Notícias

SME lança Revista Acadêmica com artigos de alunos da UniCEU

Evento, realizado no CEU Meninos, contou com homenagens a autores que detalharam os trabalhos publicados

Publicado em: 16/12/2022 12h52 | Atualizado em: 16/12/2022

Fotografia mostra um palco com uma pessoa fazendo Libras e um telão onde se lê "Lançamento - Revista UniCEU - Territórios e experiências". No canto inferior direito, há algumas pessoas sentadas na plateia.

A Secretaria Municipal de Educação lançou na noite desta quinta-feira (15) a primeira edição da Revista Acadêmica das Universidade nos Centros Educacionais Unificados (UniCEU) cujo tema é “UniCEU: Territórios e Experiências”. A publicação reúne 10 artigos acadêmicos de alunos, ex-alunos de graduação e pós-graduação, coordenadores e secretários acadêmicos vinculados aos Polos da rede UniCEU. 

A revista tem como objetivo divulgar trabalhos científicos desenvolvidos durante os cursos oferecidos nos 52 Polos. A publicação completa estará disponível virtualmente no Portal da SME a partir de janeiro de 2023.

No evento, realizado no CEU Meninos, os autores foram homenageados e tiveram a oportunidade de explicar um pouco sobre os seus trabalhos. A aluna do polo do curso de Matemática do polo UniCEU Azul da Cor do Mar, Gislaine Dias Caputo, elaborou um trabalho que une a matemática com os jogos eletrônicos chamado “Role Playing Game como facilitador do aprendizado de matemática”. O artigo ganhou destaque e está entre os semifinalistas do Prêmio LED – Luz na Educação, da Rede Globo, que reúne as principais iniciativas inovadoras de aprendizado. 

“O jogo é um facilitador, porque temos o conteúdo teórico dentro do jogo, o estudante seleciona a porcentagem, equação e responde as perguntas para ganhar pontos. Unir o entretenimento com a educação, na nossa geração, é uma forma de alcançar os adolescentes com a educação defasada”, explicou a autora durante a homenagem.

O professor Maxwell Fajardo é um dos idealizadores da revista e explicou os motivos que levaram à produção da publicação. “Os alunos e ex-alunos produziam muitos trabalhos, como TCCs, relatórios de estágio e artigos, que não eram divulgados. A proposta foi dar visibilidade e expandir os trabalhos para o público acadêmico”, apontou o professor.

Rede UniCEU

A Universidade nos Centros Educacionais Unificados (UniCEU) começou em 2013 e conta com 52 Polos de Apoio Presencial, oferecendo uma ampla variedade de cursos de graduação, extensão e pós-graduação. 

Os cursos são oferecidos por meio das Universidades Parceiras, que consistem em IFSP – Instituto Federal de São Paulo, UFABC – Universidade Federal do ABC, UNESP – Universidade Estadual de São Paulo, UNIFESP – Universidade Federal de São Paulo, UNIOESTE – Universidade Estadual do Oeste do Paraná, UNIVESP – Universidade Virtual do Estado de São Paulo e UTFPR – Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Entre os cursos de graduação, estão: Administração, Ciência de Dados, Engenharia da Computação, Letras e Pedagogia.

Confira a página da Prefeitura para mais informações sobre o ingresso nos cursos. 

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

1 2 3 1.310