Notícias

Projeto Rádio mobiliza estudantes da EMEF Afrânio de Mello Franco

Estudantes abordam história e características de gêneros musicais

Publicado em: 10/12/2018 17h19 | Atualizado em: 30/11/2020

afranio_principal_740x430.jpg

Idealizado pelos próprios estudantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Dr. Afrânio de Mello Franco, o Projeto Rádio nasceu da vontade de falar de música na escola. A ideia inicial foi posta em prática com pequenas apresentações de dança no intervalo das aulas e nas aulas de Educação Física, mas, aos poucos, o grupo percebeu a importância de compreender a origem das músicas e ritmos que estavam vivenciando.

O professor de inglês e professor orientador de informática educativa (POIE) Marcelo Penna propôs, então, a formação de uma rádio coletiva e orientou a ação como Trabalho Colaborativo Autoral (TCA) dos estudantes do 9º ano da EMEF. “A rádio nasceu para que eles falassem mais da origem dos ritmos musicais na história e como eles estavam ligados a movimentos políticos importantes para o desenvolvimento das culturas”, observa Marcelo.

Os trabalhos começaram no início do ano letivo e foram separados em quatro fases: projeto, de março a maio, intervenção, de junho a setembro, documentação dos resultados durante o mês de outubro e apresentação para a comunidade escolar, incluindo familiares e amigos.

A primeira etapa foi auxiliada pela professora Luciana, de história, que trabalhou com os estudantes o surgimento dos ritmos e outros pontos históricos específicos para criação do roteiro. As professoras orientadoras de sala de leitura (POSLs) Kamila e Zenaide e a professora Thaís, de artes, propuseram ações de intervenção com letras de música e cartazes, usando artes gráficas. Por fim, as POIEs Bianca e Cinthia promoveram ações usando as tecnologias para aprendizagem dentro do laboratório, especialmente com softwares de educomunicação.

A rádio recebeu o nome de “DIBJS”, pois leva as iniciais dos nomes e apelidos dos estudantes que deram voz à iniciativa, Ingrid Camargo, Andressa Nogueira, Jéssica Camile, Sayuri Tanaka e Jefferson Cavalcante.

As transmissões dos programas aconteceram durante os intervalos das aulas., Os episódios contaram a história e características do rap, forró, sertanejo, reggae e o funk. Para Ingrid, todo o esforço valeu a pena. “No fim, vimos a mudança que o trabalho promoveu na gente e no nosso modo de ver a escola, foi muito legal”, conta a estudante.

Confira os episódios:

Rap
Funk
Reggae
Sertanejo
Forró

Veja a galeria de fotos

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Caçadores de Notícias conversam com youtubers na Campus Party Brasil 2016

Caçadores de Notícias conversam com youtubers na Campus Party Brasil 2016

Publicado em: 05/04/2016 12h35 - em Diretoria Regional de Educação São Miguel

Pensando a Tecnologia Assistiva na prática pedagógica

Pensando a Tecnologia Assistiva na prática pedagógica

Publicado em: 05/04/2016 12h30 - em Diretoria Regional de Educação Jaçanã/Tremembé

Centro Integrado de Educação de Jovens e Adultos (CIEJA)

Centro Integrado de Educação de Jovens e Adultos (CIEJA)

Publicado em: 05/04/2016 10h02 - em Diretoria Regional de Educação São Mateus

SME promove Seminário Compartilhando Práticas Pedagógicas Inclusivas

Portas Abertas para a Inclusão

Publicado em: 04/04/2016 4h16 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

Dialogando com os gestores na educação infantil e no ciclo de alfabetização

Dialogando com os gestores na educação infantil e no ciclo de alfabetização

Publicado em: 04/04/2016 3h52 - em Diretoria Regional de Educação Jaçanã/Tremembé

1 1.349 1.350 1.351 1.352 1.353 1.516