Notícias

Protocolos para um retorno mais seguro

Conheça as principais iniciativas da Educação Municipal para garantir a segurança de estudantes e educadores

Publicado em: 12/02/2021 15h25 | Atualizado em: 12/02/2021
Foto da faixada de uma EMEF

Com o retorno de parte dos estudantes às atividades presenciais no próximo dia 15, a Secretaria Municipal de Educação de São Paulo elaborou uma série de protocolos de segurança que devem ser seguidos por todas as Unidades Educacionais municipais da cidade para garantir a volta responsável. Apesar da liberação para a volta às aulas presenciais, bebês, crianças, adolescentes e adultos que optarem poderão permanecer com o ensino a distância.

Quem optar por permanecer com as aulas remotas, deverá realizar obrigatoriamente as atividades na plataforma Google Sala de Aula ou em outros meios disponibilizados – inclusive material impresso a ser retirado pelos responsáveis, conforme organização da escola.

É importante ressaltar que não devem retornar às aulas presenciais os estudantes com doenças que sejam fator de risco para a COVID-19 e profissionais da Educação (professores, equipe gestora e quadro de apoio) com mais de 60 anos ou com comorbidades, como diabetes, hipertensão arterial grave e doenças renais crônicas.

[Acesse detalhes sobre os protocolos de volta às aulas 2021]

Distanciamento

Para garantir o distanciamento mínimo entre os estudantes que aderiram às aulas presenciais cada escola deverá trabalhar com, no máximo, 35% da capacidade de atendimento em cada turno. Havendo a necessidade, a equipe gestora organizará o revezamento de turmas/alunos.

Frequência

A quantidade de dias que os estudantes frequentarão a escola poderá variar em cada unidade educacional e será comunicada pela própria escola diretamente às famílias. Nos demais dias cada estudante deverá realizar as atividades propostas remotamente.

Equipamentos de Proteção Individual – EPIs

As escolas também receberão termômetros digitais e protetores faciais que serão destinados aos educadores.

[Veja as Orientações para Organização Geral]

Higiene pessoal

Ao retornar às aulas presenciais, cada estudante receberá um kit de higiene pessoal contendo três mascaras de proteção em tecido, uma caneca e um frasco de sabonete líquido. Iniciativa visa minimizar situações de compartilhamento de objetos.
Além disso, será garantido o fornecimento permanente de sabão líquido, álcool em gel e em espuma, papel higiênico e papel toalha nos lavatórios e banheiros escolares. Os estudantes também serão orientados a fechar a tampa da privada antes de acionar a válvula da descarga, evitando aerossóis e contaminação das superfícies.

Limpeza e organização do ambiente escolar

As salas de aula devem ser organizadas de modo a respeitar o distanciamento mínimo entre as mesas, inclusive com a mesa do professor. Será feita a revisão e manutenção das torneiras e dispositivos de sabão, papel toalha e das tampas das privadas.

[Acesse o Guia Orientador para Limpeza]

Acompanhamento de profissionais da Saúde

As 472 Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município acompanharão todas as 4 mil escolas municipais. Em 28 delas, espalhadas por toda a cidade, o monitoramento será mais intensivo (são as “Escolas Sentinelas”, que servirão de modelo e termômetro para as decisões da Prefeitura acerca da maior ou menor flexibilização dos protocolos).

Consulta às famílias

A Secretaria Municipal de Educação elaborou uma pesquisa de interesse online para saber a opinião dos responsáveis dos estudantes a respeito ao retorno às atividades presenciais. Nela foi verificado que 66,74% das famílias tem intenção no atendimento presencial, enquanto 33,23% preferem o ensino remoto.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Projeto trabalha ações de empatia, cuidado e respeito ao próximo 

Projeto trabalha ações de empatia, cuidado e respeito ao próximo 

Publicado em: 19/06/2026 9h26 - em Diretoria Regional de Educação São Mateus

Montagem com duas fotografias registradas durante atividades da Semana da União Europeia em polos de formação dos CEUs. Na imagem à esquerda, estudantes estão sentados em uma sala de aula acompanhando a apresentação de uma representante consular em frente a uma tela de projeção. Na imagem à direita, outro grupo de estudantes participa de uma palestra, enquanto alguns seguram pequenas bandeiras da Alemanha. Em ambas as cenas, os participantes acompanham atentamente as apresentações, promovendo momentos de aprendizado sobre idiomas, cultura e relações internacionais.

CELP aproxima estudantes de autoridades consulares durante Semana da União Europeia 

Publicado em: 18/06/2026 4h00 - em Centro de Estudos de Línguas Paulistano

Fotografia de uma sala de aula com globos terrestres sobre a mesa e pintura nas paredes de mapas da cidade de São Paulo, do estado de SP, do Brasil e do mundo.
Fotografia de uma mulher e uma crianças de costas pintando o muro para copa. Predominam as cores azul, verde e amarelo.

Escolas municipais entram no clima da Copa com diversas atividades

Publicado em: 18/06/2026 12h26 - em Diretoria Regional de Educação Penha

Fotografia de um encontro formativo realizado em auditório. Em primeiro plano, participantes sentados acompanham a atividade. Ao fundo, uma mulher em pé segura um microfone e fala ao público, enquanto outras seis pessoas estão sentadas em poltronas compondo uma mesa de debate. Ao lado do grupo, há uma tela de projeção com a identificação do evento. O ambiente é amplo, iluminado e reúne educadores e gestores em momento de formação e troca de experiências.

RENAMAT reúne educadores e especialistas em São Paulo para fortalecer a formação em matemática 

Publicado em: 17/06/2026 6h51 - em Secretaria Municipal de Educação

1 2 3 4 1.673