Notícias

Rede de proteção e suas interfaces

DRE Ipiranga organiza encontros com gestores para promover a garantia dos direitos dos estudantes

Publicado em: 14/06/2017 18h07 | Atualizado em: 04/05/2021

Com o objetivo de garantir ainda mais os direitos dos seus estudantes, a Diretoria Regional de Educação (DRE) Ipiranga tem promovido encontros com a participação dos gestores das Unidades Educacionais da região que tem a intenção de qualificar as ações e espaços de reflexão, gestão democrática, protagonismo e intervenção social, para a atuação direta em seus territórios como membros integrantes da Rede Protetiva.

Nesse sentido, foram promovidos encontros setoriais entre as Unidades Educacionais e as equipes da DRE (Diretoria dos CEUs (DICEU) e da Diretoria Pedagógica (DIPED) / Centro de Formação e Acompanhamento à Inclusão (CEFAI) e Núcleo de Apoio e Acompanhamento para a Aprendizagem (NAAPA)). Os encontros foram organizados conforme as diferenças territoriais e possibilidades de diálogo estratégico entre os representantes das equipes gestoras.

Neles foram abordados temas sobre a Rede de Proteção Social, que são os diferentes tipos de equipamentos e serviços oferecidos pelo Sistema de Garantia de Direitos, bem como a atuação do NAAPA (Núcleo de Apoio e Acompanhamento para Aprendizagem), dos CEFAIs (Centros de Formação e Acompanhamento à Inclusão) e do Programa Saúde na Escola. Um instrumento de avaliação foi entregue aos participantes que puderam expor e refletir sobre o papel da escola e como superar os maiores desafios dentro desse contexto.

“Sabemos da complexidade que envolve esta temática e, por isso, encontros como estes, permeados de diálogo e reflexões acerca dos desafios que perpassam estudantes e famílias em situação de violação de direitos, nunca se esgotam, mas promovem reflexões sobre os apoios, parcerias e estratégias possíveis, bem como o empoderamento das equipes frente à função social da escola, fortalecendo-nos sempre em busca de parcerias fundamentais para potencializar práticas e interlocuções em Rede, o que, sem dúvida, refletem diretamente na aprendizagem e qualidade de vida dos nossos estudantes. Queremos parabenizar a todas as Unidades Educacionais que compareceram e que atuam cotidianamente junto à Rede de Proteção dos diferentes territórios da nossa Diretoria, em prol da garantia de direitos dos estudantes da rede municipal de ensino!”, enfatiza Fernando Cavalli, Diretor da Divisão de Coordenadoria dos CEUs e Educação Integral da DRE Ipiranga.

Instituições protetivas parceiras

Busca Saúde 
Sistema de Localização de Estabelecimentos de Saúde da Rede SUS do Município de São Paulo

Mapa de serviços
Mapa de serviços da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social

Materiais disponibilizados nos encontros

Fluxo de encaminhamentos

Programa Saúde da Escola

Apresentacao GT RPS e o SGD maio 2017

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

ilustração de crianças usando uniforme escolar azul e branco, com silhueta da cidade ao fundo com balões representando idiomas variados simbolizados pelas bandeiras dos países.

Estudantes da Rede Municipal de SP podem manifestar interesse em aprender idiomas no CELP

Publicado em: 19/01/2022 11h05 - em Centro de Estudos de Línguas Paulistano

Imagem de uma mão sobre o computador.

SME abre processo seletivo interno para coordenador de Polo UniCEU

Publicado em: 14/01/2022 5h27 - em Secretaria Municipal de Educação

fotografia de professora atendendo um garoto em sua mesa. Todos usam máscara facial.

SME publica classificação definitiva dos candidatos para eventual contratação

Publicado em: 14/01/2022 10h30 - em Secretaria Municipal de Educação

fotografia de dois notebooks sobre uma mesa
Imagem com diversas antenas.

Prefeitura sanciona Lei das Antenas

Publicado em: 13/01/2022 12h07 - em Secretaria Municipal de Educação

1 2 3 1.211