Notícias

Protocolos para um retorno mais seguro

Conheça as principais iniciativas da Educação Municipal para garantir a segurança de estudantes e educadores

Publicado em: 12/02/2021 15h25 | Atualizado em: 12/02/2021
Foto da faixada de uma EMEF

Com o retorno de parte dos estudantes às atividades presenciais no próximo dia 15, a Secretaria Municipal de Educação de São Paulo elaborou uma série de protocolos de segurança que devem ser seguidos por todas as Unidades Educacionais municipais da cidade para garantir a volta responsável. Apesar da liberação para a volta às aulas presenciais, bebês, crianças, adolescentes e adultos que optarem poderão permanecer com o ensino a distância.

Quem optar por permanecer com as aulas remotas, deverá realizar obrigatoriamente as atividades na plataforma Google Sala de Aula ou em outros meios disponibilizados – inclusive material impresso a ser retirado pelos responsáveis, conforme organização da escola.

É importante ressaltar que não devem retornar às aulas presenciais os estudantes com doenças que sejam fator de risco para a COVID-19 e profissionais da Educação (professores, equipe gestora e quadro de apoio) com mais de 60 anos ou com comorbidades, como diabetes, hipertensão arterial grave e doenças renais crônicas.

[Acesse detalhes sobre os protocolos de volta às aulas 2021]

Distanciamento

Para garantir o distanciamento mínimo entre os estudantes que aderiram às aulas presenciais cada escola deverá trabalhar com, no máximo, 35% da capacidade de atendimento em cada turno. Havendo a necessidade, a equipe gestora organizará o revezamento de turmas/alunos.

Frequência

A quantidade de dias que os estudantes frequentarão a escola poderá variar em cada unidade educacional e será comunicada pela própria escola diretamente às famílias. Nos demais dias cada estudante deverá realizar as atividades propostas remotamente.

Equipamentos de Proteção Individual – EPIs

As escolas também receberão termômetros digitais e protetores faciais que serão destinados aos educadores.

[Veja as Orientações para Organização Geral]

Higiene pessoal

Ao retornar às aulas presenciais, cada estudante receberá um kit de higiene pessoal contendo três mascaras de proteção em tecido, uma caneca e um frasco de sabonete líquido. Iniciativa visa minimizar situações de compartilhamento de objetos.
Além disso, será garantido o fornecimento permanente de sabão líquido, álcool em gel e em espuma, papel higiênico e papel toalha nos lavatórios e banheiros escolares. Os estudantes também serão orientados a fechar a tampa da privada antes de acionar a válvula da descarga, evitando aerossóis e contaminação das superfícies.

Limpeza e organização do ambiente escolar

As salas de aula devem ser organizadas de modo a respeitar o distanciamento mínimo entre as mesas, inclusive com a mesa do professor. Será feita a revisão e manutenção das torneiras e dispositivos de sabão, papel toalha e das tampas das privadas.

[Acesse o Guia Orientador para Limpeza]

Acompanhamento de profissionais da Saúde

As 472 Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município acompanharão todas as 4 mil escolas municipais. Em 28 delas, espalhadas por toda a cidade, o monitoramento será mais intensivo (são as “Escolas Sentinelas”, que servirão de modelo e termômetro para as decisões da Prefeitura acerca da maior ou menor flexibilização dos protocolos).

Consulta às famílias

A Secretaria Municipal de Educação elaborou uma pesquisa de interesse online para saber a opinião dos responsáveis dos estudantes a respeito ao retorno às atividades presenciais. Nela foi verificado que 66,74% das famílias tem intenção no atendimento presencial, enquanto 33,23% preferem o ensino remoto.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

banner de vacinação do Concurso Cultura Butantan. imagem com um gibi da turma da mônica
Ilustração com elementos visuais típicos de contos de fadas. Segue o texto: Antologia De Contos do ensino fundamental e médio, edição 2021

Inscrições para envio de textos para o livro Antologia de Contos foram prorrogadas

Publicado em: 22/09/2021 12h40 - em Secretaria Municipal de Educação

825x470 (3)

SME oferece formação sobre Novo Ensino Médio para professores

Publicado em: 21/09/2021 3h21 - em Secretaria Municipal de Educação

825x470 (1)

Secretário dá continuidade à escuta ativa com DREs São Mateus e Santo Amaro

Publicado em: 20/09/2021 5h46 - em Secretaria Municipal de Educação

Imagem da estante de livros da Sala de Leitura de uma escola.

Comissão composta por 130 pessoas escolhe livros entre 4.500 títulos entregues à SME

Publicado em: 20/09/2021 5h44 - em Secretaria Municipal de Educação

1 2 3 1.191