Notícias

Robótica e Gamificação : SME apresenta sua proposta na Campus Party 2016

Coordenadoras do Núcleo de Tecnologias para Aprendizagem falam sobre o projeto de Game e Robótica nas escolas da Rede

Publicado em: 04/02/2016 11h52 | Atualizado em: 30/11/2020

imprensa_jovem_740_x_430.jpg

Matéria redigida pela Rádio BNE, equipe da Imprensa Jovem da EMEF João Augusto Breves

Reportagem : Edson Candido, Júlio César de Arruda, Victor Hugo Gelain, Fabricio Nascimento e João Victor Machado

Ao andar pelos corredores do Anhembi durante a Campus Party 2016, nossa equipe se deparou, como de costume, com muitas pessoas ligadas em games, redes sociais e vídeos do Youtube. Entre as muitas palestras e olhando que acontecia por lá, havia gente preocupada em fazer com que tudo isso não deixasse de ser uma forma de aprendizado.

Nesse clima de tecnologia e educação, nossa equipe passou uma tarde interessante na Campus Party 2016 e acompanhou a palestra de Regina Celia Gavassa e Gislaine Batista Munhoz, do Núcleo de Tecnologia para Aprendizagem da Secretaria Municipal de Educação.

Elas apresentaram dois temas para o público da Campus: “Robótica, Linguagem de Programação” e “Gamificação como estratégia na melhoria da aprendizagem”. As propostas fazem parte da formação dos Professores Orientadores de Informática Educativa (POIEs). Segunda Regina Gavassa, há muitas escolas da rede que têm interesse em participar dos projetos de robótica. No último desafio de Robótica que aconteceu em novembro de 2015 na Bienal de Artes, 115 escolas participaram com seus projetos. Na Gameficação, o estudante aprende a investigar e olhar o mundo em outra perspectiva , é o que nos conta a professora Gislaine Munhoz . Para ela, a gamificação é uma estratégia para aproximar o estudante ao professor.

Conversamos com Fabio Moreira da Educity Labs. Ele falou sobre o seu projeto, semelhante ao Simcity, e que desenvolve o aprendizado e socialização por meio do jogo, onde o participante tem uma vida virtual e através desta tem que fazer tarefas diárias como estudar, trabalhar e outras atividades do cotidiano.

O Game e a Robótica podem oferecer oportunidade para o aprendizado através da ludicidade. Acompanhe a reportagem :

Saiba mais:


Núcleo de Tecnologia para Aprendizagem

Educity Labs

Projeto Rádio BNE

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

foto de uma estudante e uma guarda municipal, ambas se entreolham sorrindo
Três estudantes sentados em uma carteira escrevendo em cadernos.

Mais de 1 milhão de estudantes retornam para as aulas na Rede Municipal nesta quarta-feira (05)

Publicado em: 05/02/2025 3h44 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia mostra professora sentada no chão, ela segura um livro com uma mão e aponta para as figuras com a outra. Na sua frente, há crianças sentadas no chão brincando com linhas e agulhas. No fundo da foto, pode-se ver os bonecos e bonecas negros e bolivianos.

Mais aprovados nos concursos de ATE e PEI são convocados

Publicado em: 04/02/2025 5h32 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de mãos usando luvas transparentes segurando um papel envelhecido que está em uma pilha com outros papéis.

SME divulga Tabela de Temporalidade de Documentos para a Educação

Publicado em: 04/02/2025 3h29 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de cinco estudantes com a camiseta laranja do Imprensa Jovem. Três estudantes estão sentados em bancos altos em frente a uma estante de livros e a menina que está no meio segura um microfone e um celular. Todos olham para o celular. Em primeiro plano, de costas para o ângulo da fotografia, um menino manuseia o tripé em que está a câmera e o celular, atrás de sua camiseta laranja está escrito em preto Imprensa Jovem. Em frente a ele, e também de costas para o ângulo da foto, há mais uma estudante.
1 3 4 5 6 7 1.498