Notícias
Robótica na Educação
Alunos da Rede desenvolvem projetos de Robótica nas Unidades Educacionais
Publicado em: 20/05/2016 15h59 | Atualizado em: 30/11/2020
As tecnologias digitais ou convencionais, integradas ao processo de Informação e Comunicação, de forma contextualizada na vida e experiência dos alunos, têm sido a base do trabalho nos Laboratórios de Informática Educativa da Rede Municipal de Ensino de São Paulo (RME).
A RME sempre buscou atuar na implantação das TICs (Tecnologias de Informação e Comunicação) em seus trabalhos, passando, a partir da década de 80, pela Linguagem Logo e Megalogo e evoluindo com o passar do tempo para o incentivo ao desenvolvimento das inteligências múltiplas usando inúmeras formas, como a linguagem de programação e a robótica educacional, através do Projeto “A Cidade que a gente quer”, desenvolvido em parceria com o Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico – LSI-TEC, ligado à Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, em duas etapas: 2004 e 2014.
A Robótica com fins educacionais tem se destacado como uma poderosa ferramenta para a construção de conhecimentos e a articulação das tecnologias ao currículo com características interdisciplinares. Promove o desenvolvimento cognitivo dos educandos, favorecendo oportunidades de autoria e o protagonismo – bem como a permanência do educando na escola. Com a robótica, os alunos realizam experimentos e criam protótipos funcionais e para pesquisas experimentais. Esses robôs ou protótipos são controlados pelos próprios alunos por meio da programação de instruções em computadores e, dessa forma, além de construí-los, os alunos devem programá-los, adotando como princípio a aprendizagem centrada em problemas, baseada em projetos e focada na investigação com processos compartilhados em espaços colaborativos.
O foco do uso pedagógico e educacional da robótica na Secretaria Municipal de Educação (SME) vai além de apenas programar robôs, oportunizando aos educandos o desenvolvimento de habilidades ligadas à lógica, noção espacial, pensamento matemático, trabalho em grupo, organização e planejamento de projetos, conhecimento tecnológico e projetos interdisciplinares, criatividade e autonomia, além do protagonismo social.
Atentos ao potencial da robótica no processo de ensino e aprendizagem, o Núcleo de Informática Educativa, alicerçado nas premissas do Programa Mais Educação São Paulo, vêm desenvolvendo ações para que essa prática se torne realidade na RME.
Notícias Mais Recentes
CEU e COCEU
Últimos dias para se inscrever no 12º Prêmio Municipal de Educação em Direitos Humanos
Diretoria Regional de Educação Campo Limpo
EMEF Modesto Scagliussi realiza projeto "Inventário das Árvores do Modesto" para engajar estudantes na agenda climática
Secretaria Municipal de Educação
CECI Jaraguá recebe roda de conversa sobre prevenção do HPV e promoção da saúde
CEU e COCEU
Dia do Servidor: CEUs estarão abertos para receber a população nesta segunda-feira (27)
Diretoria Regional de Educação Ipiranga
EMEI Gabriel Prestes participa do Congresso Internacional da OMEP e apresenta projeto “Exploradores da Cidade”
Diretoria Regional de Educação Ipiranga
CIEJA Clóvis Caitano Miquelazzo recebe atendimento do Cate Móvel
Relacionadas
Recital de dança no CEU Tiquatira
Publicado em: 02/12/2016 5h01 - em Diretoria Regional de Educação Penha
CEU Inácio Monteiro recebe o espetáculo “Macunaíma no país do rei da vela”
Publicado em: 02/12/2016 4h17 - em CEU e COCEU
CEU Capão Redondo recebe espetáculo “Ensaio sobre a Loucura”
Publicado em: 02/12/2016 4h08 - em Diretoria Regional de Educação Campo Limpo
CEU Paraisópolis sediará lançamento da Mixtape “A Favela me Criou”
Publicado em: 02/12/2016 4h07 - em CEU e COCEU
Projeto Aluno Nota 10 da EMEF Senador Lino de Mattos
Publicado em: 02/12/2016 4h07 - em CEU e COCEU