Notícias

Reflexões sobre o exercício da docência com os bebês

Curso contribuirá para o aprimoramento do trabalho desenvolvido nas unidades de Educação Infantil.

Publicado em: 04/04/2016 15h50 | Atualizado em: 30/11/2020

docencia_com_bebes_740_x_430.jpg

A Secretaria Municipal de Educação (SME) divulga a realização do curso “Reflexões sobre o exercício da docência com os bebês” que, entre outros objetivos, irá refletir sobre as práticas cotidianas de cuidados e educação nos Centros de Educação Infantil (CEIs) da Rede Direta e Centros Municipais de Educação Infantil (CEMEIs), a partir do diálogo com a abordagem de Emmi Pikler, os princípios da pedagogia da escuta e das relações que caracterizam a experiência de Reggio Emilia e a formação desenvolvida a partir dos contextos educativos.

Serão formadas 13 turmas, com 50 vagas cada, nas Diretorias Regionais de Educação Ipiranga, Guaianases, Itaquera, Capela do Socorro, São Mateus, São Miguel, Jaçanã/Tremembé, Pirituba/Jaraguá, Freguesia/Brasilândia e podem se inscrever Assessores Técnicos Educacionais, Assistentes Técnicos de Educação I, Assistentes de Diretor de Escola, Coordenadores Pedagógicos, Diretores de Escola, Professores de Educação Infantil e Professores de Educação Infantil e Ensino Fundamental I.

As inscrições serão realizadas entre os dias 4 e 8 de abril, nos links abaixo:

DRE Ipiranga


DRE Guaianases

DRE Itaquera

DRE Capela do Socorro – Manhãtarde

DRE São Mateus


DRE São Miguel

DRE Jaçanã/Tremembé

DRE Pirituba/Jaraguá
DRE Freguesia/Brasilândia 

Leia o Comunicado Nº 391 na íntegra.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fotografia de pessoas adultas sentadas em volta de mesas coletivas e um adulto em pé.

Escola Municipal de Formação abre cadastro de formadores para servidores

Publicado em: 17/04/2026 11h00 - em Secretaria Municipal de Educação

Foto Fachada do CEU São Mateus

CEUs terão funcionamento especial durante o feriado prolongado 

Publicado em: 17/04/2026 9h29 - em Secretaria Municipal de Educação

Montagem com quatro imagens que retratam práticas sustentáveis em ambiente escolar. No canto superior esquerdo, há uma estrutura de madeira em área verde, acompanhada de placas informativas, sugerindo um espaço educativo ambiental. No canto superior direito, uma mesa exibe diversas garrafas reutilizadas e um painel explicativo sobre compostagem. No canto inferior esquerdo, duas estudantes cuidam de uma horta, observando e manuseando plantas em um canteiro. No canto inferior direito, um grupo de estudantes caminha em área arborizada, carregando uma estrutura de madeira, indicando atividade prática ao ar livre. A composição destaca ações educativas voltadas à sustentabilidade e ao meio ambiente.

Escolas já podem se inscrever em prêmio internacional de sustentabilidade na educação

Publicado em: 16/04/2026 4h37 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

Fotografia de uma mão folheando um livro.

Curso aborda enfrentamento ao racismo e à xenofobia para profissionais do Quadro de Apoio

Publicado em: 16/04/2026 3h57 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de um homem sentado a frente do seu computador de mesa.

SME convoca Auxiliares Técnicos de Educação aprovados em concurso público

Publicado em: 15/04/2026 6h11 - em Secretaria Municipal de Educação

1 25 26 27 28 29 1.673