Notícias
Robótica e Gamificação : SME apresenta sua proposta na Campus Party 2016
Coordenadoras do Núcleo de Tecnologias para Aprendizagem falam sobre o projeto de Game e Robótica nas escolas da Rede
Publicado em: 04/02/2016 11h52 | Atualizado em: 30/11/2020Matéria redigida pela Rádio BNE, equipe da Imprensa Jovem da EMEF João Augusto Breves
Reportagem : Edson Candido, Júlio César de Arruda, Victor Hugo Gelain, Fabricio Nascimento e João Victor Machado
Ao andar pelos corredores do Anhembi durante a Campus Party 2016, nossa equipe se deparou, como de costume, com muitas pessoas ligadas em games, redes sociais e vídeos do Youtube. Entre as muitas palestras e olhando que acontecia por lá, havia gente preocupada em fazer com que tudo isso não deixasse de ser uma forma de aprendizado.
Nesse clima de tecnologia e educação, nossa equipe passou uma tarde interessante na Campus Party 2016 e acompanhou a palestra de Regina Celia Gavassa e Gislaine Batista Munhoz, do Núcleo de Tecnologia para Aprendizagem da Secretaria Municipal de Educação.
Elas apresentaram dois temas para o público da Campus: “Robótica, Linguagem de Programação” e “Gamificação como estratégia na melhoria da aprendizagem”. As propostas fazem parte da formação dos Professores Orientadores de Informática Educativa (POIEs). Segunda Regina Gavassa, há muitas escolas da rede que têm interesse em participar dos projetos de robótica. No último desafio de Robótica que aconteceu em novembro de 2015 na Bienal de Artes, 115 escolas participaram com seus projetos. Na Gameficação, o estudante aprende a investigar e olhar o mundo em outra perspectiva , é o que nos conta a professora Gislaine Munhoz . Para ela, a gamificação é uma estratégia para aproximar o estudante ao professor.
Conversamos com Fabio Moreira da Educity Labs. Ele falou sobre o seu projeto, semelhante ao Simcity, e que desenvolve o aprendizado e socialização por meio do jogo, onde o participante tem uma vida virtual e através desta tem que fazer tarefas diárias como estudar, trabalhar e outras atividades do cotidiano.
O Game e a Robótica podem oferecer oportunidade para o aprendizado através da ludicidade. Acompanhe a reportagem :
Saiba mais:
Núcleo de Tecnologia para Aprendizagem
Educity Labs
Projeto Rádio BNE
Notícias Mais Recentes
Diretoria Regional de Educação Itaquera
Estudantes do CEU Aricanduva participam do Mega Rugby Day
Secretaria Municipal de Educação
Secretaria Municipal de Educação de São Paulo lança primeiro episódio de podcast
Secretaria Municipal de Educação
Prefeitura de São Paulo anuncia processo seletivo para contratação temporária de professores
Diretoria Regional de Educação São Mateus
CEU Sapopemba promove castração gratuita de cães e gatos
Diretoria Regional de Educação São Miguel
Projeto ambiental do CEI Cantinho da Tia Isaura é único finalista brasileiro em conferência internacional
Secretaria Municipal de Educação
Aproveite a oportunidade: estão abertas as inscrições para a Nova EJA e EJA Profissionalizante nos polos dos CEUs
Relacionadas

Inauguração da EMEI Campo Limpo VI
Publicado em: 06/11/2015 3h56 - em Diretoria Regional de Educação Campo Limpo

Novas turmas do Programa de Formação Continuada de Professores de Língua Inglesa
Publicado em: 06/11/2015 3h33 - em Secretaria Municipal de Educação

Confira a nova Circular Informativa da DRE Campo Limpo
Publicado em: 06/11/2015 1h14 - em Diretoria Regional de Educação Campo Limpo

Fórum do Esporte Escolar
Publicado em: 06/11/2015 12h39 - em Secretaria Municipal de Educação

Festival do Livro e da Literatura de São Miguel
Publicado em: 06/11/2015 11h46 - em Diretoria Regional de Educação São Miguel