Notícias
Robótica e Gamificação : SME apresenta sua proposta na Campus Party 2016
Coordenadoras do Núcleo de Tecnologias para Aprendizagem falam sobre o projeto de Game e Robótica nas escolas da Rede
Publicado em: 04/02/2016 11h52 | Atualizado em: 30/11/2020Matéria redigida pela Rádio BNE, equipe da Imprensa Jovem da EMEF João Augusto Breves
Reportagem : Edson Candido, Júlio César de Arruda, Victor Hugo Gelain, Fabricio Nascimento e João Victor Machado
Ao andar pelos corredores do Anhembi durante a Campus Party 2016, nossa equipe se deparou, como de costume, com muitas pessoas ligadas em games, redes sociais e vídeos do Youtube. Entre as muitas palestras e olhando que acontecia por lá, havia gente preocupada em fazer com que tudo isso não deixasse de ser uma forma de aprendizado.
Nesse clima de tecnologia e educação, nossa equipe passou uma tarde interessante na Campus Party 2016 e acompanhou a palestra de Regina Celia Gavassa e Gislaine Batista Munhoz, do Núcleo de Tecnologia para Aprendizagem da Secretaria Municipal de Educação.
Elas apresentaram dois temas para o público da Campus: “Robótica, Linguagem de Programação” e “Gamificação como estratégia na melhoria da aprendizagem”. As propostas fazem parte da formação dos Professores Orientadores de Informática Educativa (POIEs). Segunda Regina Gavassa, há muitas escolas da rede que têm interesse em participar dos projetos de robótica. No último desafio de Robótica que aconteceu em novembro de 2015 na Bienal de Artes, 115 escolas participaram com seus projetos. Na Gameficação, o estudante aprende a investigar e olhar o mundo em outra perspectiva , é o que nos conta a professora Gislaine Munhoz . Para ela, a gamificação é uma estratégia para aproximar o estudante ao professor.
Conversamos com Fabio Moreira da Educity Labs. Ele falou sobre o seu projeto, semelhante ao Simcity, e que desenvolve o aprendizado e socialização por meio do jogo, onde o participante tem uma vida virtual e através desta tem que fazer tarefas diárias como estudar, trabalhar e outras atividades do cotidiano.
O Game e a Robótica podem oferecer oportunidade para o aprendizado através da ludicidade. Acompanhe a reportagem :
Saiba mais:
Núcleo de Tecnologia para Aprendizagem
Educity Labs
Projeto Rádio BNE
Notícias Mais Recentes
Secretaria Municipal de Educação
Mais de 400 professores estão participando de formação imersiva para o Rolê Agroecológico
Secretaria Municipal de Educação
Ensino de Música é ampliado com liberação de recursos financeiros para contratação de instrutores de música
Secretaria Municipal de Educação
XVII Olimpíadas Estudantis e XIV InterCEUs mobilizam estudantes e professores de todas as regiões da capital paulista
Secretaria Municipal de Educação
SME dá largada na maratona de diagnóstico sobre Planejamento Estratégico na Rede Municipal
Diretoria Regional de Educação São Mateus
Dia da Família na EMEF Professor Valentim Carra celebra a diversidade cultural com alegria
Diretoria Regional de Educação São Mateus
EMEF José Lins do Rego celebra o Dia da Família com cultura, afeto e cuidado
Relacionadas

Projeto Brasileirinhos no CEU Aricanduva promove inclusão e desenvolvimento de talentos com coordenação de Daiane dos Santos
Publicado em: 29/07/2025 9h00 - em Diretoria Regional de Educação Itaquera

Projeto em 3D da EMEF Dias Gomes une tecnologia, pesquisa e criatividade
Publicado em: 28/07/2025 3h00 - em Diretoria Regional de Educação Guaianases

SME reforça importância de atualização dos dados cadastrais dos estudantes para organização do ano letivo
Publicado em: 28/07/2025 11h14 - em Secretaria Municipal de Educação

SME recebe representantes da Coeduc e amplia diálogo com sindicatos
Publicado em: 25/07/2025 6h10 - em Secretaria Municipal de Educação

CEI Elza Soares promove Chá da Tarde com os Avós para fortalecer vínculos afetivos
Publicado em: 25/07/2025 3h30 - em Diretoria Regional de Educação São Mateus