Notícias

Projeto Pequenos Gigantes formará educadores de CEIs indiretos e conveniados

Iniciativa será desenvolvida pela SME em parceria com a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de São Paulo – APAE

Publicado em: 23/05/2016 17h45 | Atualizado em: 04/05/2021

pequenos_gigantes_740_x_430.jpg

Professores que atuam nos Centros Educação Infantil (CEIs) indiretos e conveniados da Rede Municipal de Ensino poderão participar de formação que tem objetivo formar para a atuação preventiva em casos de sinais de atraso do desenvolvimento infantil. Ação contemplará, em suas duas primeiras etapas, cerca de 3600 profissionais e será desenvolvida pela Secretaria Municipal de Educação em parceria com a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de São Paulo – APAE.

O projeto para formação se chama Pequenos Gigantes e foi lançado nesta segunda-feira, 23 de maio, no Centro Educacional Unificado (CEU) Aricanduva, quando formalizada a assinatura do Acordo de Cooperação Técnica entre a SME e a APAE. Assinaram o termo de Cooperação o Secretário Municipal de Educação, Gabriel Chalita e o Sr. Felipe Clemente Santos, Diretor-Presidente da APAE. A Coordenadora da Coordenadoria Pedagógica da SME, Fátima Antônio, presenciou o ato e falou aos presentes sobre os objetivos do projeto.

“Esta formação faz parte de uma política de infância para a cidade de São Paulo, que está inserida no Programa São Paulo Carinhosa e que envolve uma série de ações voltadas à infância. É uma política que vê nossos bebês e nossas crianças como sujeitos de direitos. Desta forma, é fundamental que profissionais que atuam em nossas unidades educacionais estejam participando deste projeto para que a gente possa cada vez mais garantir a qualidade social dos nossos alunos”, disse Fátima Antônio.

“O quanto antes a gente compreender o que elas (crianças) possuem, antes poderemos intervir no seu desenvolvimento. Conseguir iniciar um trabalho específico com crianças com cerca de 2 anos gerará um benefício gigantesco para o futuro”, enfatizou o Diretor-Presidente da APAE.

O Secretário Chalita ressaltou a importância da parceria, devido ao nível de excelência que a APAE demonstra em anos de atuação no Estado de São Paulo. “O cérebro é algo que necessita ser estimulado e eu não tenho dúvidas que estas crianças, de 0 a 3 anos, que hoje são acolhidas em nossas escolas terão um desenvolvimento diferenciado”, ressaltou Chalita.

O evento contou com a apresentação cultural de cerca de 20 estudantes do Centro de Integração e Educação de Jovens e Adultos (CIEJA) Itaquera. Eles fizeram apresentação de dança circular.

pequenos_gigantes_2_740_x_430.jpg

Projeto Pequenos Gigantes – Termo de Cooperação entre SME e APAE-SP que tem o objetivo oferecer formação e acompanhamento aos educadores de CEIs Indiretos e Conveniados. Os temas e conteúdos a serem abordados tratarão de questões relacionadas com desenvolvimento infantil para uma atuação integrada e pró ativa no caso de sinais de atraso.

O Projeto acontecerá em quatro etapas e envolverá o estudo do cenário com a articulação entre a APAE e a SME, por meio das Diretorias de Educação Especial e de Educação Infantil, Diretorias Regionais de Educação, e Unidades Escolares. Qualificação profissional, assessoria em campo e a disseminação dos conhecimentos estão previstas nas etapas. Nos dois primeiros momentos cerca de 3.600 educadores estarão envolvidos.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

fotografia de reunião Representantes da SME e da CGM alinham ações para a LGPD e governança de dados

SME e CGM alinham ações para a LGPD e governança de dados

Publicado em: 10/06/2025 6h13 - em Secretaria Municipal de Educação

Estudantes no palco durante concerto com Orquestra Sinfônica Brasileira na Sala São Paulo.

Estudantes participam de concerto com a Orquestra Sinfônica Brasileira

Publicado em: 09/06/2025 6h11 - em Diretoria Regional de Educação Ipiranga

Imagem com dois livros. Na esquerda está escrito

Estudantes participam de lançamento de livros na Câmara Municipal

Publicado em: 09/06/2025 4h10 - em Academia Estudantil de Letras

A imagem mostra uma reunião em uma sala bem iluminada, sendo o início do Programa Aprimorando Saberes. Seis pessoas estão sentadas ao redor de uma mesa retangular. Os participantes estão atentos alguns com papéis e canetas, outros com celulares.

SME dá início ao Programa Aprimorando Saberes

Publicado em: 09/06/2025 2h17 - em Secretaria Municipal de Educação

Educadores participam de uma visita mediada ao Museu Judaico de São Paulo. O grupo está reunido em uma sala iluminada por janelas amplas, onde há painéis coloridos com rostos históricos e uma parede com a pergunta “O que é ser judeu?”, acompanhada de retratos digitais e textos explicativos. Um mediador do museu conduz a atividade, enquanto os participantes observam com atenção.

Curso promove diálogo entre escola e Museu Judaico para fortalecer práticas antirracistas

Publicado em: 06/06/2025 5h11 - em Secretaria Municipal de Educação

1 18 19 20 21 22 1.544