Notícias

Questionário: Educação para as Relações Étnico-Raciais na escola

Prorrogado o prazo para envio de mapeamento das ações desenvolvidas em educação para as relações étnico-raciais nas escolas da RME

Publicado em: 14/11/2017 12h35 | Atualizado em: 04/05/2021

questionario_ed_etnico_raciais_na_escola_740_x_430.jpg

Até o dia 20 de junho de 2016, as equipes gestoras, docentes e de apoio das unidades educacionais (diretas, indiretas e conveniadas) da Rede Municipal de Ensino (RME) estão convidadas a discutirem, nos horários coletivos, as ações desenvolvidas em Educação para as relações étnico-raciais.

As reflexões embasarão o preenchimento do “Questionário: Educação para as relações étnico-raciais na escola: Leis 10.639/03 e 11.645/08”. A iniciativa é desenvolvida pelo Núcleo de Educação Étnico-racial, da Coordenadoria Pedagógica da SME e subsidiará o mapeamento das ações para o fortalecimento, bem como, para a reformulação das diretrizes que impulsionem uma educação voltada à luta contra o preconceito, discriminação, racismo e xenofobia.

O questionário constitui-se como mais uma ferramenta para a potencialização do processo de implementação das leis 10.639/2003 e 11.645/2008 que dispõem, respectivamente, sobre a obrigatoriedade das temáticas “História e Cultura Afro-Brasileira” e “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena” no currículo da Educação Básica Nacional. O instrumento foi enviado para as Unidades Educacionais e compreende as ações desenvolvidas nas áreas de História e Cultura Africana e Afro-Brasileira; História e Cultura Indígena, Educação para Imigrantes/ Cultura Latino Americana, além da aferição do alcance dos processos formativos desenvolvidos entre os anos de 2013 e 2016.

Conheça o “Questionário: Educação para as relações étnico-raciais na escola: Leis 10.639/03 e 11.645/08”.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Arte da Proteção Escolar com o título “Proteção Escolar promove debate sobre adultização e vulnerabilidade digital”. A imagem mostra uma educadora conversando com adolescentes, acompanhada de símbolos de segurança digital, redes sociais e proteção online.

Proteção Escolar promove debate sobre adultização e vulnerabilidade digital 

Publicado em: 17/06/2026 10h00 - em Secretaria Municipal de Educação

Professor De Educação Infantil com grupo de bebês em unidade educacional

Convocação de 1.139 profissionais fortalece a Rede Municipal de Ensino 

Publicado em: 16/06/2026 6h17 - em Secretaria Municipal de Educação

Grupo de estudantes e educadoras reunido em atividade de campo próxima ao Córrego Jacupeval. Os participantes posam para foto em área urbana, durante ação de educação ambiental e estudo do território.

Córrego Jacupeval vira sala de aula para estudantes da EMEF Antônio Duarte 

Publicado em: 16/06/2026 4h30 - em Secretaria Municipal de Educação

Arte de divulgação do Seminário “Leitura e Escrita como dimensão transversal do Currículo da Cidade”, com fotografia de educadores em atividade formativa e elementos gráficos nas cores azul e laranja.

Seminário de Leitura e Escrita reúne educadores para discutir práticas em diferentes áreas do conhecimento 

Publicado em: 16/06/2026 10h00 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

Fotografia de uma criança com um livro nas mãos. Ela olha para o lado e ao redor dela há brinquedos em madeira.
«1 2 3 1.671