Notícias

Protagonismo dos estudantes é tema da Mostra Cultural Capa de Caderno

Iniciativa seleciona desenhos de estudantes para ilustrar as capas dos cadernos e agendas que compõem os kits de material escolar

Publicado em: 24/09/2019 16h19 | Atualizado em: 06/08/2021
mostracultural_740x430.png

A Secretaria Municipal de Educação divulgou nesta terça-feira (24) a realização da “Mostra Cultural Capa de Caderno – 2019”, cujos trabalhos escolhidos serão impressos nas capas dos cadernos e agendas dos kits de material escolar de 2020.

A iniciativa tem por objetivo dar visibilidade à criação das crianças e estudantes da Rede Municipal de Ensino, contribuindo na formação cidadã por meio da reflexão e discussão de temas da realidade social contemporânea.

Nesta edição, a Mostra terá como tema: “É minha, é tua, é nossa: a escola somos nós”, que traz para a discussão o protagonismo dos bebês, crianças, jovens e adultos da Rede através da sua participação nas decisões coletivas da Unidade Educacional que impactam os territórios e a Cidade de São Paulo.

Podem participar da Mostra estudantes regularmente matriculados nas Unidades Educacionais da Rede Municipal de Ensino e da rede parceira, em todas as etapas e modalidades da Educação Básica. Os trabalhos serão classificados de acordo com as seguintes etapas/modalidades:

  • Educação Infantil;
  • Ensino Fundamental – Ciclo de Alfabetização (1º ao 3º ano), Ciclo Interdisciplinar (4º ao 6º ano) e Ciclo Autoral (7º ao 9º ano);
  • Ensino Médio (1º ao 3º ano);
  • Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Os professores orientadores/curadores educativos discutirão e desenvolverão atividades com os estudantes abordando os seguintes aspectos:

  • Propiciar a criação de diversas possibilidades visuais como: a textura, movimento, efeitos de luminosidade, tonalidades, profundidade, bidimensionalidade, tridimensionalidade e outras formulações que podem ser potencializadas nos Campos Conceituais – Linguagens Artísticas (Currículo da Cidade – Artes).

Critérios de seleção – Serão observadas a qualidade do desenho, a técnica escolhida, a criatividade, a originalidade e a fidelidade ao tema proposto.

Comissões para escolha dos desenhos

Escolas – Cada Unidade Educacional constituirá uma Comissão Escolar, organizada de acordo com os princípios de gestão democrática, promovendo a decisão de forma coletiva e dialogada a fim de selecionar até 10 (dez) trabalhos por etapa/modalidade, que serão encaminhados à sua respectiva Diretoria Regional de Educação.

Diretorias Regionais de Educação – Cada DRE irá nomear uma comissão regional formada por mínimo 3 membros para selecionar até 10 trabalhos por etapa/modalidade que deverão ser encaminhados à Secretaria Municipal de Educação.

Secretaria Municipal de Educação – Constituirá uma equipe formada por 8 profissionais da educação de diferentes áreas para selecionar os trabalhos finalistas por etapa/modalidade.

As escolas tem o prazo até 18 de outubro para encaminharem os trabalhos selecionados às DREs, que por sua vez também terão como prazo final de envio dos trabalhos, o dia 25/10, e a SME selecionará os trabalhos finalistas até dia 1 de novembro.

Os trabalhos selecionados pelas Diretorias Regionais de Educação terão destaque no Portal da Secretaria Municipal de Educação e os trabalhos selecionados pela Secretaria Municipal de Educação de São Paulo ilustrarão as capas dos cadernos e agendas dos kits escolares distribuídos em 2020, respeitando a etapa/modalidade de cada estudante autor.

Acesse e confira na íntegra o regulamento publicado em Diário Oficial.

Confira os desenhos selecionados para ilustrar as capas das agendas e cadernos do material escolar de 2019.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Foto de uma roda de contação de história com a professora e os estudantes em ambiente escolar.
Foto de um homem negro sorrindo de braços cruzados na frente de uma lousa com equações matemáticas.

SME divulga resultado da escolha de vagas feitas em formato informatizado

Publicado em: 20/02/2024 4h58 - em Secretaria Municipal de Educação

Mulher negra mexendo nos lápis e canetas com livros na mesa

Polos da UniCEU estão com inscrições abertas para curso de Pedagogia

Publicado em: 20/02/2024 1h30 - em Secretaria Municipal de Educação

Saúde Oftalmológica

Prefeitura de São Paulo retoma Programa de Avaliação Oftalmológica em estudantes da Rede Municipal

Publicado em: 19/02/2024 5h17 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia da fachada do Cei Bispo Roger Douglas Bird

Prefeitura inaugura creche Bispo Roger Bird na região de Cidade Ademar

Publicado em: 19/02/2024 2h34 - em Secretaria Municipal de Educação

1 2 3 1.425