Notícias
Reunião Pedagógica e Sarau de Poesias no CEU Jaçanã
Evento contou com a participação e cobertura dos alunos da EMEF Celia Regina
Publicado em: 01/11/2018 14h59 | Atualizado em: 30/11/2020Por Imprensa Jovem – Rádio do Célia 1.6
No dia 20 de outubro, a nossa Rádio do Célia 1.6 teve uma jornada dupla no Centro Educacional Unificado (CEU) Jaçanã. Lá, aconteceram dois grandes eventos: pela manhã, uma Reunião Pedagógica realizada por nove escolas da Diretoria Regional de Educação (DRE) Jaçanã/Tremembé e, no período da tarde, a apresentação do “Sarau de Poesias”.
Que tal começarmos essa cobertura na ordem dos acontecimentos?
A Reunião Pedagógica conjunta teve como tema “Território e Equidade”, com apresentações artísticas das escolas e palestra com o diretor Amaral Barbosa, de Pedra Branca no Ceará, que teve a oportunidade de compartilhar, com o público presente, sua experiência de sucesso na gestão da escola que se tornou um dos maiores Índices de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) do Brasil. O encontro foI realizado pelas seguintes instituições: Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Profª. Célia Regina Lekevicius Consolin, EMEF Lourenço Filho, EMEF Ary Gomes, EMEF Hipólito, EMEF Paulo Carneiro, EMEF Frei Galvão, Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) José Joaquim, EMEI Edalzir e o Centro de Educação Infantil (CEI) Cidade Nova.
Já no período da tarde, aconteceu o “Sarau de Poesias”, que consistiu em uma adaptação de nosso “Festival de Poesia”, o qual já virou uma tradição na EMEF Professora Célia Regina Lekevicius Consolin.
Neste ano, sua 8ª edição ocorreu no dia 9 de outubro e o homenageado foi Daniel Munduruku, escritor, indígena e professor.
Todo o trabalho realizado foi pensado para que, de uma forma lúdica, mostrássemos a importância de trabalhar a temática indígena em nossa unidade.
Para a concretização de nossos propósitos, tivemos um conjunto de apresentações: o Coral, atividades desenvolvidas pelo projeto “Circo” e vídeos emocionantes produzidos pelo projeto da rádio escolar, “Rádio do Célia 1.6”. Também não ficaram de fora reflexões necessárias, como as tragédias ocorridas com o índio Gaudino, Dorothy Stang e, mais atualmente, Marielle Franco. E, para finalizar o dia, as surpreendentes poesias autorias e batalhas de Slam.
Todas as ações foram planejadas para que contribuíssemos com a valorização dos povos indígenas, os quais, por tanto tempo, foram silenciados e desvalorizados e que, sem dúvida, foram essenciais para a formação da identidade cultural da nossa sociedade. Da mesma forma, procuramos, por meios de nossas produções, expor nossas angústias, medos e incertezas diante de um momento em que muitos direitos historicamente conquistados estão sendo questionados.
Notícias Mais Recentes
Secretaria Municipal de Educação
Parceria entre a Secretaria Municipal de Educação e SESI promove aulas extras de matemática no contraturno para mais de mil estudantes
Diretoria Regional de Educação Butantã
DRE Butantã inaugura sala de apoio para servidoras lactantes
Diretoria Regional de Educação Itaquera
SME abre inscrições para processo seletivo para os professores interessados em atuarem nas EMEFs dos novos CEUs
Diretoria Regional de Educação Penha
Famílias de estudantes da EMEF Deputado Januário Mantelli Neto participam de Leituraço Migrante
Secretaria Municipal de Educação
Rede Municipal de São Paulo adere a Prova Nacional Docente como etapa para concursos e processos seletivos
Diretoria Regional de Educação Ipiranga
Estudantes da EMEF Marechal Deodoro participam de mutirão da limpeza na região central de São Paulo
Relacionadas

Parceria entre a Secretaria Municipal de Educação e SESI promove aulas extras de matemática no contraturno para mais de mil estudantes
Publicado em: 30/06/2025 5h09 - em Secretaria Municipal de Educação

DRE Butantã inaugura sala de apoio para servidoras lactantes
Publicado em: 30/06/2025 2h50 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

SME abre inscrições para processo seletivo para os professores interessados em atuarem nas EMEFs dos novos CEUs
Publicado em: 30/06/2025 11h44 - em Diretoria Regional de Educação Itaquera

Famílias de estudantes da EMEF Deputado Januário Mantelli Neto participam de Leituraço Migrante
Publicado em: 27/06/2025 5h42 - em Diretoria Regional de Educação Penha

Rede Municipal de São Paulo adere a Prova Nacional Docente como etapa para concursos e processos seletivos
Publicado em: 27/06/2025 5h09 - em Secretaria Municipal de Educação