Notícias

Oficina de Robótica para os POIEs da DRE São Miguel

Os POIEs conheceram as possibilidades da robótica e da linguagem de programação em projetos de aprendizagem

Publicado em: 23/10/2015 16h51 | Atualizado em: 30/11/2020

oficina_robotica_dre_s_miguel.jpg

Entre os dias 28 de setembro a 1º de outubro foi realizada a Oficina de Robótica para os Professores Orientadores de Informática Educativa (POIEs) das Unidades Educacionais da Diretoria Regional de Educação (DRE) São Miguel.

A formação foi ministrada pelo professor Rogério Lopes, que utilizou kits de robótica educacional, e os presentes puderam experimentar a montagem de protótipos e como programá-los em softwares específicos. Ele afirmou que “a robótica pode favorecer a aprendizagem a partir da experimentação com conceitos estudados dos conteúdos formais e podem emergir, e os alunos podem, portanto, construir conhecimento”. Essa é a linha de pesquisa explorada pelo Professor Rogério em sua tese de mestrado.

A oficina teve por objetivo propiciar aos POIEs uma vivência dentro da formação presencial “Aprendizagem por investigação e Gestão de projetos de tecnologia na escola” onde puderam conhecer as possibilidades de desenvolver projetos de aprendizagem que utilizem a robótica e a linguagem de programação, tendo como enfoque a autoria e o protagonismo dos educandos, conforme disposto no Programa Mais Educação São Paulo.

Confira como foi a oficina clicando aqui.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fotografia de grupo de jovens em participação de uma reunião

SME incentiva que estudantes, familiares e profissionais façam parte das instâncias de participação

Publicado em: 27/02/2024 12h36 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de cinco estudantes com a camiseta laranja do Imprensa Jovem. Três estudantes estão sentados em bancos altos em frente a uma estante de livros e a menina que está no meio segura um microfone e um celular. Todos olham para o celular. Em primeiro plano, de costas para o ângulo da fotografia, um menino manuseia o tripé em que está a câmera e o celular, atrás de sua camiseta laranja está escrito em preto Imprensa Jovem. Em frente a ele, e também de costas para o ângulo da foto, há mais uma estudante.
Design Sem Nome (1)

DRE Guaianases promove reunião de organização

Publicado em: 22/02/2024 4h37 - em Diretoria Regional de Educação Guaianases

Imagem dividida em 3 retângulos, cada um com imagens que fazem alusão à símbolos indígenas
Foto de um adulto, com camiseta do Fab Lab, escrevendo em uma lousa branca, crianças acompanhando , tanto em pé, ao lado da lousa, como sentados.

Rede Fab Lab Livre SP abre agenda de oficinas para estudantes e professores da Rede Municipal

Publicado em: 22/02/2024 11h30 - em Secretaria Municipal de Educação

1 2 3 1.427