Notícias

Questionário: Educação para as Relações Étnico-Raciais na escola

Prorrogado o prazo para envio de mapeamento das ações desenvolvidas em educação para as relações étnico-raciais nas escolas da RME

Publicado em: 14/11/2017 12h35 | Atualizado em: 04/05/2021

questionario_ed_etnico_raciais_na_escola_740_x_430.jpg

Até o dia 20 de junho de 2016, as equipes gestoras, docentes e de apoio das unidades educacionais (diretas, indiretas e conveniadas) da Rede Municipal de Ensino (RME) estão convidadas a discutirem, nos horários coletivos, as ações desenvolvidas em Educação para as relações étnico-raciais.

As reflexões embasarão o preenchimento do “Questionário: Educação para as relações étnico-raciais na escola: Leis 10.639/03 e 11.645/08”. A iniciativa é desenvolvida pelo Núcleo de Educação Étnico-racial, da Coordenadoria Pedagógica da SME e subsidiará o mapeamento das ações para o fortalecimento, bem como, para a reformulação das diretrizes que impulsionem uma educação voltada à luta contra o preconceito, discriminação, racismo e xenofobia.

O questionário constitui-se como mais uma ferramenta para a potencialização do processo de implementação das leis 10.639/2003 e 11.645/2008 que dispõem, respectivamente, sobre a obrigatoriedade das temáticas “História e Cultura Afro-Brasileira” e “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena” no currículo da Educação Básica Nacional. O instrumento foi enviado para as Unidades Educacionais e compreende as ações desenvolvidas nas áreas de História e Cultura Africana e Afro-Brasileira; História e Cultura Indígena, Educação para Imigrantes/ Cultura Latino Americana, além da aferição do alcance dos processos formativos desenvolvidos entre os anos de 2013 e 2016.

Conheça o “Questionário: Educação para as relações étnico-raciais na escola: Leis 10.639/03 e 11.645/08”.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Tamanho Site (10)

Concerto na Quebrada chega a 7 CEUs com programação gratuita até dezembro

Publicado em: 29/09/2025 8h00 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia do joelho para baixo de pessoas caminhando para notícia sobre Setembro Amarelo.
Fotografia de uma sala de aula com estudantes em suas classes e uniforme da PMSP ilustram curso sobre busca ativa escolar.
Capa em tons de roxo com a logo da Semana de Arte Moderna da Ael

Semana de Arte Moderna da AEL contará com apresentações em diversos CEUs

Publicado em: 25/09/2025 6h41 - em Academia Estudantil de Letras

Imagens de estudantes entrevistando convidados no estúdio do podcast chamado
«1 2 3 1.577