Notícias

Projeto “Pulando Cordas” na EMEF Mario Schönberg

Atividade ajuda alunos a desenvolverem habilidades e a superarem desafios

Publicado em: 26/12/2016 12h22 | Atualizado em: 30/11/2020

pulando_corda_740_x_430.jpg

A Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Mario Schönberg, da Diretoria Regional de Educação (DRE) Santo Amaro, encerrou, no mês de dezembro, o primeiro ciclo do projeto “Pulando Cordas”. A finalização do projeto se deu com uma apresentação dos alunos durante a mostra de Trabalho Colaborativo de Autoria (TCA) realizada nos dias 1 e 2 de dezembro no Centro Educacional Unificado (CEU) Alvarenga.

As aulas do projeto para os alunos do ciclo autoral, comandadas pela professora de Educação Física Raquel de Oliveira Paim Viana, tinham como ênfase trabalhar o condicionamento físico dos alunos, força, agilidade, resistência, coordenação motora e flexibilidade. Os exercícios consistiam em abdominais, subir e descer escada, circuitos, forma correta de bater a corda dupla e pulá-la, além de usar a criatividade para criar maneiras diferentes de pular a corda. Com os alunos do ciclo interdisciplinar, as aulas eram mais lúdicas, para que os estudantes se mantivessem motivados com a proposta.

A professora Raquel se mostrou animada com os efeitos do projeto, principalmente com os alunos mais tímidos e distantes das aulas de educação física. “Não tinha ideia que o interesse em participar do projeto por parte dos alunos seria tão grande e não imaginava a dimensão que o projeto teria na vida deles. Vários alunos se encontraram no projeto Pulando Cordas, desenvolvendo habilidades fantásticas e superando desafios surpreendentes”, comemora a professora.

A docente ainda tem planos de aumentar as proporções do projeto, levando em conta o interesse dos alunos dos ciclos de alfabetização e interdisciplinar nas apresentações dos estudantes do ciclo autoral. “A ideia é que os alunos com mais experiência sejam monitores dos alunos iniciantes. Dessa forma, o projeto poderá se disseminar e promover novos espaços de autonomia e protagonismo dos participantes”, explica a docente.

Mostra de TCA – A mostra dos TCAs das escolas da Diretoria Regional de Educação (DRE) Santo Amaro ocorreu nos dias 28 e 29 de novembro, no CEU Caminho do Mar, e nos dias 01 e 02 de dezembro, no CEU Alvarenga. O TCA é realizado nas Unidades Escolares da Rede Municipal de Ensino visando o protagonismo do aluno, que atua diretamente na construção do projeto. É realizado do 7º ao 9º ano do Ensino Fundamental. As atividades buscam o desenvolvimento coletivo das práticas e saberes, através de reflexões que provoquem e indiquem melhorias culturais e sociais no ambiente onde vivem.

Assista ao vídeo da apresentação dos alunos no CEU Alvarenga:

 

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fotografia de vários livros empilhados sobre caixas com pessoas ao fundo usando aventais vermelhos.
Ilustração com imagens de pessoas se cumprimentando, jogando futebol, digitando em notebook. Com os dizeres: Cuidando de Todos na Escola, Guia de ações para o Programa Saúde na Escola (PS), relacionadas às Doenças Crônicas Não Transmissíveis

Guia orienta equipes da Saúde e Educação para implementar ações do programa Saúde na Escola

Publicado em: 28/04/2022 3h39 - em Secretaria Municipal de Educação

Composição com quatro fotografias de Walter Firmo.

SME oferece curso ‘Negras Imagens’ a partir do acervo do Instituto Moreira Salles

Publicado em: 28/04/2022 8h00 - em Secretaria Municipal de Educação

Imagem com com fundo de tijolinhos brancos e mãos segurando um cartaz escrito “DENGUE”, ao lado esquerdo há um mosquito da dengue com um símbolo de bloqueio sobre ele.

Escolas da DRE Santo Amaro participam de campanha de prevenção à dengue

Publicado em: 27/04/2022 3h35 - em Diretoria Regional de Educação Santo Amaro

Imagem com três telas de computadores sobre uma mesa. As telas estão ligadas com diversas figuras de pessoas, objetos e um cão.

SME fará live sobre ferramenta de comunicação assistiva

Publicado em: 26/04/2022 7h00 - em Secretaria Municipal de Educação

1 254 255 256 257 258 1.493