Notícias
Rede de proteção e suas interfaces
DRE Ipiranga organiza encontros com gestores para promover a garantia dos direitos dos estudantes
Publicado em: 14/06/2017 18h07 | Atualizado em: 04/05/2021Com o objetivo de garantir ainda mais os direitos dos seus estudantes, a Diretoria Regional de Educação (DRE) Ipiranga tem promovido encontros com a participação dos gestores das Unidades Educacionais da região que tem a intenção de qualificar as ações e espaços de reflexão, gestão democrática, protagonismo e intervenção social, para a atuação direta em seus territórios como membros integrantes da Rede Protetiva.
Nesse sentido, foram promovidos encontros setoriais entre as Unidades Educacionais e as equipes da DRE (Diretoria dos CEUs (DICEU) e da Diretoria Pedagógica (DIPED) / Centro de Formação e Acompanhamento à Inclusão (CEFAI) e Núcleo de Apoio e Acompanhamento para a Aprendizagem (NAAPA)). Os encontros foram organizados conforme as diferenças territoriais e possibilidades de diálogo estratégico entre os representantes das equipes gestoras.
Neles foram abordados temas sobre a Rede de Proteção Social, que são os diferentes tipos de equipamentos e serviços oferecidos pelo Sistema de Garantia de Direitos, bem como a atuação do NAAPA (Núcleo de Apoio e Acompanhamento para Aprendizagem), dos CEFAIs (Centros de Formação e Acompanhamento à Inclusão) e do Programa Saúde na Escola. Um instrumento de avaliação foi entregue aos participantes que puderam expor e refletir sobre o papel da escola e como superar os maiores desafios dentro desse contexto.
“Sabemos da complexidade que envolve esta temática e, por isso, encontros como estes, permeados de diálogo e reflexões acerca dos desafios que perpassam estudantes e famílias em situação de violação de direitos, nunca se esgotam, mas promovem reflexões sobre os apoios, parcerias e estratégias possíveis, bem como o empoderamento das equipes frente à função social da escola, fortalecendo-nos sempre em busca de parcerias fundamentais para potencializar práticas e interlocuções em Rede, o que, sem dúvida, refletem diretamente na aprendizagem e qualidade de vida dos nossos estudantes. Queremos parabenizar a todas as Unidades Educacionais que compareceram e que atuam cotidianamente junto à Rede de Proteção dos diferentes territórios da nossa Diretoria, em prol da garantia de direitos dos estudantes da rede municipal de ensino!”, enfatiza Fernando Cavalli, Diretor da Divisão de Coordenadoria dos CEUs e Educação Integral da DRE Ipiranga.
Instituições protetivas parceiras
Busca Saúde
Sistema de Localização de Estabelecimentos de Saúde da Rede SUS do Município de São Paulo
Mapa de serviços
Mapa de serviços da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social
Materiais disponibilizados nos encontros
Notícias Mais Recentes
Diretoria Regional de Educação Santo Amaro
EMEBS Anne Sullivan realiza evento para posse do Grêmio Estudantil
Secretaria Municipal de Educação
EMEF recebe visita de grupo de africanos para discutir cultura e desafios migratórios
Diretoria Regional de Educação Penha
Convocação de Agentes de Recreação, Coordenadores de Polo e Oficineiros para o Recreio nas Férias Julho/2023
Diretoria Regional de Educação Ipiranga
Prefeitura de SP entrega mais duas coberturas de quadras poliesportivas em escolas da Rede Municipal
Diretoria Regional de Educação Butantã
1º Prêmio Braille Bricks Brasil da Fundação Dorina Nowill recebe inscrições de educadores
Secretaria Municipal de Educação
CODAE lança formulário para conceder o Selo CEI Amigo do Peito 2023
Relacionadas

EMEBS Anne Sullivan realiza evento para posse do Grêmio Estudantil
Publicado em: 01/06/2023 4h51 - em Diretoria Regional de Educação Santo Amaro

EMEF recebe visita de grupo de africanos para discutir cultura e desafios migratórios
Publicado em: 01/06/2023 3h47 - em Secretaria Municipal de Educação

Convocação de Agentes de Recreação, Coordenadores de Polo e Oficineiros para o Recreio nas Férias Julho/2023
Publicado em: 01/06/2023 2h17 - em Diretoria Regional de Educação Penha

Prefeitura de SP entrega mais duas coberturas de quadras poliesportivas em escolas da Rede Municipal
Publicado em: 31/05/2023 1h32 - em Diretoria Regional de Educação Ipiranga

1º Prêmio Braille Bricks Brasil da Fundação Dorina Nowill recebe inscrições de educadores
Publicado em: 30/05/2023 5h34 - em Diretoria Regional de Educação Butantã