Notícias
Quinta e última publicação da Série Diálogos com o NAAPA
Conheça o caderno Pedagogia Hospitalar: aprendizagens, saberes e afetos
Publicado em: 14/05/2021 7h55 | Atualizado em: 14/05/2021![Imagem traz o texto: Diálogos com o NAAPA - Pedagogia Hospitalar: aprendizagens, saberes e afetos](https://educacao.sme.prefeitura.sp.gov.br/wp-content/uploads/2021/04/Diálogos-com-o-NAAPA_Vol-5_Notícia_ok.jpg)
Durante os meses de abril e maio, a Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, por meio do Núcleo de Apoio e Acompanhamento para a Aprendizagem (NAAPA), divulgou a Série Diálogos com o NAAPA. A Coleção com cinco cadernos foi construída a partir de encontros realizados em 2020 entre as equipes do NAAPA e a comunidade escolar e trouxeram reflexão sobre as necessidades educacionais em tempos de pandemia.
Hoje, divulgamos o Volume 5 – “Pedagogia Hospitalar: aprendizagens, saberes e afetos”, o último da Série. Este texto tem como objetivo refletir acerca da Pedagogia Hospitalar e das práticas pedagógicas, individualizadas e significativas. São ações afinadas às necessidades de cada estudante que garantem os direitos de aprendizagem e desenvolvimento enquanto estão em tratamento de doenças graves e crônicas, portanto, vulneráveis neste determinado tempo da vida.
Para Vilma Aparecida Galhego, que integra a equipe do NAAPA, “Percorrer com o estudante o complexo caminho marcado pela insegurança e fragilidade advindas da doença é abrir uma rota de aprendizagem a cada dia. Por isso, faz-se necessário a elaboração de um planejamento pedagógico articulado com a vida, considerando a singularidade de cada estudante em tratamento.” Neste sentido, a Pedagogia Hospitalar rompe com preconceitos e violação de direitos, legitimando o indispensável papel da escola na formação e desenvolvimento de bebês, crianças e adolescentes.
O livro apresenta, ainda, o relato de estudantes e de uma professora de classe hospitalar, narradores da experiência da aprendizagem em um ambiente diverso do espaço educacional da escola. E traz também a importante presença do educador e da indispensável articulação do supervisor de ensino na construção desta política. No relato dos estudantes e de seus familiares, vale observar o devir na forma de sonho, horizonte projetado na pulsação da vida. Boa leitura!
Acesse o Volume 5 – Pedagogia Hospitalar: aprendizagens, saberes e afetos
Utilização dos cadernos pelas equipes do NAAPA
Para a equipe do Núcleo de Apoio e Acompanhamento para a Aprendizagem (NAAPA), da Diretoria Regional de Educação (DRE) – Jaçanã/Tremembé, o material disponibilizado na Série Diálogos com o NAAPA foi de extrema importância para a elaboração da pauta de formação com os docentes.
“Os cadernos surgem durante o nosso planejamento do Grupo de Trabalho (GT) como um compilado de tantas ideias, pesquisas e conversas que tivemos ao longo de 2020 com a comunidade escolar. É um material feito por eles e para eles.”, afirma a equipe. Na atual realidade, as publicações são fundamentais no que se refere a atender às necessidades e expectativas das equipes escolares.
Já para Elisa Lebisch Cortez, Coordenadora Pedagógica da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Comandante Gastão Moutinho, que participou da reunião Diálogos com o NAAPA: Construindo possibilidades para ressignificar a ansiedade, “O encontro foi bastante produtivo, principalmente, para reflexão e identificação de possíveis gatilhos que geram situações de ansiedade. Por vezes, é difícil fazer um autodiagnostico de sensações e nomearmos nossos sentimentos. É importante o autoconhecimento, alinhado ao conhecimento dos sintomas de ansiedade, para podermos achar possíveis soluções ou procurarmos ajuda quando não conseguimos sozinhos”.
