Notícias

Reunião Pedagógica e Sarau de Poesias no CEU Jaçanã

Evento contou com a participação e cobertura dos alunos da EMEF Celia Regina

Publicado em: 01/11/2018 14h59 | Atualizado em: 30/11/2020

reuniao_pedag_sarau_740_x_430.jpg

Por Imprensa Jovem – Rádio do Célia 1.6

No dia 20 de outubro, a nossa Rádio do Célia 1.6 teve uma jornada dupla no Centro Educacional Unificado (CEU) Jaçanã. Lá, aconteceram dois grandes eventos: pela manhã, uma Reunião Pedagógica realizada por nove escolas da Diretoria Regional de Educação (DRE) Jaçanã/Tremembé e, no período da tarde, a apresentação do “Sarau de Poesias”.

Que tal começarmos essa cobertura na ordem dos acontecimentos?

A Reunião Pedagógica conjunta teve como tema “Território e Equidade”, com apresentações artísticas das escolas e palestra com o diretor Amaral Barbosa, de Pedra Branca no Ceará, que teve a oportunidade de compartilhar, com o público presente, sua experiência de sucesso na gestão da escola que se tornou um dos maiores Índices de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) do Brasil. O encontro foI realizado pelas seguintes instituições: Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Profª. Célia Regina Lekevicius Consolin, EMEF Lourenço Filho, EMEF Ary Gomes, EMEF Hipólito, EMEF Paulo Carneiro, EMEF Frei Galvão, Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) José Joaquim, EMEI Edalzir e o Centro de Educação Infantil (CEI) Cidade Nova.

Já no período da tarde, aconteceu o “Sarau de Poesias”, que consistiu em uma adaptação de nosso “Festival de Poesia”, o qual já virou uma tradição na EMEF Professora Célia Regina Lekevicius Consolin.
Neste ano, sua 8ª edição ocorreu no dia 9 de outubro e o homenageado foi Daniel Munduruku, escritor, indígena e professor.

Todo o trabalho realizado foi pensado para que, de uma forma lúdica, mostrássemos a importância de trabalhar a temática indígena em nossa unidade.

Para a concretização de nossos propósitos, tivemos um conjunto de apresentações: o Coral, atividades desenvolvidas pelo projeto “Circo” e vídeos emocionantes produzidos pelo projeto da rádio escolar, “Rádio do Célia 1.6”. Também não ficaram de fora reflexões necessárias, como as tragédias ocorridas com o índio Gaudino, Dorothy Stang e, mais atualmente, Marielle Franco. E, para finalizar o dia, as surpreendentes poesias autorias e batalhas de Slam.

Todas as ações foram planejadas para que contribuíssemos com a valorização dos povos indígenas, os quais, por tanto tempo, foram silenciados e desvalorizados e que, sem dúvida, foram essenciais para a formação da identidade cultural da nossa sociedade. Da mesma forma, procuramos, por meios de nossas produções, expor nossas angústias, medos e incertezas diante de um momento em que muitos direitos historicamente conquistados estão sendo questionados.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Um professor segura o braço de uma estudante que sobe em uma corda. Ao fundo, uma floresta e um rio.

Estudantes da Rede Municipal visitam Polo de Ecoturismo de São Paulo

Publicado em: 18/04/2024 6h16 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia mostra seis pessoas sentadas em uma bancada vermelha, atrás deles se lê

Secretaria Municipal de Educação promove encontro formativo para educadores sobre proteção escolar

Publicado em: 18/04/2024 3h16 - em Secretaria Municipal de Educação

Uma criança com uniforme da prefeitura toca em um tablet em cima de uma mesa

Estudantes da Rede Municipal de Ensino ganham recurso para aprender Matemática

Publicado em: 18/04/2024 2h07 - em Secretaria Municipal de Educação

Foto de estudante usando notebook da escola.
Fotografia mostra duas mãos pegando pedrinhas coloridas que formam um coração cheio de predas nas cores amarela, vermelha e azul.
1 2 3 1.440