Notícias
Rede Municipal de Ensino tem dois projetos selecionados para mentoria e visita ao MIT
“Imprensa Jovem” e “Robótica com Sucata” foram escolhidos pelo Desafio Aprendizagem Criativa Brasil 2019 para programa de mentoria
Publicado em: 03/05/2019 18h24 | Atualizado em: 30/11/2020Dois projetos realizados por professores da Rede Municipal de Ensino foram selecionados pelo Desafio Aprendizagem Criativa Brasil, iniciativa organizada pela Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa com apoio da Fundação Lemann e do MIT Media Lab, para participar do programa de mentoria que inclui apoio financeiro e visitas ao laboratório da Massachusetts Institute of Technology (MIT), nos Estados Unidos. Os representantes de São Paulo embarcam para Boston neste sábado (05).
Os projetos “Imprensa Jovem – Agências de Notícias na Escola”, desenvolvido por Carlos Lima, e “Robótica com Sucata, promovendo a Sustentabilidade”, realizado por Débora Garofalo, foram selecionados entre 326 propostas de todo o país. De acordo com a organização do Desafio, das 326 propostas recebidas, 51 passaram para a fase final, e apenas sete foram escolhidas para o programa de mentoria.
As iniciativas foram analisadas por 31 avaliadores, além da equipe do MIT Media Lab e da Fundação Lemann. A avaliação foi feita a partir de critérios como diversidade geográfica, relevância, alinhamento com a Aprendizagem Criativa, viabilidade, e inovação.
Os selecionados receberão apoio para implementar os projetos, se reunirão periodicamente e visitarão o MIT Media Lab nos Estados Unidos.
Os professores Carlos Lima e Débora Garofalo tiveram suas propostas selecionadas pela 4ª edicão do Desafio Aprendizagem Criativa Brasil.
Saiba mais sobre as propostas selecionadas:
Imprensa Jovem – Agências de Notícias na Escola (professor Carlos Lima, coordenador do Núcleo de Educomunicação da SME-SP)
Criado em 2005, a Imprensa Jovem é um projeto desenvolvido por mais de 200 escolas em São Paulo. Por meio da produção jornalística multimídia, os estudantes ampliam canais de comunicação da escola com a sua comunidade. No processo de elaboração, os alunos e/ou alunas repórteres criam pautas de interesse, realizam pesquisa, escrevem e produzem conteúdos em diferentes mídias. Os estudantes desenvolvem, de maneira autônoma e colaborativa, habilidades críticas e criativas. As coberturas são compartilhadas por meio de blogs, rádios virtuais, canais no Youtube e páginas no Facebook, entre outras mídias sociais. Dessa forma, as agências de notícias formadas pelos alunos potencializam os recursos de comunicação disponíveis, em favor do aluno-repórter numa proposta de comunicação livre e democrática. Saiba mais.
Robótica com Sucata, promovendo a Sustentabilidade (professora Débora Garofalo)
O projeto Robótica com Sucata foi estruturado para transformar a dos estudantes da periferia de São Paulo e traz ao palco a construção de protótipos reciclados do lixo retirado das ruas, como forma de mediar a construção de conhecimento de conteúdos curriculares, e de robótica, trazendo a aprendizagem criativa para a sala de aula e atuando na transformação da vida de 2000 estudantes da rede pública, que participam ou já participaram do projeto. O trabalho é organizado para mobilizar uma prática pedagógica, que incentive a aprendizagem do aluno pela sua criatividade e o estimula a experimentação de ideias e exploração de pesquisas para propor soluções locais à comunidade. Uma dessas soluções que se destaca é a reciclagem feita pela coleta de lixos que dão origem a construção de protótipos. Saiba mais.
Notícias Mais Recentes
Secretaria Municipal de Educação
SME divulga a classificação definitiva dos candidatos dos concursos de Auxiliar Técnico de Educação e de Professor de Educação Infantil
Secretaria Municipal de Educação
SME abre cadastramento para contratação temporária de professores
Secretaria Municipal de Educação
Mais 15 CEUs terão cursos técnicos gratuitos após a Prefeitura ampliar parceria com Centro Paula Souza
Secretaria Municipal de Educação
Cerimônia de Abertura das XVI Olimpíadas Estudantis e XIII InterCEUs mobiliza estudantes e professores
Educação em Direitos Humanos
Profissionais que atuam nas Comissões de Mediação de Conflitos e nos Grêmios Estudantis terão atestado para fins de Evolução Funcional
Secretaria Municipal de Educação
SME abre credenciamento para interessados em atuar como Instrutor de Música em Unidades Educacionais Municipais
Relacionadas
![Plateia SME - edição de 20 de abril](https://educacao.sme.prefeitura.sp.gov.br/wp-content/uploads/2019/05/26335_tb-1.jpg)
Plateia SME – edição de 20 de abril
Publicado em: 20/04/2016 6h03 - em CEU e COCEU
![Imprensa Jovem acompanha Dia da Alimentação Tradicional Guarani na aldeia Tekoá Pyau](https://educacao.sme.prefeitura.sp.gov.br/wp-content/uploads/2019/05/27255_tb-1.jpg)
Imprensa Jovem acompanha Dia da Alimentação Tradicional Guarani na aldeia Tekoá Pyau
Publicado em: 20/04/2016 5h06 - em CECI
![Imposto de Renda no CEU Lajeado](https://educacao.sme.prefeitura.sp.gov.br/wp-content/uploads/2019/05/27259_tb-1.jpg)
Imposto de Renda no CEU Lajeado
Publicado em: 20/04/2016 4h22 - em CEU e COCEU
![Atendimento Educacional Especializado – Registros e Práticas na SAAI - Módulo II](https://educacao.sme.prefeitura.sp.gov.br/wp-content/uploads/2019/05/27212_tb-1.jpg)
Atendimento Educacional Especializado – Registros e Práticas na SAAI – Módulo II
Publicado em: 20/04/2016 4h03 - em Diretoria Regional de Educação Campo Limpo
![Diálogos Interdisciplinares a Caminho da Autoria na DRE Campo Limpo - Construção Curricular](https://educacao.sme.prefeitura.sp.gov.br/wp-content/uploads/2019/05/27211_tb-1-825x470.jpg)
Diálogos Interdisciplinares a Caminho da Autoria na DRE Campo Limpo – Construção Curricular
Publicado em: 20/04/2016 4h03 - em Diretoria Regional de Educação Campo Limpo