A formação Diálogos com o NAAPA: Construindo possibilidades para ressignificar a ansiedade foi pensada e elaborada a partir da publicação do primeiro volume “Ansiedade e medo em tempos de pandemia: a arte favorecendo ressignificações”.
Série Diálogos com o NAAPA
A Série Diálogos com o NAAPA originou-se a partir de diversos encontros entre o NAAPA e a comunidade escolar durante os meses de março a dezembro de 2020. As ações promovidas pelas equipes tinham como objetivo inicial ouvir os profissionais da Educação a respeito do impacto causado pelo distanciamento do espaço educacional, bem como refletir acerca de estratégias para ressignificar a experiência docente, compreendendo a necessidade de se reinventar num tempo em que o contato com o outro é restrito.
Os assuntos contemplam os sentimentos de ansiedade e medo, a construção do trabalho coletivo na escola, vulnerabilidade para além da desigualdade social, adolescência e, também, a oferta de práticas pedagógicas que contemplem as necessidades dos estudantes com doença crônica ou submetidos a tratamentos de longa duração pela Pedagogia Hospitalar. Os cadernos possuem um formato curto, disponibilizados tanto na versão digital, quanto impressa.
Clique nas capas abaixo e leia os outros cadernos da Série Diálogos com NAAPA:
Notícias Mais Recentes
Secretaria Municipal de Educação
DREs divulgam classificação definitiva de candidatos a eventual contratação temporária
Secretaria Municipal de Educação
SME abre consulta para chamamento público para a implantação, operação e conservação de Bebetecas em 22 CEUs
Secretaria Municipal de Educação
Mais de 100 agências dos Correios são postos de retirada do Programa Leve Leite da Prefeitura de São Paulo
Secretaria Municipal de Educação
Prefeitura de São Paulo está distribuindo mais de 375 mil cestas básicas para as famílias dos estudantes em situação de vulnerabilidade durante as férias escolares
Educação Infantil
SME promove a sua 10ª Jornada Pedagógica para Educação Infantil Paulistana
Secretaria Municipal de Educação
Prefeitura assina Declaração de Utilidade Pública para implementação de CEU na Vila Nova Cachoeirinha
Relacionadas
![Curso “Para Viver de Bem com os Bichos” - Modalidade semipresencial](https://educacao.sme.prefeitura.sp.gov.br/wp-content/uploads/2019/05/28426_tb-1.jpg)
Curso “Para Viver de Bem com os Bichos” – Modalidade semipresencial
Publicado em: 19/05/2016 12h46 - em Diretoria Regional de Educação Butantã
![Aluna e Educomunicador da SME conduzem a tocha Olímpica](https://educacao.sme.prefeitura.sp.gov.br/wp-content/uploads/2019/05/28423_tb-1.jpg)
Aluna e Educomunicador da SME conduzem a tocha Olímpica
Publicado em: 19/05/2016 12h34 - em Secretaria Municipal de Educação
![Imprensa Jovem realiza cobertura compartilhada da jornada pedagógica na DRE Capela do Socorro](https://educacao.sme.prefeitura.sp.gov.br/wp-content/uploads/2019/05/28384_tb-1.jpg)
Imprensa Jovem realiza cobertura compartilhada da jornada pedagógica na DRE Capela do Socorro
Publicado em: 18/05/2016 6h26 - em CEU e COCEU
![DRE Capela do Socorro promove Jornada Pedagógica nos CEUs da região](https://educacao.sme.prefeitura.sp.gov.br/wp-content/uploads/2019/05/28400_tb-1.jpg)
DRE Capela do Socorro promove Jornada Pedagógica nos CEUs da região
Publicado em: 18/05/2016 4h42 - em CEU e COCEU
![Comunicado com orientações sobre Edital de Inovações Pedagógicas](https://educacao.sme.prefeitura.sp.gov.br/wp-content/uploads/2019/05/28396_tb-1.jpg)
Comunicado com orientações sobre Edital de Inovações Pedagógicas
Publicado em: 18/05/2016 4h03 - em Diretoria Regional de Educação Butantã