Notícias

Protocolos para um retorno mais seguro

Conheça as principais iniciativas da Educação Municipal para garantir a segurança de estudantes e educadores

Publicado em: 12/02/2021 15h25 | Atualizado em: 12/02/2021
Foto da faixada de uma EMEF

Com o retorno de parte dos estudantes às atividades presenciais no próximo dia 15, a Secretaria Municipal de Educação de São Paulo elaborou uma série de protocolos de segurança que devem ser seguidos por todas as Unidades Educacionais municipais da cidade para garantir a volta responsável. Apesar da liberação para a volta às aulas presenciais, bebês, crianças, adolescentes e adultos que optarem poderão permanecer com o ensino a distância.

Quem optar por permanecer com as aulas remotas, deverá realizar obrigatoriamente as atividades na plataforma Google Sala de Aula ou em outros meios disponibilizados – inclusive material impresso a ser retirado pelos responsáveis, conforme organização da escola.

É importante ressaltar que não devem retornar às aulas presenciais os estudantes com doenças que sejam fator de risco para a COVID-19 e profissionais da Educação (professores, equipe gestora e quadro de apoio) com mais de 60 anos ou com comorbidades, como diabetes, hipertensão arterial grave e doenças renais crônicas.

[Acesse detalhes sobre os protocolos de volta às aulas 2021]

Distanciamento

Para garantir o distanciamento mínimo entre os estudantes que aderiram às aulas presenciais cada escola deverá trabalhar com, no máximo, 35% da capacidade de atendimento em cada turno. Havendo a necessidade, a equipe gestora organizará o revezamento de turmas/alunos.

Frequência

A quantidade de dias que os estudantes frequentarão a escola poderá variar em cada unidade educacional e será comunicada pela própria escola diretamente às famílias. Nos demais dias cada estudante deverá realizar as atividades propostas remotamente.

Equipamentos de Proteção Individual – EPIs

As escolas também receberão termômetros digitais e protetores faciais que serão destinados aos educadores.

[Veja as Orientações para Organização Geral]

Higiene pessoal

Ao retornar às aulas presenciais, cada estudante receberá um kit de higiene pessoal contendo três mascaras de proteção em tecido, uma caneca e um frasco de sabonete líquido. Iniciativa visa minimizar situações de compartilhamento de objetos.
Além disso, será garantido o fornecimento permanente de sabão líquido, álcool em gel e em espuma, papel higiênico e papel toalha nos lavatórios e banheiros escolares. Os estudantes também serão orientados a fechar a tampa da privada antes de acionar a válvula da descarga, evitando aerossóis e contaminação das superfícies.

Limpeza e organização do ambiente escolar

As salas de aula devem ser organizadas de modo a respeitar o distanciamento mínimo entre as mesas, inclusive com a mesa do professor. Será feita a revisão e manutenção das torneiras e dispositivos de sabão, papel toalha e das tampas das privadas.

[Acesse o Guia Orientador para Limpeza]

Acompanhamento de profissionais da Saúde

As 472 Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município acompanharão todas as 4 mil escolas municipais. Em 28 delas, espalhadas por toda a cidade, o monitoramento será mais intensivo (são as “Escolas Sentinelas”, que servirão de modelo e termômetro para as decisões da Prefeitura acerca da maior ou menor flexibilização dos protocolos).

Consulta às famílias

A Secretaria Municipal de Educação elaborou uma pesquisa de interesse online para saber a opinião dos responsáveis dos estudantes a respeito ao retorno às atividades presenciais. Nela foi verificado que 66,74% das famílias tem intenção no atendimento presencial, enquanto 33,23% preferem o ensino remoto.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Mulheres na sala de aula de Confeitaria. Elas estão de frente para mesa coletiva e manuseiam uma massa em forminhas. Também usam máscara de proteção individual, avental e touca.

Inscrições abertas para as turmas de 2023 dos cursos gratuitos profissionalizantes dos CMCTs

Publicado em: 28/11/2022 11h50 - em Secretaria Municipal de Educação

Cowparede - fotografia de esculturas de vacas pintadas por artistas

CEU Paraisópolis recebe exposição CowParade

Publicado em: 25/11/2022 1h01 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de grupo de estudante tocando instrumentos de percussão

EMEF Imperatriz Leopoldina forma ritmistas com ‘batucada’

Publicado em: 25/11/2022 10h00 - em Secretaria Municipal de Educação

Capa do Álbum de Mancala Awelé feito por um estudantes.

Confira o resultado do concurso “Meu Álbum de Mancala Awelé”

Publicado em: 24/11/2022 11h37 - em Secretaria Municipal de Educação

Viii Jornada Pedagógica
1 2 3 1.299