Notícias

Reunião de Mediação de Conflitos com as Unidades Educacionais da DRE PJ

Um dos objetivos do encontro foi desmistificar o caráter punitivo das Mediações de Conflitos

Publicado em: 21/08/2017 16h30 | Atualizado em: 30/11/2020

reuniao_media_conflitos_pj_740_x_430.jpg

No dia 18 de agosto, no Teatro do Centro Educacional Unificado (CEU) Jaguaré, foi realizada a Reunião da Comissão de Mediação de Conflitos (CMC).

Estiveram presentes a representante do Instituto Wladimir Herzog, Daniele Kowalewsi, a representante da COCEU – Divisão de Gestão Democrática e Programas Intersecretariais, Tatiana Cristina Pereira, representantes da Divisão dos CEUs e da Educação Integral (DICEU), Diretores, Coordenadores Pedagógicos, Assistentes Técnicos de Educação (ATE) e professores da Comissão das unidades escolares da Diretoria Regional de Educação (DRE) Pirituba/Jaraguá.

O objetivo principal da reunião foi desmistificar o que é mediação de conflitos com um olhar para os Direitos Humanos e ampliá-lo para a importância do mapeamento em cada espaço, visando entender a realidade para traçar um plano de trabalho.

Foi realizada uma dinâmica com 10 fotos diferentes, onde os participantes deveriam relatar quais sentimentos e o que estavam enxergando na imagem que receberam junto à pauta. Após os relatos, foi projetado um pequeno vídeo com as diversas imagens, que revelavam diversas fotos de um mesmo lugar, porém, vistas de ângulos diferentes.

Ao final da projeção, foi aberta a palavra para colocações que levaram o grupo a refletir sobre os diferentes olhares para as mesmas situações e pensar em uma Comissão de Mediação de Conflitos sensível ao respeito, aos olhares, às verdades de cada um. O fotografo responsável pelas imagens é o belga David Claerbout, nascido em 1969.

Para Tatiana Cristina Pereira, do COCEU – Divisão de Gestão Democrática e Programas Intersecretariais da Secretaria Municipal de Educação, o encontro “foi um momento importante de escuta e diálogo sobre a temática com as equipes das Unidades Educacionais. Minha fala teve como foco desmistificar o caráter punitivo da CMC (Comissão de Medicação de Conflitos) e pensar que ela é propositiva de ações que visam uma melhor convivência entre todos os servidores que atuam nas unidades. A CMC atua na perspectiva na Educação de Direitos Humanos. Foi um evento muito gratificante”.

A representante do Instituto Wladimir Herzog, Daniela Kowalewsi, apresentou o Instituto e abordou questões relativas à Educação em Direitos Humanos a partir do projeto “Respeitar é Preciso”.

Ao final, os participantes realizaram um bate-papo com relatos de situações de conflitos e como eles foram minimizados ou resolvidos.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Ilustração em tons de azul e verde com o título

Literatura Infantil em Libras: Curso de formação para educadores abre período de inscrições

Publicado em: 15/07/2026 5h25 - em Secretaria Municipal de Educação

Foto Fachada Ceu Jaçanã

CEUs da Zona Norte recebem cursos gratuitos de qualificação profissional

Publicado em: 15/07/2026 3h39 - em Secretaria Municipal de Educação

otografia mostra uma sala de aula vazia, com carteiras e cadeiras organizadas em fileiras. O ambiente é amplo, iluminado por grandes janelas laterais protegidas por grades, possui paredes em tom amarelo-claro, piso cinza e um armário branco ao fundo. Não há pessoas na imagem.

Prefeitura amplia parceria bem-sucedida do Liceu para três Escolas Municipais de Ensino Fundamental  

Publicado em: 15/07/2026 12h03 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de uma sala de Centro de Educação Infantil com móveis pequenos de madeiras para bebês e uma tenda de tule laranaja e vermelho ao centro.
Fotografia de um auditório repleto de pessoas sentadas em momento de palestra.

Formação aborda acessibilidade curricular para estudantes cegos

Publicado em: 14/07/2026 4h00 - em Secretaria Municipal de Educação

«1 2 3 1.679