Notícias

Robótica na Educação

Alunos da Rede desenvolvem projetos de Robótica nas Unidades Educacionais

Publicado em: 20/05/2016 15h59 | Atualizado em: 30/11/2020

robotica_740_x_430.jpg

As tecnologias digitais ou convencionais, integradas ao processo de Informação e Comunicação, de forma contextualizada na vida e experiência dos alunos, têm sido a base do trabalho nos Laboratórios de Informática Educativa da Rede Municipal de Ensino de São Paulo (RME).

A RME sempre buscou atuar na implantação das TICs (Tecnologias de Informação e Comunicação) em seus trabalhos, passando, a partir da década de 80, pela Linguagem Logo e Megalogo e evoluindo com o passar do tempo para o incentivo ao desenvolvimento das inteligências múltiplas usando inúmeras formas, como a linguagem de programação e a robótica educacional, através do Projeto “A Cidade que a gente quer”, desenvolvido em parceria com o Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico – LSI-TEC, ligado à Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, em duas etapas: 2004 e 2014.

A Robótica com fins educacionais tem se destacado como uma poderosa ferramenta para a construção de conhecimentos e a articulação das tecnologias ao currículo com características interdisciplinares. Promove o desenvolvimento cognitivo dos educandos, favorecendo oportunidades de autoria e o protagonismo – bem como a permanência do educando na escola. Com a robótica, os alunos realizam experimentos e criam protótipos funcionais e para pesquisas experimentais. Esses robôs ou protótipos são controlados pelos próprios alunos por meio da programação de instruções em computadores e, dessa forma, além de construí-los, os alunos devem programá-los, adotando como princípio a aprendizagem centrada em problemas, baseada em projetos e focada na investigação com processos compartilhados em espaços colaborativos.

O foco do uso pedagógico e educacional da robótica na Secretaria Municipal de Educação (SME) vai além de apenas programar robôs, oportunizando aos educandos o desenvolvimento de habilidades ligadas à lógica, noção espacial, pensamento matemático, trabalho em grupo, organização e planejamento de projetos, conhecimento tecnológico e projetos interdisciplinares, criatividade e autonomia, além do protagonismo social.

Atentos ao potencial da robótica no processo de ensino e aprendizagem, o Núcleo de Informática Educativa, alicerçado nas premissas do Programa Mais Educação São Paulo, vêm desenvolvendo ações para que essa prática se torne realidade na RME.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Palco com duas pessoas em uma mesa de madeira e um telão branco de fundo
Arte da Proteção Escolar com o título “Proteção Escolar promove debate sobre adultização e vulnerabilidade digital”. A imagem mostra uma educadora conversando com adolescentes, acompanhada de símbolos de segurança digital, redes sociais e proteção online.

Proteção Escolar promove debate sobre adultização e vulnerabilidade digital 

Publicado em: 17/06/2026 10h00 - em Secretaria Municipal de Educação

Professor De Educação Infantil com grupo de bebês em unidade educacional

Convocação de 1.139 profissionais fortalece a Rede Municipal de Ensino 

Publicado em: 16/06/2026 6h17 - em Secretaria Municipal de Educação

Grupo de estudantes e educadoras reunido em atividade de campo próxima ao Córrego Jacupeval. Os participantes posam para foto em área urbana, durante ação de educação ambiental e estudo do território.

Córrego Jacupeval vira sala de aula para estudantes da EMEF Antônio Duarte 

Publicado em: 16/06/2026 4h30 - em Diretoria Regional de Educação Itaquera

Arte de divulgação do Seminário “Leitura e Escrita como dimensão transversal do Currículo da Cidade”, com fotografia de educadores em atividade formativa e elementos gráficos nas cores azul e laranja.

Seminário de Leitura e Escrita reúne educadores para discutir práticas em diferentes áreas do conhecimento 

Publicado em: 16/06/2026 10h00 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

1 2 3 4 5 1.673