Notícias
Quinta e última publicação da Série Diálogos com o NAAPA
Conheça o caderno Pedagogia Hospitalar: aprendizagens, saberes e afetos
Publicado em: 14/05/2021 7h55 | Atualizado em: 14/05/2021Durante os meses de abril e maio, a Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, por meio do Núcleo de Apoio e Acompanhamento para a Aprendizagem (NAAPA), divulgou a Série Diálogos com o NAAPA. A Coleção com cinco cadernos foi construída a partir de encontros realizados em 2020 entre as equipes do NAAPA e a comunidade escolar e trouxeram reflexão sobre as necessidades educacionais em tempos de pandemia.
Hoje, divulgamos o Volume 5 – “Pedagogia Hospitalar: aprendizagens, saberes e afetos”, o último da Série. Este texto tem como objetivo refletir acerca da Pedagogia Hospitalar e das práticas pedagógicas, individualizadas e significativas. São ações afinadas às necessidades de cada estudante que garantem os direitos de aprendizagem e desenvolvimento enquanto estão em tratamento de doenças graves e crônicas, portanto, vulneráveis neste determinado tempo da vida.
Para Vilma Aparecida Galhego, que integra a equipe do NAAPA, “Percorrer com o estudante o complexo caminho marcado pela insegurança e fragilidade advindas da doença é abrir uma rota de aprendizagem a cada dia. Por isso, faz-se necessário a elaboração de um planejamento pedagógico articulado com a vida, considerando a singularidade de cada estudante em tratamento.” Neste sentido, a Pedagogia Hospitalar rompe com preconceitos e violação de direitos, legitimando o indispensável papel da escola na formação e desenvolvimento de bebês, crianças e adolescentes.
O livro apresenta, ainda, o relato de estudantes e de uma professora de classe hospitalar, narradores da experiência da aprendizagem em um ambiente diverso do espaço educacional da escola. E traz também a importante presença do educador e da indispensável articulação do supervisor de ensino na construção desta política. No relato dos estudantes e de seus familiares, vale observar o devir na forma de sonho, horizonte projetado na pulsação da vida. Boa leitura!
Acesse o Volume 5 – Pedagogia Hospitalar: aprendizagens, saberes e afetos
Utilização dos cadernos pelas equipes do NAAPA
Para a equipe do Núcleo de Apoio e Acompanhamento para a Aprendizagem (NAAPA), da Diretoria Regional de Educação (DRE) – Jaçanã/Tremembé, o material disponibilizado na Série Diálogos com o NAAPA foi de extrema importância para a elaboração da pauta de formação com os docentes.
“Os cadernos surgem durante o nosso planejamento do Grupo de Trabalho (GT) como um compilado de tantas ideias, pesquisas e conversas que tivemos ao longo de 2020 com a comunidade escolar. É um material feito por eles e para eles.”, afirma a equipe. Na atual realidade, as publicações são fundamentais no que se refere a atender às necessidades e expectativas das equipes escolares.
Já para Elisa Lebisch Cortez, Coordenadora Pedagógica da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Comandante Gastão Moutinho, que participou da reunião Diálogos com o NAAPA: Construindo possibilidades para ressignificar a ansiedade, “O encontro foi bastante produtivo, principalmente, para reflexão e identificação de possíveis gatilhos que geram situações de ansiedade. Por vezes, é difícil fazer um autodiagnostico de sensações e nomearmos nossos sentimentos. É importante o autoconhecimento, alinhado ao conhecimento dos sintomas de ansiedade, para podermos achar possíveis soluções ou procurarmos ajuda quando não conseguimos sozinhos”.
A formação Diálogos com o NAAPA: Construindo possibilidades para ressignificar a ansiedade foi pensada e elaborada a partir da publicação do primeiro volume “Ansiedade e medo em tempos de pandemia: a arte favorecendo ressignificações”.
Série Diálogos com o NAAPA
A Série Diálogos com o NAAPA originou-se a partir de diversos encontros entre o NAAPA e a comunidade escolar durante os meses de março a dezembro de 2020. As ações promovidas pelas equipes tinham como objetivo inicial ouvir os profissionais da Educação a respeito do impacto causado pelo distanciamento do espaço educacional, bem como refletir acerca de estratégias para ressignificar a experiência docente, compreendendo a necessidade de se reinventar num tempo em que o contato com o outro é restrito.
Os assuntos contemplam os sentimentos de ansiedade e medo, a construção do trabalho coletivo na escola, vulnerabilidade para além da desigualdade social, adolescência e, também, a oferta de práticas pedagógicas que contemplem as necessidades dos estudantes com doença crônica ou submetidos a tratamentos de longa duração pela Pedagogia Hospitalar. Os cadernos possuem um formato curto, disponibilizados tanto na versão digital, quanto impressa.
Clique nas capas abaixo e leia os outros cadernos da Série Diálogos com NAAPA:
Notícias Mais Recentes
Secretaria Municipal de Educação
Material e Uniforme: Prefeitura de São Paulo libera crédito no dia 02 de janeiro para os estudantes da Rede Municipal
Secretaria Municipal de Educação
Ano letivo na Rede Municipal de Ensino da capital paulista começa no dia 05 de fevereiro
Secretaria Municipal de Educação
SME é destaque em edital de boas práticas do Programa +Iguais da Frente Nacional de Prefeitas e Prefeitos
Secretaria Municipal de Educação
SME divulga consulta aberta para atualização do Manual de Normas e Procedimentos
Secretaria Municipal de Educação
Escolas Municipais de São Paulo aderem a festas e cultura de imigrantes para facilitar aprendizado
Secretaria Municipal de Educação
Prefeitura de São Paulo divulga critérios para pagamento da segunda parcela do Prêmio de Desempenho Educacional (PDE)
Relacionadas
Maio Amarelo: CEUs recebem atividades para conscientização da segurança no trânsito
Publicado em: 10/05/2024 1h22 - em Secretaria Municipal de Educação
OSCs podem se credenciar para oferecer ensino de música em CEUs
Publicado em: 09/05/2024 3h55 - em Secretaria Municipal de Educação
Unidades Educacionais da Rede Municipal de Ensino de São Paulo receberam ações para promoção da saúde bucal
Publicado em: 09/05/2024 12h13 - em Secretaria Municipal de Educação
EMEF Humberto Dantas recebe Fórum Regional dos Direitos da Criança e do Adolescente – Cachoeirinha
Publicado em: 08/05/2024 4h23 - em Diretoria Regional de Educação Freguesia/Brasilândia
SME abre inscrição para credenciamento de avaliadores musicais e coreográficos
Publicado em: 08/05/2024 9h57 - em Secretaria Municipal de Educação