Durante o momento formativo será estimulada a troca de experiências e levantadas as dúvidas e dificuldades encontradas nas unidades polos do projeto.

Podem participar os Auxiliares Técnico de Educação, professoras(es), coordenadoras(es), assistentes de diretor(a), diretoras(es) e supervisoras(es) de UEs que já oferecem ou que tenham interesse em atuar no projeto Portas Abertas: Português para Imigrantes. Estudantes e ex-estudantes do projeto também são aceitos. 

Os interessados podem preencher o formulário de inscrição entre os dias 10 a 12 de fevereiro. Serão ofertadas 150 vagas, considerando as limitações da plataforma Teams. Os inscritos receberão o link para acesso à atividade pelo e-mail cadastrado.

Sobre o Projeto Portas Abertas – Português para Imigrantes – É o primeiro projeto do poder público no Brasil que busca garantir o ensino de Português para imigrantes como política pública, de forma contínua, capilarizada e gratuita.

Tem o objetivo de promover os direitos para a população migrante da cidade de São Paulo, assegurando seu acesso, permanência e aprendizagem na escola, além da inserção no mercado formal de trabalho e a regularização migratória. 

Atualmente, 11 unidades educacionais da cidade de São Paulo contam com o projeto. O curso tem duração de três semestres, sendo divididos em três módulos com 90 horas de aula cada. As aulas são ministradas somente por professores da Rede Municipal de Ensino, que recebem formação específica sobre o tema. O material didático é próprio e específico para os níveis básico, intermediário e avançado.

 

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fotografia de sala de aula com estudantes sentados em suas carteiras.

Rede municipal amplia o acesso e garante matrícula sem exigência de documentos

Publicado em: 31/03/2026 5h06 - em Secretaria Municipal de Educação

Montagem com duas imagens de bebês em atividade com livros infantis. À esquerda, uma criança pequena, vista de cima, segura um livro ilustrado aberto no chão, com desenhos coloridos dos Três Porquinhos. À direita, um grupo de bebês está reunido sobre um tapete, interagindo com outro livro ilustrado da mesma história, tocando as imagens com as mãos. As crianças aparecem em diferentes posições, explorando o material de forma coletiva. O ambiente sugere um espaço de educação infantil, com foco em atividades sensoriais e de leitura.

Releitura de Os Três Porquinhos promove descobertas no berçário do CEI Jardim Adutora

Publicado em: 31/03/2026 12h44 - em Diretoria Regional de Educação São Mateus

Diálogos Em Rede
Roda de conversa de crianças pequenas sentadas no chão com a professora para leitura de uma história.

Escola Infantil lança projeto permanente para público-alvo da Educação Especial 

Publicado em: 30/03/2026 4h58 - em Diretoria Regional de Educação Campo Limpo

Curso Linguagem Cultura Escrita

SME oferece 900 vagas para curso online sobre linguagem e cultura escrita na Educação Infantil 

Publicado em: 30/03/2026 4h02 - em Secretaria Municipal de Educação

«1 2 3 1.640