Notícias
Robótica e Gamificação : SME apresenta sua proposta na Campus Party 2016
Coordenadoras do Núcleo de Tecnologias para Aprendizagem falam sobre o projeto de Game e Robótica nas escolas da Rede
Publicado em: 04/02/2016 11h52 | Atualizado em: 30/11/2020
Matéria redigida pela Rádio BNE, equipe da Imprensa Jovem da EMEF João Augusto Breves
Reportagem : Edson Candido, Júlio César de Arruda, Victor Hugo Gelain, Fabricio Nascimento e João Victor Machado
Ao andar pelos corredores do Anhembi durante a Campus Party 2016, nossa equipe se deparou, como de costume, com muitas pessoas ligadas em games, redes sociais e vídeos do Youtube. Entre as muitas palestras e olhando que acontecia por lá, havia gente preocupada em fazer com que tudo isso não deixasse de ser uma forma de aprendizado.
Nesse clima de tecnologia e educação, nossa equipe passou uma tarde interessante na Campus Party 2016 e acompanhou a palestra de Regina Celia Gavassa e Gislaine Batista Munhoz, do Núcleo de Tecnologia para Aprendizagem da Secretaria Municipal de Educação.
Elas apresentaram dois temas para o público da Campus: “Robótica, Linguagem de Programação” e “Gamificação como estratégia na melhoria da aprendizagem”. As propostas fazem parte da formação dos Professores Orientadores de Informática Educativa (POIEs). Segunda Regina Gavassa, há muitas escolas da rede que têm interesse em participar dos projetos de robótica. No último desafio de Robótica que aconteceu em novembro de 2015 na Bienal de Artes, 115 escolas participaram com seus projetos. Na Gameficação, o estudante aprende a investigar e olhar o mundo em outra perspectiva , é o que nos conta a professora Gislaine Munhoz . Para ela, a gamificação é uma estratégia para aproximar o estudante ao professor.
Conversamos com Fabio Moreira da Educity Labs. Ele falou sobre o seu projeto, semelhante ao Simcity, e que desenvolve o aprendizado e socialização por meio do jogo, onde o participante tem uma vida virtual e através desta tem que fazer tarefas diárias como estudar, trabalhar e outras atividades do cotidiano.
O Game e a Robótica podem oferecer oportunidade para o aprendizado através da ludicidade. Acompanhe a reportagem :
Saiba mais:
Núcleo de Tecnologia para Aprendizagem
Educity Labs
Projeto Rádio BNE
Notícias Mais Recentes
Secretaria Municipal de Educação
Projeto Municipal Circula oferece espetáculos gratuitos nos CEUS
CEU e COCEU
SME promove encontro formativo online que discute a democracia na escola e a ideia de participação
Diretoria Regional de Educação Jaçanã/Tremembé
EMEF Célia Regina Lekevicius Consolin promove Festival literário para toda a comunidade
Secretaria Municipal de Educação
Estudantes da Rede Municipal visitam Polo de Ecoturismo de São Paulo
Secretaria Municipal de Educação
Secretaria Municipal de Educação promove encontro formativo para educadores sobre proteção escolar
Secretaria Municipal de Educação
Estudantes da Rede Municipal de Ensino ganham recurso para aprender Matemática
Relacionadas
CEUs oferecem aulas de dança do Afromix em sua programação
Publicado em: 11/04/2024 11h51 - em Secretaria Municipal de Educação
Estudantes da Rede Municipal de São Paulo poderão se vacinar contra a dengue
Publicado em: 10/04/2024 6h49 - em Secretaria Municipal de Educação
Cursos gratuitos profissionalizantes dos CMCTs estão com inscrições abertas
Publicado em: 10/04/2024 5h12 - em Diretoria Regional de Educação São Miguel
Secretaria Municipal de Educação abre Consulta Pública sobre funcionamento da educação indígena
Publicado em: 10/04/2024 3h49 - em Secretaria Municipal de Educação
CEUs recebem programação gratuita de Turismo de Aventura
Publicado em: 09/04/2024 6h30 - em Secretaria Municipal de Educação