Notícias

Rede municipal de São Paulo volta às aulas nesta segunda-feira com novo currículo

As escolas que oferecem Ensino Fundamental recebem os alunos com novidades como aulas de robótica e programação

Publicado em: 28/02/2018 12h07 | Atualizado em: 04/05/2021

volta_as_aulas_jan2018_740_X_430.jpg

A rede municipal de São Paulo volta às aulas nesta segunda-feira, dia 5 de fevereiro, com uma grande novidade: o Currículo da Cidade, lançado no final de 2017 e que passa ser parâmetro pedagógico para as 550 escolas de Ensino Fundamental que atendem mais de 400 mil alunos na cidade. Entre as inovações está a disciplina de Tecnologias, que oferece aulas de programação e robótica do 1º ao 9º ano, para alunos de 6 a 14 anos.

Na Educação Infantil, que também terá um novo currículo que começa a ser elaborado este ano, 2,5 mil unidades de creche e pré-escola recebem a partir desta segunda-feira cerca de 500 mil crianças de 0 a 5 anos. Ao todo, são quase 1 milhão de alunos atendidos pela rede municipal, entre CEIs, EMEIs, EMEFs, EMEFM e EMEBs.

“Este é um momento histórico para a rede municipal. Com a participação de toda a rede, o currículo começa a se materializar no chão da escola, na construção do projeto político-pedagógico de cada unidade. A discussão desse documento vai determinar o sucesso de 2018, sempre pensando que todos os nossos alunos têm direito de aprender”, afirma o secretário da Educação do município, Alexandre Schneider.

São Paulo é a primeira cidade do Brasil a alinhar o currículo à Base Nacional Comum Curricular para todo o Ensino Fundamental. Será ainda a primeira rede municipal a contar com aulas de programação e letramento digital no currículo desde o 1º ano, assim como a disciplina de Inglês. Além do currículo, chegam às escolas orientações didáticas e materiais de apoio para educadores e estudantes.

O documento elaborado de forma participativa com os educadores da rede vai além dos conteúdos de todas as disciplinas e áreas do saber e traça objetivos de aprendizagem específicos e claros, alinhados com as habilidades. Também são relacionados aos conteúdos, de forma inédita e pioneira, os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Unesco.

Prova São Paulo

Depois de cinco anos de hiato, os educadores da rede municipal voltam a contar com os resultados da Prova São Paulo para a elaboração do planejamento pedagógico das escolas. A mais importante avaliação do sistema de ensino paulistano, que deixou de ser aplicada em 2012, voltou a ser aplicada ano passado para cerca de 200 mil alunos do 3º ao 9º ano do Ensino Fundamental nas escolas da rede municipal.

Além de acompanhar a evolução do ensino na rede municipal ano a ano, a Prova São Paulo é uma ferramenta fundamental para o planejamento e correção de rumos na Educação. Na volta às aulas as equipes recebem os resultados das provas de Matemática, Língua Portuguesa e Ciências da Natureza por turma, em um sistema informatizado que permite consultas e análises.

“O novo sistema de avaliações foi pensado para permitir o acompanhamento permanente das ações pedagógicas e aprimorar as políticas públicas educacionais mais amplas”, diz o secretário municipal de Educação, Alexandre Schneider.

Novos Laboratório de Educação Digital

A Secretaria vai implantar em todas as EMEFs os Laboratórios de Educação Digital (LEDs), orientados para o trabalho colaborativo, incluindo Robótica, Linguagem de Programação e Cultura Maker, pensados para o novo currículo de tecnologia. O primeiro LED foi inaugurado em novembro de 2017 no CEU Pêra Marmelo. A partir do piloto, será desenvolvido projeto para levar aos LEDs de todas as escolas de Ensino Fundamental. Já foram comprados 16,8 mil notebooks, além de kits de robótica, que começam a chegar em todas às EMEFs a partir de fevereiro.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

bebês sentados em uma mesa de refeição

CEI Jardim Santa Tereza resgata história de funcionários e promove almoços culturais temáticos

Publicado em: 30/11/2021 12h25 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de professor escrevendo em lousa escolar

Prefeitura de SP abre cadastro para professores de Educação Infantil, Fundamental e Médio

Publicado em: 29/11/2021 5h38 - em Secretaria Municipal de Educação

Imagem mostra um celular sendo segurado por uma pessoa e outra mostrando um cubo ao fundo. Abaixo, um fundo verde e bege com o texto

SME realiza 2ª Semana de Tecnologias com palestras e oficinas

Publicado em: 29/11/2021 4h44 - em SME/NTC/NEER

Banner Dezembro Migrante

Dezembro Migrante contará com lives formativas para educadores

Publicado em: 29/11/2021 2h43 - em Secretaria Municipal de Educação

fotografia da cantora Monica Salmaso usando chapéu de caipira

Estudantes e educadores são convidados a participar de workshop online com a cantora Mônica Salmaso

Publicado em: 29/11/2021 11h59 - em Secretaria Municipal de Educação

1 2 3 1.211